O Natal está chegando! Falta pouco mais de um mês para a época mais esperada do ano, um tempo mágico onde nos reunimos com as pessoas que amamos para compartilhar a mesa, celebrar o nascimento de Jesus, trocar histórias e, é claro, trocar presentes!

 

decoracao arvore de natal

 

Para ajudar você a deixar a casa perfeita para esse momento tão importante, selecionamos em nosso artigo os 6 itens que não podem faltar em uma decoração natalina! Vamos a eles!

 

1# – A decoração já começa na porta de entrada!

 

guirlanda de natal

 

O espírito natalino já começa do lado de fora! Seja em um apartamento ou casa, a decoração externa é essencial para uma ambientação completa, e você pode alcançar resultados incríveis sem muito esforço ou grandes investimentos.

 

guirlanda de natal

 

Um dos elementos mais emblemáticos da decoração natalina é a guirlanda de Natal, um item tradicional que dá personalidade à sua porta da frente. Em termos de modelos, existem excelentes opções à disposição. Você pode optar pela clássica guirlanda redonda com ramos de pinheiro, pinhas e bolas coloridas, ou pode seguir seu próprio estilo, com guirlandas feitas de diversos materiais diferentes, como pano, rolhas, entre outros. Não tenha medo de usar guirlandas em outras partes da casa, elas também ficam ótimas do lado de dentro!

 

decoracao natal pisca pisca

 

Além da decoração da porta, a adaptação externa da casa pode contar com luzes de Natal, … bonecos temáticos, ramos de visco, faixas de tecido, adesivos, plantas, artesanato, são muitos os recursos a serem explorados. Seja em uma casa ou um apartamento, as tão conhecidas luzes pisca-pisca oferecem uma boa ambientação, permitindo que você decore a varanda ou o quintal e fachada espalhando objetos decorativos pelo ambiente!

 

2# – Árvore de Natal

 

decoracao natal sala

 

Símbolo máximo da festividade, a árvore de Natal representa o renascimento, a união e a vida. Muitas famílias tem como tradição decorarem juntos a árvore todos os anos, um hábito excelente de se cultivar. Em termos de decoração natalina, a árvore é item imprescindível para o conjunto, por isso seus enfeites são amplamente procurados e amados pelo público. Em alguns casos, vemos enfeites herdados de geração em geração na família, sempre saindo da caixa para brilhar na época certa.

 

decoracao arvore de natal

 

Antes de falar sobre os enfeites, é importante lembrar que TODO TIPO DE ÁRVORE DE NATAL É VÁLIDA. Você pode ter um pinheiro de verdade (cuidado, eles crescem muito), uma árvore artificial, uma árvore seca, um arbusto, uma decoração de parede em formato de árvore, não importa qual seja o material escolhido, mas sim o símbolo que aquilo representa. Monte sua árvore como for possível, como seu espaço permitir.

 

enfeite natal

 

Quando o assunto são enfeites natalinos, o céu é o limite! Sempre podemos contar com as bolas coloridas clássicas, incluindo as versões modernas que são transparentes por fora e decoradas por dentro com mini bonecos de neve e outros detalhes temáticos. Você pode comprar suas bolas de Natal,ou optar por criar as suas! Existem inúmeros tutoriais na internet sobre este assunto, se você gosta de botar a mão na massa.

 

enfeite natal

 

Outras escolhas clássicas são as pinhas, miniaturas temáticas, penduricalhos de feltro, laços elaborados e a estrela no topo. O pisca-pisca é outro elemento obrigatório que completa a decoração da árvore, só tome cuidado para não embolar os fios durante a instalação ou exagerar na mistura de luzes. Espalhe seu pisca-pisca com paciência e cuidado para que ele fique elegante e uniforme! A melhor decoração natalina é aquela que mexe com os nossos sentimentos, por isso não hesite em tirar da caixa enfeites antigos e usar fotos da família na decoração.

 

3# – Luzes, Muitas Luzes!

 

As luzes são um dos itens indispensáveis da decoração de Natal, sejam elas elétricas ou naturais. Apesar das luzes pisca-pisca serem a principal escolha na hora de decorar, as velas naturais dão um charme e uma intimidade única a qualquer ambiente, aprofundando ainda mais o clima natalino. Na dúvida, a ideia é mesclar as suas possibilidades!

 

luzes natal

 

Na hora de escolher as luzes pisca-piscas, dê preferência as que possuem a maior fiação de tomada, para facilitar a instalação, e botões para desligar o brilho. Você também encontra velas artificiais, luminárias temática, velas comuns e aromáticas, cordões de luz de LED, entre outras opções. Antes de comprar, pense onde você vai colocar cada ponto de luz para comprar apenas o que for necessário.

 

decoracao luzes natal

 

As luzes podem e devem ser usadas para enfatizar a decoração, como na árvore de Natal, mas também ficam excelentes quando colocadas ao redor de portas e janelas, fazendo trilhos no chão ou contornando móveis e objetos decorativos. A fita adesiva transparente é sua melhor amiga nessas horas, pois simplifica a instalação sem que comprometa a estética da decoração. O jardim, a varanda e o quarto das crianças são ótimos lugares para espalhar luzes natalinas. Já as velas, essas merecem posições de destaque na mesa ou em nichos, mas nunca devem ser usadas em lugares de muito movimento, para não causar acidentes.

 

4# – Decoração Interna

 

decoracao natal

 

Quando o Natal está chegando, a casa toda se transforma para recebê-lo! Vale a pena dar uma atenção especial para a decoração do espaço fora dos pontos tradicionais, como a árvore e a mesa. Prateleiras, nichos, estantes e móveis de apoio ficam excelentes mesmo com pequenos itens decorativos. Isso vale também para as paredes e janelas, que podem ser decoradas com luzes, adesivos e fotos.

 

decoracao natal

 

A decoração geral da casa pode envolver frutas e castanhas, taças de vinho, velas, presentes, berloques, adornos natalinos, fitas coloridas, potes,… o importante é pensar formas criativas de harmonizá-los no ambiente. Isso pode ser feito com fios de nylon, fitas adesivas ou mesmo cola quente.

 

decoracao natal

 

Em termos de cores, o tradicional é usar o vermelho, verde e o dourado, mas isso não é obrigatório. Se você pensa em inovar, é válido montar sua própria paleta equilibrando cores que dialoguem entre si, como a combinação clássica de branco/prata/azul.

 

5# – Mesa Natalina

 

decoracao mesa natalina

 

A ceia em família é o ponto mais alto da noite de Natal, por isso a mesa é um dos grandes destaques de qualquer decoração natalina. A montagem desse espaço envolve pensar com antecedência em quantas pessoas estarão presentes, para providenciar os detalhes que vão encantar as visitas nesta noite especial.

 

decoracao mesa natalina

 

Além das louças, jogos americanos e guardanapos temáticos, que podem ser encontrados no mercado com as cores e estampas da época, os itens de maior destaque serão os arranjos ou centros de mesa. Esses arranjos podem ser feitos das formas mais variadas, e é neles que as velas revelam todo seu charme. Uma ideia simples e excelente é usar taças viradas para baixo como castiçais para colocar velas no topo e bolas de Natal por dentro.

 

decoracao mesa natalina

 

Potes com velas e ervas aromáticas também são ótimas opções, mas você pode explorar outros materiais como paus de canela, fitas, folhas secas, pinhas, arranjos florais e mini-guirlandas. E não se esqueça de escolher uma toalha de mesa condizente com a sua paleta de cores!

 

6# – Símbolos Religiosos

 

decoracao natalina

 

Algumas pessoas comemoram o Natal apenas pelo seu espírito de união e fraternidade, mas a grande maioria dos brasileiros celebra a data pela sua natureza religiosa, relacionada ao nascimento de Jesus Cristo. Se você quer ter uma decoração natalina tradicional e completa, é importante incluir também itens que evoquem essa origem, como os presépios e velas da coroa do advento. O destaque que esses objetos terão no conjunto varia, mas mesmo um presépio pequeno já completa bem o cenário.

 

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.


 

Gostou das dicas? Temos certeza que depois deste artigo sua decoração de Natal ficará ainda mais completa e encantadora!

 

Caso você esteja em busca de móveis planejados para completar a decoração sua casa, não hesite em falar com um de nossos consultores de projetos clicando aqui!

 

LEIA TAMBÉM:

ESTILO INDUSTRIAL – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES

QUARTO INFANTIL PLANEJADO – VANTAGENS E INSPIRAÇÕES

ESPELHOS NA DECORAÇÃO: 5 FORMAS PRÁTICAS DE USAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.