Montagem Grandes Arquites da História

 

Não há nada que uma mulher não possa fazer. E fazer MUITO BEM. Desde o surgimento das primeiras arquitetas certificadas, poucas décadas atrás, as mulheres cavaram seu espaço e reconhecimento no mundo da arquitetura construindo uma obra prima de cada vez. Muitas precisaram disputar seu espaço com professores, chefes e maridos (que repetidamente ficavam com o crédito). O resultado dessa luta? Centenas de milhares de edifícios emblemáticos pelo globo feitos com a sensibilidade humana e o toque feminino das melhores de nós.

Em homenagem a essas guerreiras, separamos aqui uma breve biografia de 10 das maiores arquitetas da história para você conhecer! Vamos a elas!

 

1# – Maya Lin

Maya Lin Arquiteta

 

Arquitetura, escultora e paisagista, a americana Maya Lin acumula conquistas ao longo dos seus quase 30 anos de profissão. Apreciadora do design minimalista e da sustentabilidade, Maya tira suas inspirações de diversos universos culturais e da natureza, como jardins japoneses e colinas artificiais. Seu trabalho busca sempre criar espaços funcionais para o homem dentro da paisagem, sem alterar o cenário em excesso.

 

Arquitetura Memoria Veteranos Maya Lin

 

Curiosamente, sua obra mais famosa, o Memorial dos Veteranos do Vietnã (acima, à direita), foi idealizado quando Lin ainda era uma estudante de arquitetura. Antes chamado de “controverso” por pessoas que esperavam algo mais grandioso, o design limpo, simples e não-sentimental do monumento é hoje considerado uma abordagem exemplar da guerra ao valorizar apenas o que importa: os nomes dos soldados perdidos no conflito.

 

2# – Zaha Hadid

Zaha Hadid Arquiteta Arquitetura

 

Nascida em Bagdá, no Iraque, Zaha Hadid faleceu em 2016 como uma das arquitetas mais conhecidas e amadas do mundo. Expoente do desconstrutivismo (design não-linear), Zaha teve uma longa e prolífica carreira marcada por cargos de importância, prêmios internacionais e muitos alunos pelo mundo. Foi a primeira mulher a receber tanto o Prêmio Pritzker de Arquitetura quanto a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.

 

Zaha Hadid Arquitetura Moderna Arquiteta Modernismo

 

Vencedora de inúmeras competições internacionais de design, dentre as mais conhecidas obras de Hadid temos o Vitra Fire Station, na Alemanha, o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea em Ohio, nos EUA, o Terminal Hoenheim-North em Estrasburgo, na França, o Bergisel Ski Jump em Innsbruck, na Áustria, e o Centro Aquático de Londres.

 

3# – Kazuyo Sejima

Kazuyo Sejima Arquiteta Modernismo Arquitetura

 

Considerada um grande expoente da arquitetura contemporânea, Kazuyo Sejima possui um portfólio imenso e invejável, incluindo obras como o Novo Museu de Arte Contemporânea de Nova York (acima), o Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo (Ohio) e o prédio translúcido feito para Christian Dior, em Tóquio. Adepta do design modernista clean, Sejima valoriza superfícies lisas e brilhantes, vidros, mármore e metais.

 

Kazuyo Sejima Arquitetura Arquiteta Modernismo

Kazuyo Sejima Prédio Dior Arquitetura Luz

 

Vencedora do Prêmio Pritzker em 2010 junto ao seu colega, Ryue Nishizawa, com quem fundou o escritório SANAA, Sejima também é conhecida por explorar as possibilidades cognitivas do design capaz de surpreender o cérebro com a quebra das barreiras entre “dentro” e “fora” do espaço.

 

Kazuyo Sejima Museu Prédio Vidro Modernismo Arquitetura

 

4# – Marion Mahony Griffin

Marion Mahony Griffin Pradaria Arquiteta

 

No ramo da arquitetura, alguém teve de ser a primeira. Essa é Marion Mahony Griffin (1871 – 1961). Tida como a primeira mulher oficialmente licenciada para exercer a profissão nos EUA, Marion trabalhou durante anos com ninguém menos que Frank Lloyd Wright, um dos maiores arquitetos de todos os tempos e pioneiro da construção de arranha-céus.

 

Marion Mahony Griffin Canberra Croqui Pradaria Arquitetura

 

Adepta da Escola da Pradaria, Marion construiu casas e prédios pelo mundo todo, especialmente nos EUA e na Austrália. Sua obra mais famosa é o planejamento e construção da cidade de Canberra, capital da Austrália (acima), projeto criado junto ao seu marido, o também arquiteto Walter Burley Griffin.

 

5# – Jeanne Gang

Jeanne Gang Chicago Arquitetura Prédio Aqua Tower

 

Co-fundadora do Studio Gang em Chicago, Jeanne Gang é uma das mais reconhecidas arquitetas da América do Norte. Enquanto arquiteta, Gang é uma visionária humilde, que reconhece a necessidade de buscar inspiração em todos os lugares. “As grandes ideias vêm de toda parte”, disse uma vez. “É mais importante reconhecer uma boa ideia do que pensar uma”.

 

Prédio Arranha-céu Chicago Arquitetura Aqua Tower

 

Sua obra mais conhecida é o arranha-céu Aqua Towers localizado em Chicago (EUA), construção de design único e intrigante que se destaca nesta cidade conhecida por seus grandes e emblemáticos edifícios.

 

6# – Denise Scott Brown

Denise Scott Brown Arquitetura Arquiteta

 

Assim como muitos casais na arquitetura, Denise Scott Brown e seu marido Robert Venturi são uma parceria de sucesso. Criadores da empresa Venturi, Scott Brown e Associados, são considerados hoje como os arquitetos mais influentes do século XX devido a suas enormes contribuições práticas e teóricas para a arquitetura moderna.

 

Denise Scott Brown Arquitetura EUA Dartmouth Biblioteca

 

Arquiteta, escritora, urbanista e professora, Denise deixou sua marca no mundo antes de conhecer o marido. Ela é responsável por grandes obras, como a Biblioteca Baker-Berry, do Colégio Dartmouth (acima), e o Perelman Quadrangle, na Universidade da Pensilvânia, ambos nos EUA.

 

7# – Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi Arquitetura São Paulo SESC Arquiteta

 

Lina Bo Bardi (1914 – 1992), ou “Dona Lina”, é uma das arquitetas mais importantes da história do Brasil. A filosofia de Dona Lina valorizava acima de tudo a função social dos prédios, buscando a integração entre o coletivo local e o espaço. Seu uso inusitado dos materiais deu origem a obras ao mesmo tempo únicas e funcionais.

 

São Paulo MASP Lina Bo Bardi Museu Arquitetura

 

Suas obras mais conhecidas são o emblemático Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na Avenida Paulista, e sua magnum opus, o SESC Pompeia, um espaço de socialização, cultura e arte criado sobre a estrutura de uma fábrica abandonada que incorpora passarelas aéreas, janelas assimétricas e grandes espaços abertos.

 

8# – Odile Decq

Odile Decq França Arquiteta Arquitetura

 

Diretora do Studio Odile Decq, em Paris, a francesa Odile Decq é uma força da natureza na arquitetura mundial. Às vezes chamada de “Gótica Francesa”, a arquiteta gosta de quebrar regras usando cores vibrantes e formas inusitadas. Seu estúdio já produziu desde galerias de arte e museus, até moradias populares e infra-estrutura urbana.

 

Odile Decq França Phantom Restaurant Modernismo Arquitetura

 

A obra mais famosa de Odile, o projeto Phantom Restaurant, em Paris, é um espaço que impressiona e conquista os visitantes com seus formatos biomórficos ondulantes e superfícies únicas, tudo feito em branco e vermelho para um contraste intenso.

 

Odile Decq Phantom Restaurant França Arquitetura

 

9# – Amanda Levete

Amanda Levete Arquiteta Arquitetura

 

Premiada pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) com o Stirling Prize, a arquiteta Amanda Levete é fundadora e gestora do Studio AL_A, empresa vencedora de diversos prêmios internacionais de design. Seu estúdio é conhecido pelo balanço equilibrado entre design intuitivo e estratégico, inovação constante, pesquisa intensiva e atenção aos detalhes. A paixão por novos materiais e modos de construção deram a Amanda trunfos que a arquiteta colocou em prática com maestria durante toda sua carreira.

 

Amanda Levete Arquitetura Modernismo Arquiteta

Amanda Levete Lisboa Museu Arquitetura Arte

 

Entre suas principais realizações, temos o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa (acima), uma obra de arte que se adapta perfeitamente à paisagem, a Embaixada Central, em Bangkok, o Lord’s Media Centre e o prédio da loja de departamentos Selfridges, ambos no Reino Unido.

 

10# – Elizabeth Diller

Elizabeth Diller Arquiteta Arquitetura Modernismo

 

Considerada pela revista Time a arquiteta mais influente do mundo, a polonesa Elizabeth “Lizz” Diller já alcançou o topo da sua profissão, e não dá sinais de parar. Ainda em 1979, Diller fundou com seu marido o estúdio Diller Scofidio + Renfro, vencedor de dezenas de prêmios internacionais de arquitetura e design. Professora de arquitetura da Faculdade de Princeton, Lizz se dedicou nos últimos 30 anos a construir prédios e instalações que desafiam a compreensão clássica ao misturar arte, arquitetura e a busca pela função social do espaço. Provocadora, Lizz não se limita a criar apenas o que é esperado, mas sim algo que realmente impacte a vida das pessoas e as faça pensar.

 

Elizabeth Diller Arquitetura Museu Arquiteta

 

Entre suas principais realizações, temos o Broad Art Museum, em Los Angeles (acima, a direita), o Institute of Contemporary Art, em Boston, o Alice Tully Hall e o Centro Educacional Roy and Diana Vagelos, ambos em Nova York, além de sua obra mais famosa: o High Line (abaixo), um parque urbano elevado construído nos trilhos de uma antiga ferrovia abandonada.

 

High Line Elizabeth Diller New York Arquitetura Jardim Passarela

 


 

Gostou de conhecer um pouco mais do talento das arquitetas selecionadas? Comente qual foi a sua favorita! Ainda temos muitas outras obras e pessoas incríveis para conhecer!

E, falando em arquitetura, se você pensa em dar um upgrade definitivo na sua casa criando móveis planejados, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos!

One Reply to “10 MULHERES QUE MARCARAM A ARQUITETURA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.