Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Vivendo a rotina contemporânea do excesso de informação e estímulos visuais constantes, é fácil nos esquecermos que ter não significa ser, e que um lar atulhado de coisas pode representar exatamente o contrário do que queremos ao voltar para casa: um espaço de paz em meio ao caos. Foi neste contexto que surgiu o minimalismo, uma corrente de pensamento que passou a influenciar a arte, decoração, moda, e tantos outros aspectos da vida moderna.

 

Quarto Decoração Minimalismo Minimalista Clean Madeirol

 

Contrário ao consumismo desenfreado e aos exageros desnecessários, o minimalismo prega um estilo de vida funcional onde temos e usamos o mínimo possível para valorizar as relações, e não as coisas. Leveza e organização são as palavras de ordem. Em termos de living, essa tendência chegou com força ao criar lares ao mesmo tempo práticos, lindos, relaxantes, simples e elegantes. Na decoração ou na vida, menos é quase sempre mais!

 

Quarto Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

Origem e Princípios do Minimalismo.

O Minimalismo surgiu como movimento artístico e cultural ainda na década de 60, uma resposta aos movimentos anteriores que valorizavam cores berrantes e a quebra das formas tradicionais. A nova ideia era valorizar elementos, formatos e cores fundamentais, uma filosofia pragmática muito enraizada na cultura japonesa. A palavra em si foi cunhada pela revista americana Elle Decor nos anos 60, para descrever o trabalho de artistas plásticos como Robert Morris (abaixo, à direita) e Anne Truitt, mas só começou a aparecer no universo do design nos anos 80. Não demorou até o minimalismo se tornar um sucesso no mundo da decoração com seu conceito de ambiente fluido e simples, com linhas limpas, espaço aberto, formas geométricas e o uso criativo de materiais modernos.

 

Quarto Decoração Minimalismo Minimalista Clean Arte

 

Hoje, o minimalismo está na moda. Decoradores e arquitetos sonham em projetar ambientes limpos, clean, com o mínimo de objetos e o máximo de estilo. Outras vertentes inspiradas no minimalismo clássico também fazem sucesso nas redes – como o estilo escandinavo – e toda boa loja de decoração oferece peças para layouts minimalistas. O que começou como uma filosofia artística e de decoração se tornou também um estilo de vida para muitas pessoas, como mostrado no documentário “Minimalism: A Documentary About the Important Things”, disponível na plataforma Netflix. Confira os 6 princípios do minimalismo:

 

  • Princípio 1 – Menos é Mais.

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

O desapego ao material é a raiz do minimalismo. Casas minimalistas devem ser conferidas regularmente para que objetos inúteis sejam descartados. Nada de acumular lixo. Nada de guardar mil coisas. Somente o que for necessário, útil e/ou essencial deve ser preservado, uma técnica conhecida como declutter (destralhe, em português), que consiste em avaliar pertences e manter apenas o que te traz felicidade.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

  • Princípio 2 – Tons Neutros.

Decoração Minimalismo Minimalista Clean Cores Cor Paleta

 

Cores são muito importantes na decoração minimalista. Aqui prevalecem tons neutros e claros, que não chamam atenção excessiva e promovem uma sensação de paz e tranquilidade. As cores naturais do minimalismo são branco, preto, cinza, nude, gelo, areia, palha e outros tons pastéis. Se você quiser dar um toque mais vibrante na decoração, aposte em almofadas e/ou outros itens decorativos com cores mais fortes como laranja, vermelho, amarelo, azul ou roxo.

 

  • Princípio 3 – Funcionalidade Acima de Tudo.

Bancada Escada Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

Um ambiente minimalista é um ambiente funcional. Cada objeto deve ser pensado e escolhido pela sua contribuição à rotina e ao bem-estar geral dos moradores. Deve-se evitar ao máximo itens que sejam apenas decorativos. Se um objeto não tem função prática ou significado emocional, ele pode ser substituído para não poluir o conjunto.

 

  • Princípio 4 – Formas Simples e Geométricas.

O minimalismo surgiu como uma valorização das formas clássicas diante da inventividade modernista, e isso se reflete muito na decoração. Nela vemos móveis básicos e tradicionais. Futons quadrados. Armários retos e neutros. Cadeiras simples e confortáveis. Quanto mais funcional e harmônico for o móvel, mais coerente ele será com o estilo.

 

  • Princípio 5 – Iluminação Natural.

Cozinha Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

A iluminação natural é muito valorizada na decoração minimalista. Grandes janelas, clarabóias, paredes de vidro, todos os recursos são válidos para trazer a luz do sol. O importante é promover um ambiente claro e arejado. Projetos de iluminação com luzes indiretas e embutidas também são muito bem vindos.

 

  • Princípio 6 – “Usou, guardou”.

A organização é um dos fundamentos do ambiente minimalista. Tudo deve ter seu lugar definido, e o que não estiver sendo utilizado deve ser devolvido ao seu lugar. A máxima aqui é a regra de ouro do “usou, guardou”, que deve ser adotada por todos os moradores. Essa organização completa e constante promove um melhor equilíbrio e harmonia no ambiente.

 

Referências Visuais.

Em termos de decoração, o minimalismo é fácil de se identificar. O estilo pode ser caracterizado pelo ambiente leve, com poucos – e bons – itens decorativos, tons neutros e uso intenso de materiais modernos, como metais, vidros e plásticos.

 

Decoração Minimalismo Minimalista Clean

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

Outros traços marcantes incluem a integração de cômodos, criando ambientes mais fluidos, o uso de linhas retas e formas tradicionais, móveis simples e práticos (multifunção), tapetes neutros e geométricos, pisos de madeira clara, cimento queimado ou porcelanato, iluminação natural abundante e um teto sem adornos. Muitos ambientes minimalistas optam por quebrar o branco dominante e dar vida ao lugar usando arranjos florais e/ou plantas de chão. Quadros modernos, porta-retratos e espelhos também são bem vindos, se usados com parcimônia.

 

Quarto Quadro Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

15 Inspirações Minimalistas para Você.

 

#1

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#2

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#3

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean Livros

 

#4

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#5

Cozinha Decoração Minimalismo Minimalista Clean Madeirol

 

#6

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#7

Cozinha Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#8

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#9

Sala de Jantar Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#10

Lareira Poltronas Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#11

Cozinha Corredor Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#12

Mesa de Jantar Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#13

Quarto Casal Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#14

Quarto Casal Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 

#15

Sala Decoração Minimalismo Minimalista Clean

 


 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo minimalista de decoração? Comente aqui a sua opinião!

 

Caso você esteja em busca de móveis planejados para fazer sua casa minimalista, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos! Solicite um orçamento aqui.

 

LEIA TAMBÉM:

QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?

ESPELHOS NA DECORAÇÃO: 5 FORMAS PRÁTICAS DE USAR.

DESIGN BIOFÍLICO: INTEGRANDO ELEMENTOS DA NATUREZA.

 

 

 

3 respostas

  1. Lindos os ambientes!

    Realmente deve dar uma sensação enorme de paz ao entrar numa casa assim.

    E, tal como as casas, o artigo também me parece minimalista: funcional, limpo e muito bem escrito.

    Parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *