ESTILO INDUSTRIAL – REFERÊNCIAS E 20 INSPIRAÇÕES

 

Dark, austero, íntimo e fascinante, o estilo industrial de decoração – ou industrial chic – é uma das tendências mais quentes do momento. Seja no cenário urbano ou rural, muitos armazéns, fábricas e celeiros têm sido transformados em ambientes de moradia cheios de personalidade, uma estética simples, evocativa e funcional que conquistou o coração de pessoas no mundo todo. O que é vintage nunca sai de moda!

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial

 

Para ajudar você a entender melhor a origem e as características do estilo industrial de decoração, separamos neste artigo os principais traços do estilo e boas referências para você se inspirar. Vamos lá!

 

Origem e Referências

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Cozinha Montagem

 

Diferentemente de outros estilos de decoração originados em correntes artísticas e filosóficas, o estilo industrial surgiu como uma consequência do contexto histórico do século XX. Ao final da Segunda Revolução Industrial, quando a globalização empurrou mais e mais indústrias para países com custos de produção menores, fábricas e armazéns locais foram abandonados. Regiões inteiras perderam sua atividade produtiva, sendo muitas delas localizadas em pontos centrais das cidades. Não demorou até o mercado imobiliário dar um novo uso para esses imóveis: eles seriam transformados em lofts, lojas e apartamentos!

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial

 

A oportunidade histórica não poderia ter sido mais adequada. As cidades estavam crescendo, e a demanda por espaço era grande. Transformar prédios industriais em empreendimentos de moradia foi uma solução brilhante que deu origem a uma nova estética fundamentada no minimalismo da época. Por que esconder a natureza industrial desses espaços, se podemos valorizar essa personalidade histórica? A ideia agora era criar casas com “clima de armazém”, acentuando os traços originais do espaço, com vigas aparentes e paredes de tijolos. Os arquitetos e designers da época simplesmente adoraram o novo conceito, que logo começou a ser replicado de forma cada vez mais elegante e funcional no mundo todo. Abaixo você confere os 9 traços marcantes do estilo industrial:

 

1 – Tijolos Expostos e Superfícies Brutas

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Tijolo Janelas

 

O traço mais marcante das decorações industriais é a escolha de materiais rústicos. Paredes originais com tijolos expostos promovem facilmente o clima industrial, além de trazerem uma cor quente para o espaço, tornando-o mais acolhedor.

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Tijolo Sofá

 

Os tijolos podem ser deixados como estão, ter o rejunte removido, receber pátina branca, ser desgastados… as possibilidade criativas são muitas! O importante é focar nos materiais simples e brutos, abusando de sua rusticidade! A maioria das paredes em um ambiente industrial não recebem reboco ou acabamento de qualquer tipo, especialmente o teto.

 

2 – Piso de Concreto ou Madeira

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Escritório Metal Concreto

 

O estilo industrial promove um ambiente clean e funcional, por isso o piso jamais deve ser extravagante ou refinado. Nada de cerâmicas, porcelanatos e/ou mármores!

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Piso Madeira

 

O cimento é a escolha mais prática e óbvia nesse sentido, e pode ser utilizado de várias formas, com acabamentos mais ou menos brilhantes e em tons diferentes, incluindo o queridinho dos decoradores, o cimento queimado. Além do concreto, a madeira (tacos ou tábua corrida) é outra excelente opção de piso neste estilo.

 

3 – Estrutura com Vigas e Tubulações à Mostra

Para a surpresa de muitos proprietários, a decoração industrial pode acabar saindo mais em conta do que a comum, já que um dos fundamentos do estilo é deixar o corpo do prédio à mostra, sem tantas reformas.

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Tubulação Vigas Metal

 

Colunas de concreto, vigas metálicas, encanamentos, fiação, tubos de ventilação, tudo que fazia parte da estrutura original do imóvel pode e deve ser deixado visível para complementar e dar autenticidade ao ambiente. Neste estilo, o teto da casa se torna um grande protagonista ao evidenciar os detalhes marcantes do conceito.

 

4 – Janelas Largas

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Janelas Metal Iluminação

 

Os grandes janelões segmentados com estrutura metálica, herança estrutural dos armazéns e fábricas antigos, são uma preciosidade estética muito querida no estilo industrial. Essas janelas largas permitem a entrada de luz natural e uma maior interação com o mundo exterior, além de completarem o clima desejado com seu design característico.

 

5 – Plano Aberto

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Loft Perspectiva

 

O estilo industrial surgiu na cola do minimalismo, por isso herdou alguns de seus melhores traços, como a valorização do espaço aberto no ambiente. Casas em estilo loft ou com segundo andar integrado ficam particularmente incríveis quando permitimos que o espaço e as paredes sejam protagonistas. A ideia é nunca preencher o lugar todo com itens decorativos, deixando essa ausência falar. Se for necessário dividir ambientes em um mesmo cômodo, a dica é usar biombos ou divisórias de madeira, que não cortam completamente o flow do conjunto.

 

6 – Tons Neutros, Naturais e Escuros

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Cor Cores Paleta

 

As cores do estilo industrial são austeras e naturais, nada de cores berrantes. Os tons que mais combinam nesse contexto são o cinza, o marrom (madeira e couro), o preto, o branco gelo, o verde musgo e o terracota. O cinza aqui é o grande coringa que nos ajuda a compor o ambiente combinando tons sobrepostos sem tirar o foco da decoração.

 

7 – Decoração Essencial e Vintage

Outra influência minimalista no estilo industrial é a filosofia do “menos é mais”. O importante aqui é a coerência estética e funcionalidade do conjunto, por isso qualquer decoração excessiva deve ser evitada. O espaço deve falar por si mesmo.

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Estante Armário

 

Os itens decorativos e móveis de um ambiente industrial geralmente são peças antigas, restauradas ou reformadas para novos usos, como mesas feitas de pallets ou um armário metálico repintado. Tudo que for antigo (mesmo que apenas em aparência) e rústico combina bem com esse estilo, por isso vale a pena procurar achados em antiquários.

 

8 – Acabamentos Metálicos

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Metal Vigas

 

O metal merece um item só para ele, já que é um dos materiais mais dominantes da decoração industrial. Seja nas janelas ou nos móveis, o uso intensivo do metal nos leva facilmente ao clima de “armazém antigo” desejado.

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Metal Metálico

 

E quando falamos em metal, tudo vale: você pode optar pelo ferro fundido clássico, cobre escovado (fica excelente na cozinha), aço fosco, alumínio brilhante, são muitas opções de materiais para explorar. Escadarias de ferro, por exemplo, são itens emblemáticos e muito desejados deste estilo.

 

9 – Iluminação Temática

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Luz Iluminação Luminária

 

Além da iluminação natural abundante, os pontos de luz temáticos são um traço incrível do estilo industrial. As luminárias industriais são tão populares hoje em dia que figuram regularmente em outros estilos, como o escandinavo e o moderno. Isso acontece pois as luminárias e lustres antigos, com suas gaiolas, fios e cúpulas metálicas, são itens cheios de personalidade que ajudam a completar o ambiente.

 

Casa Sala Decoração Estilo Industrial Iluminação Luz Luminária

 

Neste estilo vemos muitos lustres pendentes com fiação à mostra, lustres modernistas geométricos, luminárias de chão, trilhos metálicos de iluminação, abajures vintage em metal e/ou madeira, além das clássicas lâmpadas maiores com brilho amarelado (existem bons modelos de LED feitos para simular a luz incandescente sem maiores gastos de energia).

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

20 Inspirações para Você

 

#1

Casa Decoração Estilo Industrial Madeirol Cozinha Tijolo

 

#2

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha

 

#3

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Sofisticada Moderna

 

#4

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Jantar Mesa Integrado

 

#5

Casa Decoração Estilo Industrial Ambiente Cozinha Sala Quarto

 

#6

Casa Decoração Estilo Industrial Quarto Armário Madeirol Móveis Planejados

 

#7

Casa Decoração Estilo Industrial Ambiente

 

#8

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Madeira Tijolo

 

#9

Casa Decoração Estilo Industrial Quarto Cama

 

#10

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Tijolo Pátina Janela

 

#11

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Moderno

 

#12

Casa Decoração Estilo Industrial Sala Plantas

 

#13

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha

 

#14

Casa Decoração Estilo Industrial Sala Estar

 

#15

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Ilha

 

#16

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Loft

 

#17

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha

 

#18

Casa Decoração Estilo Industrial Sala Escadaria

 

#19

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Mesa Sala Armazém

 

#20

Casa Decoração Estilo Industrial Cozinha Madeira

 


 

Gostou das inspirações? Temos certeza de que agora você entende muito mais sobre os detalhes e características do estilo industrial de decoração!

Caso você esteja em busca de móveis planejados para compor sua casa, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos aqui!

 

LEIA TAMBÉM:

QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?

ESTILO MINIMALISTA / CLEAN – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES

20 LIVROS INCRÍVEIS DE ARQUITETURA/DECORAÇÃO

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.