Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Quarto Moderno Decorado Madeirol Móveis Planejados

O quarto é o nosso santuário. Um espaço seguro, longe das preocupações do mundo. É lá que descansamos e aproveitamos a maior parte do nosso tempo em casa. Cada quarto é único, feito de acordo com a personalidade e as necessidades do dono. Nenhum lugar é mais aconchegante que o nosso próprio espaço!

Para ajudar você a montar o quarto perfeito, reunimos aqui 9 dicas práticas para te ajudar a planejar o passo a passo. Confira!

1 – Faça uma Planta Detalhada.

O primeiro passo para planejar o seu quarto é tirar as medidas do cômodo e fazer uma planta baixa do lugar em escala usando papel quadriculado. Marque o local da porta (incluindo para onde ela abre), das janelas, luminárias, e a posição das tomadas. Se o quarto tiver armários embutidos, marque o lugar e profundidade deles no papel.

É fundamental entender as dimensões e detalhes do quarto para fazer um bom projeto, e esse mapa vai te ajudar a planejar a posição dos móveis corretamente no futuro.

2 – Encontre a Cama Certa.

Agora que você já sabe as medidas do seu quarto, é hora de escolher um dos objetos mais importantes dele: a cama!

 

Gif Kiki Delivery Service Cama Deitar

 

Nosso leito é um lugar sagrado de descanso, por isso deve ser escolhido com cuidado. O que combina com a sua vida e os seus desejos hoje? Cama de solteiro (188 x 88 cm)? Viúvo (200 x 120 cm)? Casal (188 x 138 cm)? Queen (198 x 158 cm)? King Size (203 x 193 cm)? É imprescindível que a escolhida esteja de acordo com as proporções do quarto para não deixar você sem espaço de circulação.

É importante observar também os diversos tipos de armações/bases da cama. Dependendo da estrutura, pode ser impossível colocá-la no quarto. A mesma coisa vale para o dossel, aquela estrutura de madeira ou tecido que cobre a cama por cima, que deve ser medido com antecedência. Uma excelente opção para aproveitar bem o espaço é escolher uma base que te permita armazenar coisas dentro. Assim você tem um lugar extra para guardar sua roupa de cama e cobertores sem atulhar o armário.

3 – Defina o Espaço de Armazenagem.

Armários. Baús. Cômodas. Estantes. Será que eu tenho lugar para tudo? O espaço de armazenamento é um fator importantíssimo no planejamento do quarto, pois o volume necessário sempre depende do número de coisas que você pretende guardar lá. Seu guarda roupa é enorme? Você tem dezenas de sapatos? Pretende manter coleções de livros no quarto? Perguntas como essas precisam ser feitas para que você entenda suas próprias necessidades. É simplesmente horrível viver em um ambiente desorganizado.

 

Gif Armário Cheio Bagunçado Nada Para Vestir

 

Se o seu espaço é limitado, alternativas devem ser pensadas. Que tal algumas prateleiras altas? Quem sabe um bom armário planejado até o teto? Quanto menos usada é uma parte do quarto, mais útil ela se tornará ao virar espaço de armazenagem. Os baús são opções incríveis para guardar miudezas e ainda podem ser disfarçados de pufes para uso duplo.

4 – Posicione os Móveis.

Cama. Check. Armazenamento. Check. Agora podemos pensar onde vai ficar cada móvel escolhido! O posicionamento sempre começa pela cama, pois é a maior peça e exige mais cuidado. Uma boa alternativa é colocar a cama na maior parede livre sem janelas do quarto, de preferência oposta à porta. Se no seu caso isso não for possível, lembre-se ao menos de deixar espaços de passagem nas laterais. Encostar uma lateral da cama na parede/quina pode te dar bastante área livre em um quarto menor.

Depois da cama, é hora dos armários e da cômoda. Sempre vá do maior móvel para o menor. Cuidado para não matar tomadas demais nessa etapa. Se uma posição for inevitável, instale uma extensão permanente para não perder o ponto de energia. A cômoda deve ser colocada em um local de fácil acesso, enquanto o armário deve ter sua abertura desimpedida. A mesa de cabeceira deve ser alcançável da cama, então cuidado para não escolher um móvel pequeno demais para a altura dela. Se não houver lugar para o criado mudo, instale uma prateleira ou nicho para sua luminária de leitura. Se for colocar uma escrivaninha de trabalho no quarto, considere posições com luz natural perto das janelas.

5 – Pense na Iluminação.

A iluminação do quarto é um detalhe sutil, mas muito importante para a harmonia do conjunto. Existem dois fatores a se considerar: o tipo de luminária e o tipo de luz.

Para o quarto é valioso ter mais de um ponto de iluminação. Geralmente temos a luz geral no teto e uma luz pontual na cabeceira da cama e/ou na penteadeira. É importante que essas luzes não sejam fortes demais, para não deixar o ambiente pouco aconchegante. Luminárias difusas são recomendadas, como o plafon e abajures com cúpula de pano.

Quanto ao tipo de luz, não há mistério: queremos um clima pessoal, por isso a melhor escolha são lâmpadas “quentes” de luz amarelada. Nada de lâmpadas frias de luz branca! Mas não se preocupe com a conta: existem hoje lâmpadas de LED que replicam a luz das lâmpadas incandescentes sem o gasto exagerado de energia desse modelo antigo.

6 – Atenção à Ventilação e Temperatura.

 

Gif Colocando Cabeça na Geladeira

 

A ventilação e a temperatura do quarto são dois assuntos que devem ser pensados com antecedência. Tem coisa pior do que “cozinhar” dormindo no verão? É importantíssimo que o seu quarto tenha uma janela, e que ela possa ser aberta regularmente. A renovação do ar ajuda a equilibrar temperatura e umidade, além de purificar o ambiente. Se você não tiver acesso a uma janela, o cômodo pode ficar abafado e criar mofo, o que leva a doenças respiratórias.

Mas uma boa janela não basta. No verão brasileiro, é altamente aconselhável que você tenha acesso a um ar condicionado ou ventilador de teto. Lembre-se de que ambas as opções exigem instalação elétrica específica, então resolva essa questão com antecedência. O ar condicionado, em especial, também precisa de um dreno de água. Pense com cuidado nesse assunto antes de começar a mobiliar ou decorar o cômodo.

7 – Escolha um Bom Piso.

O chão do quarto é um detalhe que pode tornar o ambiente ainda mais aconchegante. A recomendação são pisos quentes onde você possa pisar descalço sem sentir frio ou calor independente da estação. As melhores opções são a madeira, o laminado, o piso vinílico e o carpete. Só tome cuidado com o carpete para que ele não acumule poeira (e ácaros).

8 – Cuidado com as Cores.

As cores tem o incrível poder de provocar sensações nas pessoas, e no nosso quarto não é diferente. Cores frias passam um clima de tranquilidade e quietude, enquanto tons mais quentes passam energia e alegria. Seja qual for o seu estilo, é importante evitar tons fortes ou escuros demais. Uma parede escura reduz o tamanho do quarto e passa um clima um pouco deprimente ao lugar. Tons vibrantes, por outro lado, cansam a vista com o tempo. Verde e azul são boas cores frias de se usar. Nos tons neutros, temos o branco, gelo, cinza e creme. Se quiser um clima mais quente, opte por tons claros de amarelo, rosa ou laranja.

9 – Capriche na Decoração.

Quando tudo o mais estiver no lugar, é hora de decorar! A aparência do nosso quarto é um assunto muito pessoal. Cada pessoa tem seus objetos queridos, gostos e valores. O importante mesmo é não atulhar demais o ambiente e pensar no conjunto. Harmonia é a palavra de ordem. Edredons e almofadas são um jeito incrível de dar personalidade ao quarto e deixá-lo mais confortável. Abuse de luzes extras, quadros nas paredes. Que tal um mural magnético para papéis e fotos? Lindo e útil! Se você gosta de privacidade e dormir no escurinho, cogite instalar uma cortina com blecaute. Coloque um tapete fofinho. Espalhe as fotos de quem você ama pelo lugar. Quem sabe até uma poltrona para leitura? Entre em sites de inspiração, como o Pinterest, e deixe sua imaginação voar!


 

Seguindo esses passos, temos certeza de que seu quarto ficará tão funcional quanto aconchegante!

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário aqui embaixo ou compartilhe com um amigo que precisa de ajuda nesse assunto!

Aproveite para conferir diversas possibilidades de texturas, cores e combinações para a sua casa através da nossa ferramenta Look Decora.

Para buscar ainda mais inspiração, clique aqui e confira mais de 3.000 projetos realizados pela Madeirol. Utilize também a Busca Condomínio clicando aqui.

Por fim, se você deseja facilitar a decoração do seu novo imóvel, utilize o Mad3D clicando aqui  e crie de maneira fácil projetos de decoração adequados para o seu espaço.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *