Quer renovar sua casa em um piscar de olhos? Um novo papel de parede pode ser a solução! Conhecido como uma das formas mais práticas e baratas de renovar um ambiente, o papel de parede é um recurso clássico da decoração de interiores que tem estado presente em designs do mundo todo nos últimos 400 anos. Originário da China, onde era feito com papel de arroz e pintado à mão, o conceito do papel de parede decorado conquistou o gosto dos nobres europeus e, com a invenção da prensa, a técnica artesanal foi aperfeiçoada e popularizada dando origem ao produto versátil que conhecemos hoje.
Nos tempos atuais, o papel de parede é uma tendência muito querida por profissionais da decoração e clientes, pois oferece inúmeras opções interessantes na hora de compor o ambiente sem fazer sujeira ou exigir um alto investimento. Existem no mercado versões lisas de cores únicas, padrões geométricos, estampas temáticas, efeitos tridimensionais, texturas em relevo, aparência de pedra, madeira, ladrilhos e metal, e até mesmo imagens personalizadas!
Tipos e Vantagens do Papel de Parede.
Existem hoje sete tipos principais de materiais para papel de parede, cada um com suas próprias características e aplicações. Confira uma breve explicação de cada tipo:
- Tradicional: versão clássica feita de celulose (papel). Pode ser preenchido com qualquer estampa, mas deve ser aplicado em paredes bem lisas, pois não camufla imperfeições.
- Vinílico: Modelo muito popular, seu acabamento em PVC o torna extremamente durável e impermeável. Pode ser limpo com pano úmido e ainda corrige imperfeições da parede.
- TNT: O Tecido Não Tecido (TNT) deste papel dá uma textura única à parede. É feito com uma mistura de fibras de celulose e material têxtil, tornando-o durável e resistente à luz.
- Alto-Relevo: o papel de parede com relevo é feito por meio da aplicação de espuma na parte interna de uma folha mista, criando um efeito almofadado na textura da parede.
- Veludo: opção exótica, o veludo só é aconselhado para áreas que não tenham contato prolongado com o sol. A parede coberta por ele fica com uma elegante textura aveludada.
- Adesivo: o papel de parede adesivo tem a vantagem incrível de já vir com sua própria cola e ser muito fácil de instalar. Pode apresentar quase qualquer padrão e é fácil de limpar.
- Mica: outra variação exótica, esse papel de parede é feito de pedras prensadas em uma superfície resistente. Apesar de ser lindo, esse revestimento exige uma limpeza constante.
Em termos de estilo, é altamente aconselhável que você não preencha todas as paredes do cômodo com o papel. Salvo raros casos de modelos mais neutros, o excesso de informação do papel de parede pode deixar a decoração do cômodo muito pesada. Padrões estampados ficam melhores em ambientes mais amplos, onde não ficam carregados demais, enquanto padrões mais leves e discretos ficam melhores em cômodos menores.
Papel de Parede – 13 Inspirações Incríveis.
Agora que já falamos um pouco mais sobre como o papel de parede pode valorizar o ambiente, selecionamos abaixo algumas inspirações para você se inspirar! Confira!
Curte papel de parede? Em que parte da sua casa você faria essa decoração? Comente!
Quer fazer uma reforma incrível? Receba a ajuda de um de nossos consultores de projetos.
LEIA TAMBÉM:
QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?
ESPELHOS NA DECORAÇÃO: 5 FORMAS PRÁTICAS DE USAR.
DESIGN BIOFÍLICO: INTEGRANDO ELEMENTOS DA NATUREZA.