Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Cozinha Planejada Completa Moderna Madeirol

Móveis planejados! Quem tem não quer outra coisa, quem ainda não fez, certamente sonha em ter um dia. Seja em busca da perfeição estética do conjunto, pela funcionalidade das peças feitas sob medida ou por uma questão de aproveitamento completo do espaço disponível, mais e mais pessoas têm optado por projetar suas casas com móveis planejados. Essa escolha faz ainda mais sentido quando consideramos que esse tipo de mobília customizada valoriza o imóvel por um longo tempo devido a sua alta durabilidade, mas alguns detalhes precisam ser observados para que você faça a melhor escolha.

Para te orientar e evitar surpresas neste momento tão importante, reunimos abaixo nove dos erros mais comuns e frustrantes de quem está buscando por móveis planejados. Vamos a eles!

 

#1 – Considerar Somente o Preço Durante a Pesquisa.

Quando estamos coletando orçamentos, é comum querermos economizar o máximo possível. Quem não gosta de pagar menos? O problema é que a opção mais barata nem sempre é a melhor. Além do preço, existem outros detalhes importantíssimos que precisam ser observados para que você tenha a casa que sempre quis: a reputação da empresa, credibilidade, formas de pagamento, qualidade do material usado, prazo de entrega, o histórico de projetos, entre outros. A dica é comparar tudo antes de decidir!

 

Quarto Planejado Armário Casal Madeirol Closet

#2 – Deixar de Buscar as Opiniões de Clientes sobre a Empresa.

Uma das formas mais fáceis e seguras de se conhecer uma empresa é observar o que seus clientes comentam sobre ela. Seja nas redes sociais ou em sites especializados de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui e o PROCON, é difícil para uma empresa ocultar a insatisfação dos clientes por muito tempo. Além de observar os comentários negativos, é fundamental reparar se a empresa responde rapidamente e busca resolver cada problema, pois isso mostra o quanto ela se importa com a satisfação final do cliente. (Problemas acontecem, mas o quanto as empresas estão preparadas para solucioná-los?). Na dúvida, procure alguém que já tenha feito móveis com a empresa e pergunte o resultado. A verdade sempre prevalece.

 

Closet Planejado Madeirol Armário Gavetas

#3 – Não Visualizar o Projeto Antes de Executar.

A pressa é inimiga da perfeição! Às vezes, na ansiedade de ver o projeto pronto, confirmamos a execução dos móveis sem ao menos visualizar o resultado final (quem não fica ansioso quando encomenda móveis planejados?). Isso leva inevitavelmente a situações onde o que foi entregue não bate com o que você desejava de fato. A melhor forma de evitar esse problema e não ter surpresas após a instalação é contar com o apoio de um consultor de projetos, e pedir a ele que faça seu projeto em programas de projeção 3D. Assim você poderá visualizar todos os detalhes e opções já aplicadas, de forma proporcional, antes de fechar.

 

Móveis Planejados Armário Cozinha Madeirol

#4 – Não Formalizar a Negociação e Não Ler o Contrato.

Pode parecer absurdo para clientes mais experientes, mas hoje em dia é muito comum que uma negociação seja feita totalmente por telefone, sem deixar registros precisos sobre o que foi acordado. Esse problema é particularmente crítico quando falamos sobre vantagens, prazos e brindes que alguns vendedores oferecem durante a negociação. O que garante que você receberá o acordado, se não o contrato? Promessas verbais não bastam: sempre exija que a negociação por telefone seja formalizada por e-mail em seguida, e depois em contrato.

Falando em contratos, outro erro comum é assinar um contrato sem ler com calma todos os detalhes ali citados. O seu contrato deve incluir TODOS os detalhes da negociação, dos materiais usados até o prazo final de entrega. Tome seu tempo lendo o documento, especialmente em questões como formas de pagamento e os limites da garantia. Quanto mais cuidado você tiver nesta etapa, menos dores de cabeça terá depois.

 

Closet Planejado Armário Gavetas Funcional Madeirol

#5 – Optar por Cores e Designs Extravagantes.

Quem nunca ficou deslumbrado dentro de uma loja de decoração? São tantas cores e texturas diferentes! Essa euforia pode levar a outro erro muito comum: comprar algo super chamativo que acaba nos cansando rapidamente. Cores fortes funcionam e impressionam na loja, mas no dia a dia o ideal é optar por tons neutros, algo que você pode ver por muito tempo. Se você deseja dar cor ao ambiente, é mais fácil e barato aplicar esta ideia investindo em quadros e detalhes do cômodo. Para os móveis planejados, opte por cores neutras, como branco, nude, marrom, cinza, preto e creme, que oferecem resultados atemporais e sofisticados.

 

#6 – Escolher Materiais Inferiores.

Esse é o pior do erros. Quando falamos sobre móveis planejados, é fundamental que você tenha certeza sobre o tipo dos materiais que serão empregados no seu móvel. Algumas empresas dizem que trabalham apenas com MDF (material de maior qualidade, aconselhado para móveis planejados), mas incluem MDP (compensado) em certas partes menos visíveis do móvel. Esse conselho vale em dobro para os puxadores e demais ferragens, visto que as peças móveis são as primeiras a darem problema em um móvel de baixa qualidade. Uma ferragem de qualidade pode durar até dez vezes mais que um material inferior. Antes de fechar um projeto, tenha certeza sobre as matérias-primas que serão utilizadas nele, com cada detalhe registrado em contrato.

 

Armário Planejado Sofisticado Completo Closet Maderol

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

#7 – Errar na Medidas dos Móveis.

Esse erro de medidas é um problema seríssimo e pode te obrigar a refazer parte do móvel depois. Grandes empresas de móveis planejados do mercado levam seus próprios medidores ao local de instalação para fazer o processo (aqui na Madeirol, tiramos as medidas duas vezes, por segurança), mas é sempre bom que você confira também o resultado. Além das medidas básicas de altura e largura, fique atento também sobre a profundidade do móvel, especialmente no caso dos armários, além de pilastras e partes hidráulicas que estejam no ambiente.

 

Linda Cozinha Planejada Decorada Madeirol

 

#8 – Desconsiderar as Instalações Elétricas e de Água.

Tomadas não aparecem sozinhas! Pensar na posição da instalação elétrica é parte integrante de qualquer projeto de móveis planejados. É muito comum que a pessoa faça todo o processo e só depois perceba que perdeu a única tomada do quarto. Para garantir que isso não aconteça, leve essa informação aos seu projetista e faça os ajustes necessários antes da instalação final do móvel. Se for um projeto de cozinha, é preciso ainda considerar as possibilidades da instalação hidráulica e o uso intensivo de tomadas por diversos eletrodomésticos. Inclua o máximo de pontos de energia no seu projeto sempre que possível. Tomadas nunca são demais.

 

Cozinha Planejada Moderna Clean Cinza Madeirol

 

#9 – Não Estar Presente Durante a Instalação dos Móveis.

A instalação final do móvel é uma etapa crítica que exige a sua presença para garantir que tudo saia de acordo com o contrato. Sempre agende esse processo em um dia que você esteja em casa, com tempo de sobra para acompanhar. Nunca assine o recibo sem antes conferir a integridade de cada peça para garantir que tudo tenha sido entregue em perfeito estado. Se algo estiver errado, aponte o problema na hora e exija do fabricante uma solução adequada antes de prosseguir. Seja qual for o problema apresentado, jamais assine o recibo de recebimento enquanto tudo não estiver exatamente de acordo com o que foi combinado. Registre o motivo da recusa no verso da nota e entre em contato com o seu projetista, caso a questão não seja resolvida. Por segurança, é bom fotografar as etapas do processo, do começo ao fim.

 


 

Gostou das nossas dicas? Temos certeza de, que observando estes 9 pontos, a escolha do seu móvel planejado será muito mais assertiva e satisfatória!

Caso você esteja a procura de móveis planejados para a sua casa, não hesite em falar com um de nossos consultores de projeto! O planejamento é gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *