Quando entramos em sites de inspiração sempre fica a dúvida: qual o meu estilo na hora de decorar? O que eu busco, de fato, para compor a décor da minha casa?

Buscar inspiração é ótimo, no entanto, nem sempre as referências conversam entre si. Isso acontece quando não temos um estilo definido para aplicarmos na decoração, o que torna o processo de decorar a casa muito mais difícil, quando deveria ser um momento leve e divertido. 

“Mas como descobrir qual o meu estilo”? É sobre isso que vamos te ajudar neste artigo! 

Qual é meu estilo na hora de decorar? 

Décor contemporânea, clássica, romântica, minimalista… Afinal, qual o meu estilo? Esses são os principais estilos de decoração, e podemos ficar perdidos frente a tantas opções diferentes. 

Por isso, vamos explicar um pouco de cada uma resumidamente:

Decoração contemporânea

A decoração contemporânea é um estilo de decoração mais limpo, funcional e simples. É um estilo que combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia. 

Nesse estilo, são utilizadas linhas retas, com poucos detalhes, e superfícies mais lisas

Como dizem, menos é mais! A decoração contemporânea não apresenta muitos elementos. Geralmente, inclui mobiliário imponente, combinando materiais como: madeira, pedras (mármore e outras), metal prateado, aço, cimento e vidro. 

A paleta de cores utilizada é basicamente neutra, destacando-se o branco, cinza, preto, bege e marrom e suas tonalidades. A aplicação de detalhes em tons mais fortes como amarelo, laranja, vermelho e berinjela também é muito utilizada, seja nas paredes, nos móveis ou apenas nos detalhes, como objetos decorativos.

Esse estilo é conhecido como um estilo inovador, pois nele são utilizadas texturas, cores e bastante tecnologia

Algo muito marcante na decoração contemporânea, é a luminosidade. Para conseguir uma melhor iluminação artificial, podem ser usadas cortinas transparentes, com tecidos e cores leves. Nas luminárias, predominam spots com pontos direcionáveis de luz para quadros e objetos decorativos. 

É muito característico desse estilo aproveitar bem a luz do sol durante o dia. 

Trabalhos em gesso também são muito comuns nesse estilo. Os espelhos, além de serem muito utilizados para dar a sensação de amplitude no ambiente, também refletem a luz e por isso também podem ser explorados no estilo contemporâneo. A decoração contemporânea é limpa, mas não precisa ser fria. Os toques pessoais na decoração podem deixar a casa com cara de lar.

Decoração clássica

 É aquela decoração que a gente nunca cansa, com cores pouco enjoativas e peças que remetem a linhas mais sóbrias e atemporais. 

A decoração clássica nunca sai de moda. Esse estilo tem suas origens nos detalhes e requinte da arquitetura grega e romana. Suas linhas são elegantes, sofisticadas, ricas. Esse tipo de decoração prima pelos detalhes: molduras de gesso, rodapés, entalhes nos móveis (geralmente de madeira mogno, nogueira ou cerejeira), tecidos utilizados em almofadas, papéis de parede, cortinas vistosas, entre outras características. 

Decoração minimalista

Uma décor sem exageros, com foco naquilo que é essencial para o seu conforto e bem-estar. Esses são os principais aspectos da decoração minimalista!

O excesso deve ser substituído por móveis planejados com funções específicas, conferindo praticidade para a rotina.

Neste estilo de decoração, menos é mais

Mas não confunda minimalismo com simplicidade: o ambiente minimalista é cheio de elegância e personalidade.

Decoração romântica

O estilo romântico é naturalmente delicado, sereno, íntimo, mas não necessariamente uma decoração feminina. O importante nesse estilo é ser acolhedor e confortável. A decoração é um gosto pessoal e deve ser funcional, portanto a organização e disposição de um ambiente romântico pode ser também descontraído ou mais simétrico

As cores associadas ao estilo romântico são suaves, com tons neutros, como os tons pastéis e o branco. A essa paleta básica é possível adicionar pontos de cores fortes como o verde, lilás, amarelo, azul. 

Estampas listradas, florais, com inspiração vitoriana são as texturas mais associadas a esse estilo e podem ser colocadas em papéis de parede, cortinas, sofás, poltronas, lençóis etc. 

Todos esses detalhes devem ser avaliados e projetados para que não haja conflito de informações visuais.

Alguns detalhes são como presentes para o ambiente. Por exemplo: no dormitório, é possível usar diversas almofadas bem confortáveis, com texturas diferentes (cetim, seda, veludo, rendas, laços, tricô) e estampas variadas, completando o cenário e dando um toque especialmente romântico. 

Os materiais mais utilizados no estilo romântico são: ferro, madeira clara, madeira escura e peças pintadas de branco, por exemplo, cômodas ou gaveteiros. Para combinar diferentes texturas, utilize o Look Decora.

Quiz decoração: teste infalível para descobrir a sua personalidade na hora de decorar!

São muitas as opções para compor a decoração, não é mesmo?!

Por isso, é normal que a gente não tenha absoluta certeza sobre o estilo de décor que mais nos agrada. 

Para ajudar você a encontrar a melhor opção, criamos um teste de decoração que irá lhe ajudar a entender qual o estilo que mais lhe agrada. 

Confira:

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.