Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Simples, lustroso e elegante, o estilo moderno de decoração é difícil de definir, mas muito fácil de se gostar. Parente dos estilos minimalista, mid-century modern e contemporâneo, o estilo modernista clássico já existe há mais de um século, porém continua inspirando decoradores e proprietários no mundo inteiro com seu design limpo e agradável.

 

sala planejada

 

Para ajudar você a entender mais sobre as características do estilo moderno de decoração, selecionamos neste artigo os principais traços e princípios desta linha estética, além de incríveis exemplos para você se inspirar! Vamos lá!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Use a nossa ferramenta Look Decora para experimentar diversos estilos de decoração.

Origem e Referências.

 

decoracao moderna

 

O estilo moderno de decoração surgiu no início do Século XX como uma das vertentes do Modernismo, um movimento filosófico, intelectual e artístico que se espalhou dando origem a diversas linhas de pensamento e design que transformaram a civilização ocidental. Do ponto de vista estético, o modernismo surgiu para se contrapor ao design carregado da era Iluminista (Art Nouveau, Neoclássico, Vitoriano, entre outros), tentando promover obras que fossem mais simples e funcionais, ao invés do rebuscamento exagerado dos estilos decorativos. Foi nesse contexto também que surgiu o minimalismo e o expressionismo abstrato, duas vertentes estéticas que influenciaram diretamente a decoração modernista.

 

decoracao sala quadros

 

As raízes da decoração moderna começam na escola Bauhaus alemã e nas escolas escandinavas de design, que buscavam encontrar um meio termo entre a simplicidade do minimalismo e as necessidades do homem moderno. Aos poucos, as madeiras escuras e móveis vitorianos elaborados foram dando lugar ao metal brilhante e a geometria agradável do novo estilo moderno, uma transição do design pesado de séculos anteriores para as ambientações mais equilibradas e leves que cultivamos hoje. Para ficar mais claro, abaixo você confere as 6 principais características do estilo moderno de decoração:

 

1# – “A Forma Segue a Função”.

 

decoracao sala moderna

 

Para entender o design modernista, antes é preciso entender seu princípio fundamental: a ideia de que “a forma segue a função”. Essa filosofia dita que o design de todos os elementos de um ambiente deve refletir e ter como norte seu propósito funcional. Na prática, isso significa evitar móveis e objetos decorativos que não possuam uma função definida, ou que tenham um formato incompatível com a função que deveria desempenhar. Nada de curvas desnecessárias. Nada de elementos bonitos, porém pouco práticos. Um ambiente modernista pensa primeiro na funcionalidade, antes mesmo de sua forma.

 

2# – Materiais Naturais e Modernos.

 

decoracao sala moderna

 

O estilo moderno de decoração é também uma volta ao básico, por isso valoriza a utilização de materiais naturais, evitando componentes super elaborados. As estrelas aqui são o vidro, o couro, o cimento, as fibras naturais, as madeiras sem tratamento e, principalmente, os metais. Eles são muito utilizados na decoração modernista, do lustre aos móveis, e tendem a aparecer em suas versões mais brilhantes e reflexivas, como o aço inoxidável, cromo, cobre espelhado e alumínio.

 

3# – Linhas Retas, Poucas Curvas.

 

decoracao sala moderna cinza

 

Contrário ao excesso de curvas e requintes da era anterior, o estilo moderno de decoração dá importância ao padrão estético das linhas retas horizontais e verticais, com armários, móveis e janelas retas. As linhas aparentes e bem definidas ajudam a construir cenários de equilíbrio e harmonia, onde cada parte desempenha sua função sem causar confusão ou chamar atenção demais para si mesma. O estilo contemporâneo, que é muitas vezes confundido com o modernista, dá mais ênfase às curvas e superfícies com textura.

 

4# – Arte Abstrata e Padrões Geométricos.

 

decoracao sala moderna

Ambiente criado em nossa ferramenta de decoração Look Decora.

 

A arte abstrata surgiu junto ao estilo moderno de decoração, por isso caminham juntos para criar ambientes ao mesmo tempo bonitos e intrigantes. É comum vermos quadros e esculturas abstratas completando a decoração moderna, especialmente na sala. Por ser uma arte “pura”, não-representativa, a abstração conquista o olhar e dificilmente enjoa com o tempo. Outro traço estético da decoração moderna é seu amor pelas formas e padrões geométricos, uma tendência também presente na decoração escandinava e industrial. Essa característica aparece com frequência em almofadas, tapetes, lustres e quadros.

 

5# – Neutro com um Toque de Cor.

 

decoracao sala moderna cores

 

A harmonia estética e a leveza do ambiente são de grande importância para a decoração moderna, por isso os tons neutros e naturais – preto, branco, cinza e marrom – são a base de qualquer ambiente. Mas isso é só o começo: o moderno não se limita aos tons neutros, buscando dar alguma personalidade ao cenário com pontos de cor destacados. Os tons acentuados geralmente são cores básicas, como vermelho, amarelo, verde e azul, que podem ser aplicadas em almofadas, cadeiras, ou até mesmo em uma parede destacada.

 

6# – Simplicidade e o “Menos é Mais”.

 

decoracao sala moderna minimalista

 

Irmão histórico do minimalismo, o estilo moderno também cultiva a filosofia funcional do “menos é mais”. Ambientes modernos devem ser simples, práticos e sem acúmulo de objetos. Essa característica se manifesta em soluções interessantes, como o uso de estantes embutidas, móveis multi-função e espaços abertos. Pesquisas recentes comprovam que um espaço bagunçado aumenta o estresse em quem frequenta o ambiente, por isso a simplicidade organizada do estilo moderno é também uma fonte constante de relaxamento e paz interior.

20 Inspirações para Você.

 

#1

decoracao quarto planejado madeirol

 

#2

decoracao cozinha planejada branca madeirol

 

#3

decoracao sala planejada

 

#4

sala planejada madeirol

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.
#5

cozinha planejada branca

 

#6

sala com lareira moderna

 

#7

decoracao sala moderna

 

#8

cozinha planejada madeirol

 

#9

decoracao quarto moderno

 

#10

cozinha moderna branca

 

#11

decoracao sala preto e branco

 

#12

decoracao cozinha moderna

 

#13

sala de estar moderna

 

#14

cozinha moderna

 

#15

sala de estar planejada

 

#16

cozinha planejada branca

#17

sala moderna

 

#18

cozinha planejada branca

 

#19

sala planejada

 

#20

sala planejada

 


 

Gostou do estilo moderno de decoração? Temos certeza de que agora você entende muito mais sobre essa linha estética tão charmosa e atual!

 

Caso você esteja em busca de móveis planejados para completar a decoração da sua casa, não hesite em solicitar um orçamento e falar com um de nossos consultores de projetos aqui!

 

LEIA TAMBÉM:

QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?

ESTILO MINIMALISTA / CLEAN – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES.

ESTILO INDUSTRIAL – REFERÊNCIAS E INSPIRAÇÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *