Trena Fita Métrica Medindo Tirar Medida

Será que o armário novo vai caber? Quanto espaço vai sobrar entre a cama e a parede? Quais as medidas desse cantinho? Uma dúvida muito comum de nossos clientes aqui na Madeirol é sobre como tirar as medidas da casa.

Para quem está reformando um imóvel ou simplesmente renovando a decoração, é inevitável saber as medidas exatas de cada cômodo.

Porém, muitas pessoas nunca fizeram esse tipo de processo e não possuem intimidade com a tão falada fita métrica ou trena.

Para ajudar você a usar sua trena e tirar medidas da casa com tranquilidade, preparamos este artigo com algumas dicas e conselhos na hora de medir os cômodos.

#1 – Conheça sua Trena.

Também conhecida como fita métrica, a trena é uma ferramenta extremamente útil e presente em quase todos os lares do país. Ela é essencial em qualquer obra e a melhor opção na hora de medir a sua casa, então, se você ainda não tem uma, é bom adquirir o quanto antes!

A ferramenta é composta por uma caixa plástica que contém um rolo retrátil de fita metálica de 3 a 10 metros de comprimento com marcações de distância, e um “dente” metálico na ponta. O dente serve para você prender a fita antes de esticar, facilitando a medição quando estamos sozinhos.

É comum que a caixa da trena possua uma trava, que pode ser pressionada para que a fita não volte para dentro imediatamente.

Além do formato tradicional para uso caseiro, existem também trenas profissionais, que podem se estender por até 100 metros, e a trena a laser, que mede a distância imediatamente apenas apontando na direção da parede.

Tipos e Modelos de Fitas Métricas Trenas

#2 – Como Medir.

O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade. Meça as paredes de cada cômodo e vá anotando. Você vai precisar desses números depois.

É importante prestar atenção no truque para não errar a medida: deixe a fita bem esticada e rente ao que você deseja medir. Qualquer curvatura na fita altera a medida final, então é importante verificar se ela não está com folga, ou mesmo torcida. Esse processo fica muito mais fácil com a ajuda de um parceiro.

Muito cuidado ao tentar medir a distância de uma parede apoiando a ponta da trena no rodapé, pois os centímetros extras da madeira podem atrapalhar o resultado final. Na hora de medir a distância de janelas e portas, lembre-se que as medidas devem ser tomadas pela parte de DENTRO dos alisares e batentes, nunca pelo lado de fora. Isso pode causar sérios problemas na hora de comprar uma porta nova.

#3 – Dicas de Medição.

Existem alguns truques que podem facilitar e muito a medição precisa da sua casa.

A primeira dica é aproveitar a ponta metálica quando estiver medindo sozinho. Essa ponta geralmente tem um furo que cabe perfeitamente na cabeça do prego/tachinha, o que facilita muito na hora de prender e esticar a fita sem ajuda.

Além de usar o buraco da aba metálica para segurar a fita, você também pode usar a parte serrilhada da extremidade para fazer marcações na superfície, caso não haja um lápis à mão.

Não se preocupe se a ponta metálica da sua fita for ligeiramente solta, é assim mesmo. Você vai alcançar a medida correta ao esticar até o final. O primeiro centímetro da fita só fica completo com ela esticada.

Caso estiver difícil de medir a distância exata de um lado até uma quina, saiba que na lateral da trena geralmente temos uma anotação gravada com o comprimento em centímetros da própria caixa plástica.

Então, é só encostar a parte de trás da ferramenta no limite da quina e somar o valor citado com o comprimento visto na fita.

#4 – Faça um Modelo em Escala.

Modelo Rascunho Medidas da Casa

Agora que você já tirou as medidas de cada parede da casa, é hora de fazer um modelo do seu apartamento/casa para facilitar a organização no futuro!

E nada de sair rabiscando paredes à mão com os números ao lado. Isso atrapalha na hora de visualizar o espaço. A melhor dica para entender corretamente as medidas e planejar seus móveis dentro do espaço disponível é o uso de uma folha quadriculada, ou milimetrada. Esse material pode ser encontrado em qualquer papelaria.

A recriação da planta do apartamento no papel é um processo simples, basta que você defina uma proporção entre cada quadradinho do papel e a realidade.

Por exemplo, você pode definir que cada quadradinho equivalentes a 10 centímetros. Assim, se uma parede tem 1 metro de largura, ela deve ser representada por 10 quadradinhos.

Se você definir que cada quadrado sejam equivalentes a 20 centímetros, então aquela mesma parede deverá ser representada por apenas 5 quadradinhos. Observe o número total de quadrados da folha e veja qual a melhor proporção para representar seu imóvel. As medidas de 20cm ou 50cm por quadrado são boas escalas.

Usando o papel quadriculado sua planta final ficará muito mais precisa, e você ainda poderá incluir pequenos móveis dentro da escala escolhida com o restante da folha para testar posicionamentos e ver como a organização vai ficar.

#5 – Cuidados Básicos.

A fita métrica não tem surpresas, mas é importante estar atento a alguns detalhes para evitar machucados.

Se você soltar a trava da fita repentinamente com ela muito esticada, a mola pode fazer com que ela volte para dentro da caixa em grande velocidade, e esse movimento da fita metálica pode provocar cortes. Sempre rebobine sua fita com calma.

Se o ambiente estiver muito sujo ou as paredes cheias de poeira, vale a pena limpar a fita para que ela não volte para a caixa cheia de detritos. Isso compromete sua vida útil.

Evite torcer ou dobrar a fita exageradamente, especialmente a de aço.

#Bônus – Aplicativos de Medição.

Celular Aplicativo Gratuito Medidas da Casa Metragem

Além do método tradicional de medição, você também pode recorrer ao melhor da tecnologia na hora de medir sua casa!

Hoje em dia existem diversos aplicativos de celular no mercado desenvolvidos para ajudar pessoas a fazerem a planta baixa do imóvel.

Entre eles temos o RoomScan, um app para plataforma iOS que permite tirar medidas simplesmente encostando o celular nas quinas do cômodo.

Também é possível utilizar o Magic Plan, um app para Android ou iOS que consegue calcular as medidas e fazer a planta batendo fotos do espaço com o celular.

Os aplicativos são fáceis de usar e poupam esforço quando temos que tirar várias medidas sozinhos.

A maioria deles possui versões gratuitas. As versões pagas das ferramentas, naturalmente, oferecem mais recursos e funcionalidades ao usuário. Confira o vídeo do funcionamento do RoomScan:

 


 

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.
No site da Madeirol, também é possível ter acesso a algumas ferramentas que podem te auxiliar na visualização da casa dos seus sonhos. Conheça as ferramentas:

Ferramenta Look Decora: utilizando essa ferramente é possível selecionar os acabamentos, estilo de móveis e texturas para cada cômodo da casa.

Simulador de porta: nesta opção é possível selecionar, de acordo com a paleta de cores disponível, o estilo dos seus móveis. Você pode selecionar o ambiente, a cor dos móveis e seus puxadores.

Made 3D: essa opção disponível no site da Madeirol possibilita liberdade para o planejamento dos cômodos de seu lar. Outra opção similar é a Simule seu Projeto, onde são disponibilizadas ferramentas para calcular tamanhos e dimensões, além de simular a finalização dos cômodos.

Sugestões de projetos: para quem busca inspiração, os itens 3000 Projetos Projeto do seu Condomínio são ótimas opções. Nestes itens, é possível visualizar projetos prontos e até mesmo com a montagem já realizada.

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo o que achou e compartilhe com um amigo que esteja precisando!

Quer fazer móveis planejados para a sua casa? Fale com um dos nossos projetistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.