Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Considerada por muitos a área menos atraente da casa, a lavanderia, ou área de serviço, é um cômodo funcional extremamente necessário para a rotina dos moradores e não deve ser menosprezada. Sendo um ambiente de natureza não social, é muito comum vermos áreas de serviço abandonadas e improvisadas, acumulando bagunça em móveis desencontrados.

 

Lavanderia Planejada Serviço Móveis Planejados Madeirol

 

Esse descaso com os aspectos técnicos do cômodo leva certas lavanderias a serem espaços onde nada possui lugar definido, o que dificulta as tarefas básicas do dia a dia. E o problema é ainda maior se a lavanderia for acoplada com a cozinha, solução comum dentro da metragem reduzida dos novos imóveis. Uma lavanderia funcional precisa de um bom espaço de armazenamento, e é justamente por isso que tantas pessoas optam por fazer um projeto de móveis planejados para este cômodo.

Para te ajudar a planejar sua lavanderia funcional corretamente, reunimos neste artigo dicas interessantes para que este espaço seja aproveitado da melhor forma possível. Vamos lá!

 

Lavanderia Pequena vs Lavanderia Grande.

Quando vamos falar sobre a organização de uma lavanderia funcional, é importante diferenciar entre os desafios de uma lavanderia com espaço reduzido, que é a situação mais comum, e uma lavanderia grande, com espaço de sobra.

 

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados

 

A lavanderia pequena precisa desempenhar a mesma função da versão maior, mas não dispõe do mesmo espaço para organização, por isso deve ser pensada com cuidado para que todas as necessidades básicas sejam contempladas no projeto. Muitos imóveis possuem áreas de serviço estreitas ou acopladas com a cozinha, cenários onde a criação de armários planejados é recomendada para preservar a estética e a funcionalidade do conjunto. No caso da lavanderia acoplada, portas de correr de vidro são recursos aconselháveis para dividir os ambientes e impedir que o cheiro de comida passe para as roupas secando sem sacrificar muito do espaço.

 

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Madeirol

 

Já uma lavanderia grande nos dá liberdade para incluir armazenamentos extras além das necessidades básicas, como a inclusão de uma dispensa de secos, gavetões fundos para roupas limpas/sujas, tábua de passar embutida, bancadas de serviço, armários e nichos de uso geral, entre outras ideias. A lavanderia grande é um espaço versátil que pode ser ainda melhor aproveitado com um projeto criativo de móveis planejados.

 

8 Itens da Lavanderia Funcional.

Independentemente do tamanho da lavanderia, alguns itens básicos são essenciais para que o espaço desempenhe seu papel corretamente. Segue abaixo uma lista do que levar em consideração durante a elaboração do seu projeto:

 

  • 1 – Armários e Nichos.

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Madeirol Armário

 

Armários são essenciais para a organização da lavanderia. É neles que serão armazenados os materiais de limpeza, ferramentas, panos limpos, roupa suja, e uma infinidade de outros itens necessários para a rotina da casa. Em termos de posição, o melhor conselho é aproveitar ao máximo a verticalidade do espaço, incluindo estantes, armários e/ou nichos em pontos elevados para não atrapalhar e manter produtos perigosos longo do alcance de crianças. Seja sua lavanderia pequena ou grande, é aconselhável optar por um projeto de móveis planejados para este cômodo, tendo em vista que esse espaço possui uma alta demanda por locais de armazenamento.

 

  • 2 – Bancada de Serviço.

Nenhuma lavanderia está completa sem uma boa bancada de serviço. Esse espaço plano é muito útil para nos auxiliar nas tarefas rotineiras, podendo ser usada até como tábua de passar. Algumas pessoas optam por instalar tampas retas sobre o tanque para criar uma bancada móvel que também esconde a saída de água (e o que estiver dentro dela).

 

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Madeirol Armário

 

Esse recurso é útil tanto para lavanderias pequenas, que precisam de espaço de trabalho, quanto para versões maiores, que permitem esconder o tanque e não atrapalhar a decoração.

 

  • 3 – Máquina de Lavar e Tanque.

A máquina de lavar e o tanque são a alma da lavanderia. É neles que a mágica acontece, então tenha certeza de que está escolhendo uma máquina de tamanho compatível com o uso da sua família antes de comprar. Existem muitos modelos de máquina de lavar, com abertura frontal ou superior, por isso decida o modelo da máquina antes de pensar nos armários ao redor.

 

  • 4 – Suportes e Cestos.

Um conjunto de suportes e cestos ajuda muito a manter a lavanderia organizada. Os cestos podem ser usados dentro e fora dos armários, para separar roupas, produtos de limpeza, grampos, entre outros. Suportes podem ser usados para diversos fins, como pendurar vassouras e rodos e deixar produtos de limpeza à mão. Esses pequenos itens de organização acabam fazendo uma grande diferença na nossa rotina.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.
Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Madeirol Armário

 

  • 5 – Varal.

O varal precisa ser incluído no projeto de forma a não atrapalhar os outros processos, por isso é importante escolher o modelo e posicionamento adequados. Existem varais de teto, varais retráteis de parede, varais de chão, entre outros. Lembre-se de sempre fazer a instalação com um profissional, para que o varal fique firme na posição correta, evitando acidentes. A máquina de secar é uma ferramenta muito útil para agilizar essa etapa, mas não substitui completamente o varal, pois ele continua sendo necessário para secar peças mais pesadas.

 

  • 6 – Revestimento Correto.

O revestimento da lavanderia é um detalhe importante para a limpeza e estética geral do cômodo. Paredes em tons claros aumentam a sensação de amplitude do espaço, e revestimentos como ladrilhos e porcelanatos são mais fáceis de limpar. Outra ideia valiosa é a instalação de um piso antiderrapante, já que o chão da lavanderia fica molhado com frequência, sendo propenso a acidentes.

  • 7 – Luz Natural.

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Madeirol Armário

 

Os melhores projetos de lavanderia incluem grandes janelas, e levam em consideração a entrada natural de iluminação para que nenhum móvel bloqueie a passagem. Além de economizar energia, a luz natural também ajuda na secagem das roupas e dá uma ótima sensação de frescor na roupa.

 

  • 8 – Personalidade.

E quem disse que a lavanderia precisa ser fria e impessoal? O cômodo faz parte da casa, então deve ter a sua personalidade! Decorar a área de serviço é um esforço recompensador, especialmente quando a lavanderia é uma extensão da cozinha. Adesivos de parede são recursos excelentes para decorar e dar vida a este espaço.

 

11 Lavanderias Inspiradoras Para Você.

 

#1

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Madeirol Armário

 

#2

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Madeirol Armário

 

#3

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário

 

#4

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário Madeirol

 

#5

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário Madeirol

 

#6

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário Madeirol

 

#7

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário

 

#8

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário Madeirol

 

#9

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário

 

#10

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário Madeirol

 

#11

Lavanderia Planejada Área Serviço Móveis Planejados Armário

 


 

Gostou das dicas? Temos certeza de que seguindo essas orientações você terá uma lavanderia muito prática, organizada e funcional!

Caso você esteja pensando em fazer um projeto de móveis planejados para a sua cozinha ou área de serviço, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos!

 

LEIA TAMBÉM

MÓVEIS PLANEJADOS: COMO NÃO ERRAR NA HORA DE COMPRAR.

7 CUIDADOS PARA SUA COZINHA DURAR DÉCADAS.

COZINHAS SOFISTICADAS: 10 INSPIRAÇÕES PARA VOCÊ.

 

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *