Quando narciso se apaixonou por si mesmo refletido na superfície da água, só nos mostrou uma coisa: espelhos tem poder! Na decoração, esse recurso é muito amado por sua capacidade de dar personalidade ao ambiente, evidenciar detalhes, transformar a sensação de um cômodo e até mesmo definir a decoração do lugar. Seja como for, os espelhos são uma ferramenta atemporal que pode ser muito útil nas mãos certas.
Para te ajudar a usar os espelhos a seu favor, reunimos neste artigo 5 formas muito interessantes de como aplicar este recurso para um efeito incrível. Vamos a eles!
#1 – Parede Espelhada ou Espelho de Corpo.
Uma das formas clássicas de usar os espelhos é a criação de uma parede reflexiva completa. Essa estratégia, além de ser super elegante, duplica imediatamente a sensação de profundidade do cômodo inteiro, valorizando janelas, peças decorativas, luzes, e outros pontos focais. A parede espelhada (ou semi-espelhada) é particularmente excelente em imóveis menores, já que a sensação do espaço ampliado é muito bem vinda.
Para quem não deseja fazer uma mudança permanente dessa magnitude, hoje está cada vez mais na moda a utilização de espelhos de corpo inteiro na sala ou nos quartos. Esses espelhos altos e largos podem cumprir grande parte das funções da parede reflexiva, mas ainda tem a vantagem de serem móveis e possuírem moldura própria. Seja como for, ambas as escolhas facilitam sua vida na hora de conferir o look antes da saída.
#2 – Espelho como Protagonista.
E quem disse que o espelho precisa apenas fazer parte da decoração? Com bom gosto, o espelho pode muito bem ser o centro das atenções! Seja por meio de uma moldura incrível ou um formato diferente, é muito comum encontrarmos espelhos no centro da decoração de ambientes sofisticados. Essa opção estratégica cai muito bem com um projeto de iluminação para acompanhar, e espelhos maiores com formatos únicos.
Muitas pessoas não sabem, mas existem muitos tipos de espelhos para escolher quando queremos que a peça seja a estrela do cômodo. Eles podem ser côncavos, convexos, bisotados, facetados, lapidados, vitorianos, além do apaixonante modelo veneziano. Independente da opção, o importante é optar pela moldura certa (nenhuma moldura também vale). O espelho adnet (modelo redondo e suspenso com tiras de couro) é um grande exemplo de espelho central sem exageros que conquistou o mundo da decoração.
#3 – Galeria ou Conjunto de Espelhos.
Por que ter um único espelho, quando podemos ter vários? Um dos recursos mais interessantes quando falamos sobre espelhos é a criação de conjuntos temáticos para a composição da decoração. Esses grupos de espelhos podem já vir prontos para instalação, podem ser todos de uma mesma origem, ou até mesmo serem de diferentes origens escolhidos para combinarem entre si. O tamanho ou a importância do conjunto na decoração em si depende apenas do seu gosto e personalidade.
Além dos conjuntos simples, muitas pessoas apreciam também as chamadas galerias de espelhos, grandes conjuntos com molduras e formatos diferentes que podem ser espalhados de forma intermitente para preencher o espaço e dar dinamismo a ele. Esse recurso funciona muito bem em corredores, escadarias e paredes bem definidas.
#4 – Espelhos com Jogo de Luz.
A luz pode ser uma grande aliada. A natureza reflexiva da superfície permite que o espelho espalhe a iluminação pelo ambiente, criando efeitos incríveis e chamativos. Essa iluminação direcionada pode ser feita por meio de luzes locais, nos arredores do espelho, luzes focais de teto, luz natural, ou até mesmo de forma indireta, com a luz vindo de trás do espelho. O efeito final é excelente.
Entre os grandes exemplos da combinação entre espelhos e luzes, temos o espelho clássico de camarim, com suas lâmpadas ao redor. Além dele, outra forte tendência são os espelhos arredondados com bordas iluminadas para o banheiro ou sala. A criação de um plano de iluminação que leve em consideração os espelhos do cômodo certamente pode valorizar e muito um ambiente.
#5 – Ilusão de Ótica com Espelhos.
Mais do que refletir, um espelho bem posicionado pode nos dar acesso a lugares e imagens antes inacessíveis. Dependendo do ângulo e da posição, o espelho (ou um conjunto de espelhos) nos permite ver cenas de outros lugares, ampliando o dinamismo do ambiente e facilitando a comunicação das pessoas. Um bom espelho de corredor, por exemplo, nos permite ver detalhes da outra ponta. Outro grande exemplo são espelhos de sala posicionados para refletir o ambiente externo, efetivamente trazendo a natureza para dentro de casa. Quando combinados entre si, os espelhos são ainda mais poderosos para ampliar a visão dos moradores.
Um dos recursos mais interessantes quando queremos expandir a visão de um cômodo com espelhos é o uso de peças facetadas, que mostram muitos reflexos diferentes ao mesmo tempo, ou espelhos com curvatura, que distorcem e expandem as imagens. Não tenha medo de experimentar até achar a posição perfeita para conectar os pontos e itens decorativos que você deseja no ambiente.
Já sabe como e onde vai incluir os espelhos na sua decoração? Temos certeza de que as dicas acima irão te ajudar muito nesta tarefa!
Caso você esteja em busca de móveis planejados para completar a decoração da sua casa, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos! O orçamento é gratuito!