Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Desde o tempo das cavernas, o homem faz e aprecia a arte. Essa atração é tão forte que não nos basta ver: queremos também morar em ambientes lindos e agradáveis! Com o desenvolvimento da arquitetura e da decoração, trouxemos para nossas casas o melhor do design disponível, e essa busca deu origem a prédios e livings com belezas nunca antes vistas ou sonhadas. A arquitetura foi um presente do homem para nós mesmos, por isso reunimos aqui 20 livros incríveis sobre o assunto que todo apaixonado sobre o assunto adoraria ler. Vamos a eles!

 

1 – O FUTURO DA ARQUITETURA EM 100 CONSTRUÇÕES, por Marc Kushner.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Marc Kushner, este livro apresenta referências visuais dos 100 prédios mais importantes da atualidade para mostrar como a arquitetura tem o poder de mudar o mundo e promover mudanças na sociedade. Cada prédio citado prova que é possível termos uma arquitetura humana sustentável, onde cada construção é também motor de desenvolvimento para seus arredores e inspiração para o público que os visita.

 

2 – ARTE DE PROJETAR EM ARQUITETURA, por Ernst Neufert.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito pelo renomado arquiteto Ernst Neufret, e já em sua 18º Edição (atualizada), este livro é considerado uma verdadeira bíblia para arquitetos de todo o mundo. Nele, o leitor aprende as noções mais fundamentais de dimensionamento e ergonomia em arquitetura, bem como técnicas de construção para todas as partes de um prédio. Tomando o homem como medida básica para qualquer ambiente, Neufret nos ensina a construir do zero tendo as necessidades humanas como o centro do pensamento arquitetônico.

 

3 – TUDO SOBRE ARQUITETURA, por Denna Jones.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Denna Jones, este livro é um manual ilustrado que nos ensina a reconhecer e compreender não só o contexto social de grandes obras de diversas culturas, mas também os traços marcantes e temáticos de cada momento histórico. Ótimo material de pesquisa, o livro cobre acontecimentos desde o período neolítico até os tempos atuais.

 

4 – PAULO MENDES DA ROCHA – OBRA COMPLETA, por Daniele Pisani.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Monografia publicada por Daniele Pisani sobre a obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, este livro é considerado como o mais completo sobre o artista. A obra mostra em ordem cronológica o desenvolvimento de Paulo Mendes, desde sua formação e primeiras experiências, até produções mais recentes que lhe renderam o Prêmio Pritzker de arquitetura, em 2006. Todo ilustrado, o livro é um deleite para os olhos e uma homenagem a um dos arquitetos mais criativos e ousados dos últimos tempos.

 

5 – URBAN SKETCHING – GUIA COMPLETO DE TÉCNICAS DE DESENHO URBANO, por Thomas Thorspecken.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Este é para os amantes do desenho e dos croquis de arquitetura! Escrito por Thomas Thorspecken, o livro mostra princípios básicos de desenho urbano e ensina técnicas e truques de desenhistas renomados para a criação de conceitos bonitos e coerentes.

 

6 – LINA BO BARDI – OBRA CONSTRUÍDA, por Olivia de Oliveira.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Olivia de Oliveira e com imagens do fotógrafo Nelson Kon, este livro aborda em suas 256 páginas a vida e obra de Lina Bo Bardi, a mais famosa e reconhecida arquiteta brasileira, responsável por prédios icônicos como a Casa de Vidro, o SESC Pompéia e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

 

7 – ARQUITETURA NO SÉCULO XX, por Peter Gossel e Leuthauser.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Peter Gossel e Leuthauser, este livro é uma verdadeira preciosidade que aborda as obras dos maiores arquitetos do Século XX, como Frank Ghery, Gaudí, Oscar Niemeyer, Shigeru Ban, Frank Lloyd Wright, entre outros. Referência pessoal para muitos arquitetos, o livro mostra não só as obras completas, mas desenhos e conceitos criados pelos maiores profissionais do mundo que evidenciam a pluralidade criativa da arquitetura moderna.

 

8 – FRANK LLOYD WRIGHT, por Bruce Brooks Pfeiffer e Peter Goessel.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Bruce Brooks Pfeiffer e Peter Goessel, este livro nos conta a biografia de ninguém menos que Frank Lloyd Wright, o arquiteto responsável pela Casa da Cascata, pelo Museu Guggenheim, em Nova York e um dos precursores da criação de arranha-céus nos EUA. Wright é considerado um dos maiores arquitetos que já viveu, e suas obras são visitadas no mundo inteiro. Bruce Brooks, ex-aprendiz de Wright, preencheu o livro com as melhores imagens de seu mestre, bem como desenhos, plantas baixas e fichas técnicas dos prédios apresentados.

 

9 – ARQUITETURA – FORMA, ESPAÇO E ORDEM, por Francis D. K. Ching.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Por mais de 40 anos, Arquitetura – Forma, Espaço e Ordem tem sido a porta de entrada de jovens arquitetos na profissão. Escrito por Francis D. K. Ching, autor de várias outras obras célebres na área, o livro nos oferece uma introdução agradável aos fundamentos do espaço e da forma na arquitetura, incluindo termos técnicos e imagens ilustradas que facilitam o entendimento dos processos básicos desta área de conhecimento.

 

10 – OSCAR NIEMEYER – BUILDINGS, por Alan Weintraub e Alan Hess.

Livro Arquitetura Design Decoração Niemeyer

 

Escrito por Alan Hess e Alan Weintraub, este livro nos apresenta não somente as maiores obras de Oscar Niemeyer, o maior arquiteto da história do Brasil, mas também uma leitura coerente da influência e estética deste gênio modernista na arquitetura mundial.

 

11 – MINIMALISMO, pela Editora Konemann.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Coletânea de referências visuais selecionadas pela Editora Konemann, este livro apresenta grandes exemplos do conceito minimalista de decoração aplicados em casas pelo mundo todo, sendo uma excelente fonte de inspiração para projetos.

 

12 – TADAO ANDO – COMPLETE WORKS, por Philip Jodidio.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Philip Jodidio, o livro nos leva a um mergulho na arquitetura transformadora de Tadao Ando, o renomado arquiteto japonês. Minimalista e inovador, Ando tinha profundo respeito pela natureza e suas obras refletem este desejo de unir o natural ao artificial em conjuntos harmônicos e poéticos, como em sua obra-prima, a Igreja da Luz.

 

13 – MANUAL DO ARQUITETO DESCALÇO, do Arquiteto Johan Van Lengen.

Livro Arquitetura Design Decoração Ecologia

 

Recomendação certa nas faculdades de arquitetura de todo o Brasil, este livro é uma obra-prima sobre a arquitetura sustentável, tecnologia ecológica e conforto térmico natural. O livro é escrito por Johan Van Lengen, bio-arquiteto holandês reconhecido mundialmente e criador do Instituto Tibá, núcleo brasileiro de pesquisa e disseminação de técnicas de construção natural e arquitetura vernacular.

 

14 – DECORAÇÃO NA MEDIDA CERTA, de Iesa Rodrigues e Paulo Terra.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Iesa Rodrigues e Paulo Terra, o livro é um manual ilustrado perfeito para quem deseja ingressar no mundo da decoração de interiores. A obra traz informações práticas, referências e conselhos, tudo organizado por ambientes, e ainda dá sugestões de como decorar a casa com base nos hábitos dos moradores.

 

15 – O DOMO DE BRUNELLESCHI, por Ross King e S. Duarte.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Ross King e S. Duarte, o livro O Domo de Brunelleschi conta a história de um gênio renascentista que revolucionou a arquitetura em seu tempo, descobrindo materiais e técnicas inéditas que são usadas até hoje. Chamado de louco por seus colegas, o brilhantismo de Brunelleschi se revelava na organização de suas obras, que funcionavam em harmonia enquanto movimentava toneladas de materiais. O famoso domo, que muitos afirmavam que cairia sobre ele durante a obra, está de pé até hoje desafiando a gravidade.

 

16 – A HISTÓRIA DA ARQUITETURA, por Jonathan Glancey.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Muito querido e cobiçado por entusiastas da arquitetura, o livro de Jonathan Glancey nos traz imagens belíssimas de algumas das maiores obras arquitetônicas do mundo. O livro apresenta a evolução da arquitetura até sua forma atual, citando exemplos da influência cultural em cada trabalho.

 

17 – CASA, DESIGN E DECORAÇÃO: SOLUÇÕES PASSO A PASSO PARA RENOVAR AMBIENTES, por Clare Steel, Anna Quirino e Luis Reyes.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Considerado uma “bíblia” para profissionais da decoração de interiores, o livro de Clare Steel, Anna Quirino e Luis Reyes surpreende pelas poucas imagens e grandes questionamentos que são apresentados. O foco da obra são técnicas e orientações básicas de decoração, renovação de ambientes, pintura, escolha de componentes, além de dar dicas sobre iluminação, piso, cores, estilos, layout e muitas outras questões fundamentais para uma decoração de sucesso e otimização do espaço.

 

18 – ENTENDER A ARQUITETURA, por Leland M. Roth e Amanda C. Roth Clark.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Revisão histórica completa das origens e momentos da arquitetura mundial, a obra de Leland M. Roth e Amanda C. Roth Clark foi reeditada para incluir estilos velhos e novos do mundo inteiro.

 

19 – TUDO SOBRE A CASA, por Anatxu Zabalbeascoa.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

O livro escrito por Anatxu Zabalbeascoa é diferente de qualquer outro livro sobre arquitetura: ao invés de apresentar referências, sua obra é uma narrativa em forma de crônica onde conta a evolução do conceito de casa e seus recursos ao longo do tempo, misturando arquitetura, costumes e a evolução da tecnologia. A obra aborda seis espaços da casa separadamente – cozinha, quarto, sala de estar, banheiro, jardim e sala de jantar – mostrando a relação funcional do homem em cada um desses espaços.

 

20 – HISTÓRIA ILUSTRADA DA ARQUITETURA, por Emily Cole.

Livro Arquitetura Design Decoração

 

Escrito por Emily Cole, o livro nos oferece uma leitura histórica incluindo fatos, dados e referências visuais sobre os diversos estilos arquitetônicos do mundo. Além de mostrar os detalhes de cada estilo, o livro apresenta o contexto histórico e cultura de cada época, da Antiguidade ao Neoclassicismo moderno.

 


 

Gostou da nossa lista? Esperamos que sim! Se você conhece algum livro que merece estar nesse post, mas ficou de fora, compartilhe sua escolha conosco nos comentários!

Caso você esteja em busca de móveis planejados para completar sua decoração, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos!

 

LEIA TAMBÉM:

10 MULHERES QUE MARCARAM A ARQUITETURA.

ESTILO CONTEMPORÂNEO – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES.

ESPELHOS NA DECORAÇÃO: 5 FORMAS PRÁTICAS DE USAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *