Segundo o dicionário, o substantivo “contemporâneo” significa “algo ou alguém que fez parte de uma mesma época ou que faz parte do presente”. Essa definição não poderia estar mais certa. Muitas vezes confundido com o estilo moderno ou minimalista, o estilo contemporâneo é uma forma de decorar que valoriza o melhor do design atual e está sempre em transformação. O que era “contemporâneo” antes hoje não é mais!

 

Decoração Estilo Contemporâneo Móveis Planejados Madeirol

 

Neste artigo falaremos um pouco sobre a natureza deste estilo, seus princípios, referências e incríveis inspirações para te ajudar a aplicar o conceito na sua casa.

 

Origem e Referências do Estilo Contemporâneo

Diferentemente de outras práticas que possuem origem definida, grandes representantes e contexto histórico, o estilo contemporâneo é, na verdade, o resultado da união entre as melhores e mais reconhecidas tendências dos últimos anos, reunindo elementos de qualquer estilo para formar ambiente lindos, únicos e funcionais. Essa valorização das características e elementos testados e aprovados pelo público nos leva a conjuntos esteticamente atraentes e convidativos, mas sem a frieza excessiva associado ao minimalismo e modernismo, duas fontes que alimentam o ideário contemporâneo atual.

 

Decoração Estilo Contemporâneo Sala

 

Sendo um “estilo em evolução”, o contemporâneo de hoje não é o mesmo de 20 anos atrás. Se agora valorizamos cores como o verde, o terroso, o cinza e outros tons naturais, antes esse privilégio era do color blocking moderno, com tons berrantes sobrepostos. A moda passa, os estilos de móveis e decoração mudam, e o estilo contemporâneo acompanha essa tendência. Este é o estilo preferido de pessoas que valorizam os lançamentos e novidades que as lojas de decoração tem a oferecer, e não se preocupam em misturar elementos. A neutralidade elegante da decoração contemporânea é adequada para casas, escritórios, lofts, lojas, entre outros tipos de imóveis.

 

Decoração Estilo Contemporâneo Casa Sala Jantar

 

Dentro do atual conceito contemporâneo, encontramos traços como a simplicidade do ambiente, sofisticação técnica, uso de texturas, espaços secretos de armazenamento, linhas limpas e uma valorização do espaço livre do cômodo. Abaixo você confere os 7 principais conceitos deste estilo em eterna transformação:

 

  • 1 – Tons Neutros, Detalhes Coloridos

Decoração Estilo Contemporâneo Quarto Lindo

Ambiente feito pela ferramenta Look Decora. Acesse e decore seus ambientes

 

Preto, branco, cinza, marrom, pastéis, os tons neutros são os melhores amigos da decoração contemporânea. O preto é muito usado como cor base, tendo em vista que dá visibilidade e sofisticação ao resto da decoração. As cores vibrantes são permitidas de forma pontual para se destacarem do cenário em objetos decorativos, quadros e almofadas. O objetivo é que o conjunto seja agradável e harmônico, e nunca exagerado ou confuso.

 

  • 2 – Espaço Aberto e Linhas Definidas

Decoração Estilo Contemporâneo Móveis Planejados Madeirol Cozinha

 

Dois dos traços mais marcantes do estilo contemporâneo são a valorização do espaço aberto e a presença de linhas limpas, bem visíveis. As linhas podem aparecer na decoração de várias formas, seja na borda de um sofá geométrico, no pé direito alto ou em uma grande janela. Quando não exageramos nos itens decorativos, essas linhas básicas ajudam a definir o ambiente e dar foco na decoração principal. O espaço aberto, uma herança do minimalismo clássico, é outro recurso importante para apreciarmos a leveza ordenada do conjunto contemporâneo.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

  • 3 – Mobília Básica

Decoração Estilo Contemporâneo Móveis Planejados Sala TV

 

Quando o assunto são móveis, o estilo contemporâneo valoriza peças que sejam ao mesmo tempo simples e marcantes. É essencial que essa mobília seja clean e suave, em formatos geométricos. Nada de peças com formas diferentes e/ou cobertas de detalhes, como franjas e relevos, ou armários coloridos. Em termos de cor, os móveis contemporâneos seguem a mesma linha do estilo com seus tons neutros, em especial o preto, o nude e o cinza. Os armários devem ser discretos, com linhas limpas e puxadores simples. Existem poucos limites sobre o material usado nos sofás e poltronas, por isso vemos opções diversas como lã, algodão, linho, seda, couro, juta, entre outras. As formas geométricas também aparecem nas almofadas, que podem ser coloridas ou ter padrões interessantes para se destacarem. A intenção é fugir do excessivo e focar no que for básico, prático e bonito.

 

  • 4 – Chão Simples

Decoração Estilo Contemporâneo Varanda Sala

 

O piso de uma casa contemporânea tende a revestimentos simples, crus e lisos, como cimento queimado, madeira laminada, porcelanato ou vinil. Os tapetes em formatos geométricos são muito usados para completar a decoração em alguns cômodos, como a sala e o banheiro, e podem ser coloridos para se destacarem. O uso de carpetes no piso da casa não é uma opção típica do design contemporâneo, mas pode funcionar muito bem se o carpete escolhido for baixo (acumula menos poeira), neutro e resistente.

 

  • 5 – Iluminação Abundante e Direcionada

Decoração Estilo Contemporâneo Sala de Jantar

 

A luz é um assunto sério para a decoração contemporânea, e a maioria das casas neste estilo possui um projeto de iluminação que valorize pontos focais da decoração. É comum encontrarmos luzes indiretas, paredes iluminadas, trilhos de iluminação, luzes embutidas, luminárias pendentes e de chão, além das clássicas luzes direcionadas para peças de arte, como quadros e esculturas. A escolha da moldura das obras é ainda mais importante nesse sentido, já que armações metálicas e/ou reflexivas potencializam a luz extra.

 

  • 6 – Texturas e Metais

Decoração Estilo Contemporâneo

 

Sendo um estilo muito influenciado pelo minimalismo e modernismo, o design contemporâneo trabalha bem a presença de texturas, estejam elas em móveis, almofadas, tapetes ou paredes inteiras. Esse recurso combina muito bem com projetos de iluminação e espaços abertos característicos do estilo, especialmente no caso da parede. Os papéis de parede são uma opção válida e interessante, desde que não tenham padrões ou cores chamativas demais. Além da textura, o uso de metais também é um traço marcante da decoração contemporânea. O aço inoxidável é a escolha mais querida devido ao seu visual limpo e brilhante, e pode ser encontrado em cozinhas, banheiros, mesas e lamparinas.

 

  • 7 – Plantas Focais

Decoração Estilo Contemporâneo Sala

 

A decoração viva de ambientes contemporâneos deve atender à mesma função das obras de arte, por isso é comum vermos plantas maiores e dramáticas contidas em vasos neutros. Essa planta singular com folhas e flores interessantes funciona melhor como ponto focal do que a presença de arranjos menores, que podem poluir o conjunto. Uma dica é colocar um ponto de luz vindo de baixo para cima perto do vaso para enfatizar o verde, e lembre-se de usar pedras e/ou cascas de pinus para ocultar a terra e completar o conjunto.

 

BÔNUS: O Que Não é Estilo Contemporâneo

Como o design contemporâneo é difícil de definir e está sempre em movimento, achamos adequado citar ao menos 3 elementos que definitivamente não fazem parte do ideário deste estilo no momento, para que você não se confunda ao procurar novas ideias:

  • Não é contemporâneo abusar de tons vibrantes e colorir demais o espaço.
  • Não é contemporâneo optar por uma abordagem exageradamente minimalista.
  • Não é contemporâneo passar dos limites em uma peça decorativa extravagante que domine completamente o ambiente, ofuscando a beleza do conjunto.

 

12 Inspirações para Você

#1

Decoração Estilo Contemporâneo Sala Lareira

 

#2

Decoração Estilo Contemporâneo

 

#3

Decoração Estilo Contemporâneo Móveis Planejados Madeirol

 

#4

Decoração Estilo Contemporâneo

 

#5

Decoração Estilo Contemporâneo Cozinha Moderna

 

#6

Decoração Estilo Contemporâneo Móveis Planejados Madeirol

 

#7

Decoração Estilo Contemporâneo Móveis Planejados Madeirol

 

#8

Decoração Estilo Contemporâneo Cozinha Sala

 

#9

Decoração Estilo Contemporâneo Quarto Casal

 

#10

Decoração Estilo Contemporâneo Banheiro

 

#11

Decoração Estilo Contemporâneo Cozinha Ilha

 

#12

Decoração Estilo Contemporâneo Sala de Estar

 


 

Temos certeza que depois dessas dicas ficou mais fácil de reconhecer o estilo contemporâneo de decoração, e se inspirar!

 

Se você está em busca de móveis planejados para construir sua própria casa contemporânea, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos!

 

LEIA TAMBÉM:

QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?

ESTILO MINIMALISTA / CLEAN – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES

REVESTIMENTO 3D PARA A SALA

7 Replies to “ESTILO CONTEMPORÂNEO DE DECORAÇÃO – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES”

    1. Que bom que está gostando Maria! Fazemos cada vez mais conteúdos para ajudar nossos seguidores com dicas de decoração e organização! 😉

  1. Tenho dificuldades para distinguir o estilo moderno do contemporâneo. Qual seria a diferença principal entre eles, visto que possuem uma linha bem tênue? Desde já, agradeço!

    1. Boa tarde Keilla tudo bem? obrigada pela visita ao nosso blog. Nós explicamos todas as diferenças de cada estilo no post abaixo.
      Ao final da matéria você encontrará um quiz bem legal onde você poderá descobrir o seu estilo.

      Segue o link abaixo:
      https://www.madeirol.com.br/blog/index.php/2018/08/24/como-saber-qual-o-seu-estilo-na-hora-de-decorar/?fbclid=IwAR22UFoKLGhMA6HLoGnbocMSaOX5GXCS2GEG6bBPe3KVj4bOmOdLyNN4Sr8

      Você sabia também que o site da Madeirol está de cara nova? Aproveite e dê uma passadinha lá pra visitá-lo.

      Em nossa página, disponibilizamos excelentes ferramentas gratuitas pra você arrasar nos seus projetos. Confira no link abaixo:
      https://www.madeirol.com.br/simule-projeto-moveis-planejados/

      E sempre que precisar, estamos aqui ok?

  2. Estou me formando em Design de Interiores e amei o post. O melhor que já li sobre o estilo, vou ver todos os outros. Adoro a madeirol, já fui cliente de vcs quando morava no Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.