Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Sala Cozinha Moderna Decoração Plantas

 

Biooque!? Se você nunca ouviu falar sobre o Design Biofílico, prepare-se para conhecer neste artigo um dos conceitos mais incríveis do design moderno que tem influenciado os rumos da arquitetura e urbanismo em todo o mundo! A harmonia natural veio para ficar!

 

O QUE É DESIGN BIOFÍLICO E SUA IMPORTÂNCIA.

Biofilia, ou “o amor à natureza”, é um conceito psicológico cunhado nos anos 80 pelo psicólogo Edward O. Wilson ao observar a crescente desconexão do homem com o ambiente natural em consequência da urbanização. Em sua pesquisa, Wilson reconheceu a importância da presença dos elementos naturais no cenário para o bem estar da psique humana, uma relação profundamente enraizada em nosso DNA. O homem ama estar próximo à natureza, nos sentimos bem nesse contexto, por isso não demorou até que este incrível conceito se manifestasse na arquitetura, no chamado Design Biofílico.

 

Casa Praia Piscina Água Design

 

A vertente arquitetônica e de decoração deste estilo de design valoriza a relação do homem com a natureza em todas as suas formas, criando ambientes de trabalho e moradia que priorizam o bem estar e a saúde humana, uma atitude que gera inúmeros benefícios.

 

Hotel Lounge Plantas Decoração Madeira Natureza

 

Mais do que bonito, o design biofílico age diretamente no desempenho humano ao promover a redução do estresse, redução da pressão arterial, aumento da produtividade, concentração e criatividade, além de contribuir para o bem estar e satisfação geral da pessoa. A crescente comprovação científica desses benefícios relacionados à presença de elementos naturais em um ambiente levou a uma onda global de redescoberta do óbvio, um fenômeno muito perceptível nas empresas de tecnologia que disputam e cultivam profissionais de alto desempenho, como Apple, Amazon e Google. Todas passaram a incluir o design biofílico em seus quartéis, e mais e mais empresas e cidades no mundo todo já começaram a reconhecer o valor de um ambiente mais humano, natural e confortável.

 

Cidade Sede Amazon Modernismo Esfera Biofílico

 

OS PADRÕES DO DESIGN BIOFÍLICO.

Quando falamos sobre design natural, nosso primeiro pensamento vai direto para muitas plantas e o verde aparente, mas esse é apenas um dos modos de nos conectarmos com a natureza. Existem duas formas principais para se relacionar com a natureza em um espaço, e cada uma com sua própria abordagem dentro do design biofílico.

 

Casa Cascata Design Biofílico Arquitetura Pradaria

 

A primeira forma é a Presença da Natureza no Espaço, representada por elementos como janelas que dão vista para o natural, espaços abertos, plantas à mostra, sons naturais, passagem de correntes de ar, mudanças de temperatura, presença de água, iluminação difusão e dinâmica, e até mesmo a conexão direta do espaço com o ambiente natural. A Presença da Natureza é a forma mais óbvia e aplicada do design biofílico.

 

Montagem Plantas Design Verde Biofílico Água Vegetação

Prédios Design Biofílico Verde Plantas Jardins

 

Quando a natureza não está presente diretamente, a segunda melhor opção é buscar algo que se assemelhe a ela. A segunda forma do design biofílico é a Analogia à Natureza, uma abordagem que inclui o uso de formas e padrões orgânicos (Mid-Century Design na veia), a aplicação de materiais e texturas naturais ou que pareçam ser naturais e a organização estrutural dos elementos de forma fractal e ordeira, assim como na natureza. Esses padrões são facilmente reconhecidos e apreciados pela mente humana.

 

Restaurante Design Biofílico Madeira Luz Orgânico

 

O DESIGN BIOFÍLICO NA SUA VIDA.

Existem muitos exemplos inacreditáveis de casas e apartamentos feitos para dialogar com a natural, mas não precisa se intimidar! Fazer uma casa sintonizada com a natureza não exige grandes investimentos, reformas ou profissionais especializados. É só ter vontade!

 

Casa Design Biofílico Plantas Decoração

 

Para ter uma casa com pegada biofílica, basta aproveitar ideias e elementos alinhados a esse conceito como o uso de formas naturais e orgânicas e a sempre bem-vinda presença de plantas no ambiente. Outras abordagens incluem o uso de cores associadas à natureza (verde, azul, marrom, entre outros), a instalação de um mural vivo, uma fonte ou um sino dos ventos, a abertura frequente das janelas, ou a simples escolha de itens decorativos inspirados nas formas e temas naturais, como quadros de paisagens e esculturas em madeira. Para te ajudar nesse processo, selecionamos vários ideias para você se inspirar:

 

Casa Design Biofílico Natureza Loft Plantas

Cozinha Design Biofílico Plantas Verde Decoração

Design Biofílico Plantas Verde Decoração

Cozinha Design Biofílico Decoração Janelas Casa Campo Natureza

Design Biofílico Plantas Verde Decoração Banheiro

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.


Esperamos que você tenha gostado! Para fechar o artigo, deixamos aqui uma excelente citação de John Muir, um dos fundadores do preservacionismo moderno:

“Em cada caminhada pela natureza, sempre recebemos muito mais do que buscamos.”

Está pensando em reformar sua casa? Fale com um de nossos projetistas!

 

2 respostas

  1. Amo verde, amo planta, passaro, terrra e etc.
    Parabenizo os idealizadores do Projeto Biofilico, palavra nova pra mim; muito embora na minha casa faça uso.
    Aqui a ali na minha casa tem plantas, amo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *