Quer ter uma cozinha linda, cheia de personalidade e na última moda? Vem com a gente! Todo ano, as maiores empresas de tintas e decoração do mundo fazem extensas pesquisas para selecionar as cores do ano seguinte. Esse processo leva em consideração o interesse do público, o cenário mundial e os últimos lançamentos do mundo da moda, que influencia (e muito) no universo da decoração. O resultado são tons e paletas de cores incríveis para nos inspirarmos!
Confira abaixo as principais tendências de cor de 2018 capazes de deixar sua cozinha ao mesmo tempo deslumbrante e aconchegante:
#1 – Ultra Violeta
Em 2018, a Pantone, maior autoridade em cores do mundo, elegeu o Ultra Violeta como a cor do ano, um roxo alegre e vibrante com diversas variações de tom interessantíssimas. Relacionado à criatividade, espiritualidade e transformação, o roxo é uma cor poderosa que deve ser usada com parcimônia. Na cozinha, o ultravioleta pode se manifestar das mais diversas formas, seja nos detalhes da decoração, nas cadeiras, no revestimento ou até mesmo no padrão dos utensílios à mostra. Seja onde for, a cor é inconfundível.
Além de selecionar o tom para o ano, a Pantone elaborou também algumas paletas temáticas para nos ajudar a encontrar boas combinações com o Ultra Violeta:
Apesar de ser lindo e ousado, o roxo é uma cor complexa que exige certo planejamento antes da aplicação. Sendo um tom incomum e intrigante, ele sempre chama muita atenção e pode deixar o cômodo escuro/pesado caso seja usado em excesso. Poucas decorações conseguem competir com um roxo profundo. Na cozinha, opte por tons mais alegres e brilhantes para não correr riscos.
#2 – Terra Roxa
O terracota está de volta! Este ano, a Suvinil elegeu a Terra Roxa como a cor de 2018, um alaranjado terroso e leve que nos remete à alegria da natureza. O alaranjado é uma cor quente e íntima que dialoga com a busca pela simplicidade, com o cultivo dos relacionamentos e a valorização do natural sobre o tecnológico. Na cozinha, a Terra Roxa pode marcar presença no revestimento dos armários, nas paredes ou mesmo no piso.
Uma cozinha com tons quentes é convidativa, dada a celebrações e risadas. Além da cor, a Suvinil também elaborou, com a ajuda de profissionais da área, algumas paletas temáticas para ajudar na aplicação do Terra Roxa, além de trabalhar outros esquemas interessantes:
#3 – Adorno Rupestre
Nada como um tom neutro para dar um clima de paz e tranquilidade! A cor do ano escolhida pela Coral, o Adorno Rupestre, é um rosa suave e acinzentado que, ao mesmo tempo, preserva o calor do tom e acrescenta um clima aconchegante a ele. A neutralidade alegre do Adorno Rupestre é sua maior vantagem, pois cria um ambiente acolhedor sem chamar atenção excessiva. Na cozinha, o tom fica particularmente bom nas paredes e cadeiras.
O estudo de cores feito pela Coral alcançou um tom incrivelmente flexível, capaz de dar personalidade e vida à casa sem maiores problemas. Isso se revela com mais clareza quando vemos as paletas de cores criadas pela marca, que conseguem harmonizar o Adorno Rupestre com muitos tons diferentes para criar sensações únicas.
#4 – Melodia do Mar
Após uma vasta pesquisa, a cor escolhida pela Sherwin-Williams para 2018 foi a Melodia do Mar, um azul esverdeado e brilhante que foge das expectativas normalmente associadas ao tom azul. A Melodia do Mar é ao mesmo tempo sóbria e alegre, remetendo ao oceano, ao relaxamento e a tranquilidade. Esta cor pode ser aplicada em qualquer lugar da cozinha, mas fica particularmente encantadora nos móveis e nas paredes.
Dependendo da iluminação, a cor percebida pode variar bastante, dançando entre esverdeados mais ou menos intensos ao longo do dia. Apesar de não ser a opção recomendada para a bancada de trabalho, uma lâmpada de luz amarelada pode transformar um cômodo desta cor em um ambiente muito aconchegante. O azul por si só transmite paz, segurança e clareza de pensamento, excelente combinação de sentimentos para a cozinha também. Veja a paleta da empresa:
#5 – Reflection
Que tal um azul totalmente diferente? Segundo a Lukscolor, a cor de 2018 é o Reflection LKS 2295, um azul brando acinzentado perfeito para quem gosta de um ambiente simples e acolhedor, mas que não abre mão de alguma personalidade. O Reflection possui uma delicadeza neutra que enaltece os demais detalhes da cozinha e combina facilmente com diversas cores, como o rosa, amarelo e amarronzado.
Na hora de aplicar, os melhores lugares para aproveitar o Reflection são os móveis e cadeiras, pois a serenidade transmitida pelo azul é muito bem-vinda, e a suavidade do tom nos permite olhar para ele sem cansar. A cor fica incrível com paredes brancas.
#6 – Cinza em Geral
Esse não podia faltar! O cinza é uma cor neutra e flexível que possui muitos tons simples, além de oferecer infinitas combinações com outras cores. Não é a toa que muitas das escolhas de cor para 2018 envolvem o cinza. Dependendo da intensidade, este tom pode ser usado como coadjuvante para uma cor mais intensa, ou mesmo como personagem principal da decoração. Cozinhas em tons de cinza são elegantes e nunca saem de moda!
As variações do cinza podem ser usadas de várias formas, desde os tons mais claros, até os mais escuros. A cor faz uma boa harmonia ao lado de detalhes metálicos, como puxadores, panelas expostas e eletrodomésticos de metal escovado, podendo ser aplicada em qualquer lugar da cozinha, dos móveis ao revestimento. Só tome cuidado para não exagerar e deixar o ambiente escuro demais!
Gostou das tendências de cor para 2018? Deixe seu comentário citando qual seria sua opção favorita e por quê!
Quer ter uma cozinha perfeita? Faça seu orçamento com um projetista Madeirol.