Simples, lustroso e elegante, o estilo moderno de decoração é difícil de definir, mas muito fácil de se gostar. Parente dos estilos minimalista, mid-century modern e contemporâneo, o estilo modernista clássico já existe há mais de um século, porém continua inspirando decoradores e proprietários no mundo inteiro com seu design limpo e agradável.
Para ajudar você a entender mais sobre as características do estilo moderno de decoração, selecionamos neste artigo os principais traços e princípios desta linha estética, além de incríveis exemplos para você se inspirar! Vamos lá!
Use a nossa ferramenta Look Decora para experimentar diversos estilos de decoração.
Origem e Referências.
O estilo moderno de decoração surgiu no início do Século XX como uma das vertentes do Modernismo, um movimento filosófico, intelectual e artístico que se espalhou dando origem a diversas linhas de pensamento e design que transformaram a civilização ocidental. Do ponto de vista estético, o modernismo surgiu para se contrapor ao design carregado da era Iluminista (Art Nouveau, Neoclássico, Vitoriano, entre outros), tentando promover obras que fossem mais simples e funcionais, ao invés do rebuscamento exagerado dos estilos decorativos. Foi nesse contexto também que surgiu o minimalismo e o expressionismo abstrato, duas vertentes estéticas que influenciaram diretamente a decoração modernista.
As raízes da decoração moderna começam na escola Bauhaus alemã e nas escolas escandinavas de design, que buscavam encontrar um meio termo entre a simplicidade do minimalismo e as necessidades do homem moderno. Aos poucos, as madeiras escuras e móveis vitorianos elaborados foram dando lugar ao metal brilhante e a geometria agradável do novo estilo moderno, uma transição do design pesado de séculos anteriores para as ambientações mais equilibradas e leves que cultivamos hoje. Para ficar mais claro, abaixo você confere as 6 principais características do estilo moderno de decoração:
1# – “A Forma Segue a Função”.
Para entender o design modernista, antes é preciso entender seu princípio fundamental: a ideia de que “a forma segue a função”. Essa filosofia dita que o design de todos os elementos de um ambiente deve refletir e ter como norte seu propósito funcional. Na prática, isso significa evitar móveis e objetos decorativos que não possuam uma função definida, ou que tenham um formato incompatível com a função que deveria desempenhar. Nada de curvas desnecessárias. Nada de elementos bonitos, porém pouco práticos. Um ambiente modernista pensa primeiro na funcionalidade, antes mesmo de sua forma.
2# – Materiais Naturais e Modernos.
O estilo moderno de decoração é também uma volta ao básico, por isso valoriza a utilização de materiais naturais, evitando componentes super elaborados. As estrelas aqui são o vidro, o couro, o cimento, as fibras naturais, as madeiras sem tratamento e, principalmente, os metais. Eles são muito utilizados na decoração modernista, do lustre aos móveis, e tendem a aparecer em suas versões mais brilhantes e reflexivas, como o aço inoxidável, cromo, cobre espelhado e alumínio.
3# – Linhas Retas, Poucas Curvas.
Contrário ao excesso de curvas e requintes da era anterior, o estilo moderno de decoração dá importância ao padrão estético das linhas retas horizontais e verticais, com armários, móveis e janelas retas. As linhas aparentes e bem definidas ajudam a construir cenários de equilíbrio e harmonia, onde cada parte desempenha sua função sem causar confusão ou chamar atenção demais para si mesma. O estilo contemporâneo, que é muitas vezes confundido com o modernista, dá mais ênfase às curvas e superfícies com textura.
4# – Arte Abstrata e Padrões Geométricos.
Ambiente criado em nossa ferramenta de decoração Look Decora.
A arte abstrata surgiu junto ao estilo moderno de decoração, por isso caminham juntos para criar ambientes ao mesmo tempo bonitos e intrigantes. É comum vermos quadros e esculturas abstratas completando a decoração moderna, especialmente na sala. Por ser uma arte “pura”, não-representativa, a abstração conquista o olhar e dificilmente enjoa com o tempo. Outro traço estético da decoração moderna é seu amor pelas formas e padrões geométricos, uma tendência também presente na decoração escandinava e industrial. Essa característica aparece com frequência em almofadas, tapetes, lustres e quadros.
5# – Neutro com um Toque de Cor.
A harmonia estética e a leveza do ambiente são de grande importância para a decoração moderna, por isso os tons neutros e naturais – preto, branco, cinza e marrom – são a base de qualquer ambiente. Mas isso é só o começo: o moderno não se limita aos tons neutros, buscando dar alguma personalidade ao cenário com pontos de cor destacados. Os tons acentuados geralmente são cores básicas, como vermelho, amarelo, verde e azul, que podem ser aplicadas em almofadas, cadeiras, ou até mesmo em uma parede destacada.
6# – Simplicidade e o “Menos é Mais”.
Irmão histórico do minimalismo, o estilo moderno também cultiva a filosofia funcional do “menos é mais”. Ambientes modernos devem ser simples, práticos e sem acúmulo de objetos. Essa característica se manifesta em soluções interessantes, como o uso de estantes embutidas, móveis multi-função e espaços abertos. Pesquisas recentes comprovam que um espaço bagunçado aumenta o estresse em quem frequenta o ambiente, por isso a simplicidade organizada do estilo moderno é também uma fonte constante de relaxamento e paz interior.
20 Inspirações para Você.
#1
#2
#3
#4
#6
#7
#8
#9
#10
#11
#12
#13
#14
#15
#16
#17
#18
#19
#20
Gostou do estilo moderno de decoração? Temos certeza de que agora você entende muito mais sobre essa linha estética tão charmosa e atual!
Caso você esteja em busca de móveis planejados para completar a decoração da sua casa, não hesite em solicitar um orçamento e falar com um de nossos consultores de projetos aqui!
LEIA TAMBÉM:
QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?