Encontrou o apartamento do tamanho perfeito para a sua vida, mas não sabe como aproveitar o espaço da melhor forma? A gente te ajuda! Confira abaixo 7 tendências super úteis para transformar sua casa em um verdadeiro paraíso particular:

1 – Abuse dos Espelhos.

O espelho é um dos truques mais antigos quando queremos ampliar o espaço de um cômodo, mas é ainda mais efetivo em espaços limitados. Uma parede reflexiva na sala tem o poder de dobrar a profundidade do ambiente e difundir qualquer iluminação natural. Atenção à posição do espelho, pois uma peça bem colocada pode dar grande leveza ao ambiente refletindo imagens externas vindas das janelas, dos pontos de luz ou parte da decoração. A ideia vale mesmo que você não aplique na parede inteira: conjuntos de espelhos menores também ficam ótimos.

2 – Aposte em Cores Claras.

Quando o espaço é pequeno, as cores fazem muita diferença. Por mais que o preto tenha seu charme, tons escuros roubam parte da profundidade do ambiente dando a impressão de que o lugar é ainda menor. Cores claras são opções melhores, pois dão uma maior sensação de amplitude, além de evidenciar detalhes da decoração ao redor. Se quiser usar cores escuras, foque em objetos, como almofadas, poltronas ou estantes. Se quiser algo com mais personalidade, uma parede pintada em cores vivas sempre é uma excelente opção para dar sua “cara” ao ambiente.

3 – Iluminação é Tudo.

Um bom projeto de iluminação faz milagres em qualquer imóvel, e não seria diferente com os pequenos! Um único ponto de luz evidencia bastante o tamanho da sala, por isso vale a pena espalhar diversas lâmpadas pelo ambiente, dividindo o foco. Luz indireta é uma opção charmosa, mas é importante notar que se o seu pé-direito for baixo, rebaixar o forro pode ser uma má ideia. Isso dá a impressão de que o espaço é ainda menor. A melhor solução são luminárias que distribuam bem a luz sem precisar mexer no gesso, como trilhos eletrificados, arandelas e lustres pendentes.

4 – Móveis Planejados.

Home Office Planejado Madeirol

Nada é mais perfeito para uma casa pequena do que um móvel sob medida. Seja no quarto, cozinha, ou outro cômodo, móveis planejados ocupam perfeitamente o espaço disponível sem atrapalhar o fluxo de pessoas, ampliando de forma silenciosa a organização e a capacidade de armazenamento de qualquer lugar. Dependendo do projeto, essa diferença fica ainda mais evidente: o armário certo abrindo na direção certa economiza espaço, dá vida a pontos mortos e garante que seus utensílios estejam sempre à mão. Mais do que práticos, móveis sob medida também dão um toque a mais de sofisticação para o imóvel.

5 – Escolha Móveis Multiuso.

Sofás que viram camas. Banquinhos que guardam revistas. Mesas de jantar dobráveis. Pufes com espaço interno. Divisórias com estantes. Existe um mundo inteiro de móveis multiuso para você explorar! Quanto mais utilidades cada peça da sua casa tiver, mais prática e flexível será sua organização. O excesso de móveis polui o ambiente e atrapalha o fluxo de pessoas, por isso é importante escolher apenas o essencial. Com planejamento, uma casa pequena pode receber visitas sem problemas, ter espaço para as suas coisas e ainda ser super prática no dia-a-dia.

6 – Use Apenas Um Revestimento.

Muita gente ignora o efeito de um revestimento de piso padrão na percepção da casa. Quando cada chão é de um tipo, a passagem de um cômodo para o outro nos faz notar bem as dimensões de cada ambiente. O piso único cria uma sensação de unidade e amplitude maior, além de facilitar bastante a limpeza diária. Na hora de escolher, dê preferência para pisos altamente duráveis e práticos, como cerâmica e porcelanato.

7 – Valorize Seu Espaço.

Se o lugar é pequeno, escolhas estratégicas precisam ser feitas. Para aproveitar sua casa ao máximo, é importante cogitar obras mais radicais, como a conexão de cômodos, abertura de janelas maiores, eliminação de paredes desnecessárias e/ou a instalação de portas de correr. O espaço aberto criado por uma cozinha americana, por exemplo, valoriza muito o ambiente. Móveis que aproveitam a verticalidade dos cômodos, como nichos e prateleiras, são fundamentais para manter tudo organizado e otimizar o espaço. Use sua criatividade. O que está sendo mal aproveitado? O que posso jogar fora? Só cuidado para não colocar coisas demais também! Na decoração ou na vida, menos é quase sempre mais.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

Quer saber outras formas incríveis de aproveitar seu imóvel ao máximo e construir o lar dos seus sonhos? Fale com um dos nossos projetistas!

One Reply to “PEQUENO, PORÉM PERFEITO: 7 Tendências de Decoração para Imóveis Pequenos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.