Investir em imóveis para aumentar seu patrimônio e gerar rendas extras é uma das estratégias mais tradicionais e lucrativas do mercado, mas não é desprovida de riscos. Todo proprietário de imóveis com experiência sabe: alugar para terceiros é um desafio. Encontrar o locatário certo pode levar um longo tempo (e gerando custos), por isso selecionamos neste artigo 10 dicas essenciais para ajudar você a alugar seu imóvel com mais agilidade. Vamos a elas!

 

#1 – Cuide Bem da Fachada.

 

dicas para alugar seu imovel

 

A fachada é o primeiro contato do potencial locatário com o seu imóvel, por isso merece cuidado para causar uma boa primeira impressão. Pense nela como seu cartão de visita.

Muros pichados e/ou sujos dão sensação de insegurança. Jardim mal cuidado mostra abandono. Excesso de vegetação dificulta a apresentação do terreno. Quanto melhor e mais limpa a aparência externa do imóvel, maiores são as chances de encontrar futuros inquilinos!

 

#2 – Mantenha a Conservação em Dia.

 

dicas para alugar seu imovel

 

Um erro comum que faz com que um imóvel não seja alugado é o simples abandono. Manter sua propriedade funcional e em dia exige esforço, porém é uma etapa incontornável para encontrar um locatário. Com a grande oferta do mercado, dificilmente um cliente vai se interessar por um imóvel com encanamento podre, rodapés soltando, problemas elétricos ou piso rachado. Cada defeito não resolvido pesa na decisão de alugar e no valor proposto.

A melhor forma de evitar essa deterioração é manter um checklist do que precisa ser observado e realizar os reparos quando necessário. Se deixar os problemas se acumularem, a coisa pode se tornar uma bola de neve, e a última coisa que você quer é que o seu cliente veja o imóvel como uma fonte de chateação no futuro.

 

#3 – Capriche na Pintura e na Iluminação.

 

dicas para alugar seu imovel

 

Já falamos sobre a conservação do espaço, mas a pintura e a iluminação merecem uma atenção especial. Se a pintura do seu imóvel não estiver “excelente”, você precisa repintar imediatamente. Uma parede com cara de velha ou suja é fator quase eliminatório quando queremos alugar. O novo morador busca um espaço onde se sinta bem, e as paredes são decisivas nesse momento. É por isso também que devemos priorizar os tons neutros caso a cor original seja chamativa ou fora de padrão.

O mesmo pode ser dito sobre a iluminação, já que cada tipo de lâmpada é capaz de provocar diferentes sensações nas pessoas. Para os quartos é importante ser aconchegante, então lâmpadas de luz amarelada (LED ou incandescente) são indicadas. Para a cozinha, banheiros e áreas de serviço, a regra é uma iluminação abundante usando lâmpadas frias fluorescentes. Preencha todos os soquetes vazios e troque os bulbos queimados, para que você possa ligar e desligar cada interruptor na frente do visitante.

 

#4 – Tire Fotos de Qualidade.

 

dicas para alugar seu imovel

 

Para divulgar e alugar seu imóvel, você precisa de fotos com alta qualidade. Ainda assim, muitos proprietários negligenciam esta etapa, promovendo imagens que não despertam o interesse de ninguém. Dedique um dia para fotografar com calma e chegue cedo para aproveitar a luz natural da manhã. Leve uma câmera de boa resolução (pode ser do celular), ligue todas as luzes da casa e tire muitas fotos para testar posições. O melhor ângulo geralmente está em um canto do cômodo ao lado das janelas, para que a luz abundante não ofusque a imagem.

 

#5 – Invista em Móveis Planejados.

 

dicas para alugar seu imovel moveis planejados

 

Investir em móveis planejados para o seu imóvel é um excelente diferencial na hora de alugar. A alta qualidade do material confere um sentimento de sofisticação a qualquer cômodo, além de serem extremamente úteis e funcionais no dia a dia. O investimento nessa melhoria compensa a longo prazo.

Os móveis planejados são um sonho de consumo para muitas pessoas, podendo facilmente conquistar um locatário indeciso. Isso vale especialmente para imóveis menores, onde armários customizados aproveitam ao máximo o espaço disponível. Só tenha cuidado para escolher cores e acabamento neutros, para não afastar um inquilino. Aqui na Madeirol, nós criamos um produto específico para ajudar proprietários a valorizar seus imóveis neste sentido, o Fast Rent Madeirol, que oferece condições especiais para este caso.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

#6 – Prepare o Ambiente para as Visitas.

 

O encanto do cliente pelo imóvel acontece logo à primeira vista. Por isso é importante garantir que essa experiência seja incrível! Existe uma grande diferença quando o possível inquilino percebe que o imóvel foi preparado para recebê-lo.

O lugar deve estar limpo, organizado e cheiroso. Se for necessário, opte pela contratação de um profissional de limpeza. Quando tudo estiver limpo, é hora de trabalhar na neutralidade. Muitas pessoas tomam decisões por motivos emocionais e podem criar aversão a um imóvel baseados na decoração. Símbolos religiosos, emblemas de times, itens decorativos, ímãs de geladeira, decorações cheias de personalidade devem sair das vistas. Se a casa começar a parecer uma foto de revista, você está no caminho certo! O passo final é tornar o imóvel mais aconchegante para receber a visita. Ligue o ar condicionado (ou abra a janela), acenda as luzes e abra as cortinas para mostrar a vista. Para finalizar, tenha água na geladeira e coloque uma música relaxante.

 

#7 – Divulgue Tanto Quanto Possível.

 

dicas para alugar seu imovel

 

Quanto mais você divulgar, mais fácil será encontrar um morador para o seu imóvel. E nunca foi tão fácil de espalhar seu anúncio pela internet! Sites como ZAP Imóveis, OLX Imóveis e Imovelweb (entre outros) são grandes opções para dar visibilidade de forma fácil e gratuita. Basta criar uma descrição bem completa do imóvel, colocar um valor coerente e incluir as melhores fotos, que os interessados vão aparecer. Faça o cadastro em tantos sites quanto desejar, só não se esqueça de conferir diariamente as respostas para não perder nenhuma oportunidade.

 

#8 – Saiba os Valores e Busque Ajuda Local.

 

dicas para alugar seu imovel

 

Saber o real valor do seu imóvel e o preço do aluguel correspondente é fundamental para uma negociação de sucesso. Só assim você poderá saber se está pedindo demais ou de menos, e depois definir uma margem de negociação. Para saber o valor atualizado, basta pesquisar e/ou fazer uma avaliação profissional.

E, falando em avaliações, a ajuda de uma imobiliária próxima pode ser decisiva nesse processo. Pesquisas apontam que a maioria dos locatários se distanciam apenas três quilômetros da sua casa atual na hora de encontrar um novo imóvel, então uma empresa local tem grandes chances de encontrar o seu cliente. Além disso, eles acompanham as notícias da região e podem te dar insights interessantes sobre o mercado e novidades.

 

#9 – Prepare-se na Época Certa.

 

dicas para alugar seu imovel

 

Se você quer alugar seu imóvel rapidamente é interessante focar os esforços na época certa. Tradicionalmente, os meses de Janeiro, Fevereiro e Março são os mais quentes para o mercado de aluguéis. Isso se deve não só ao espírito de mudança do início do ano, mas também aos diversos profissionais e famílias que estarão mudando de região/cidade em busca de novas oportunidades profissionais. Aproveite esse momento deixando a casa sempre pronta para receber visitas.

 

#10 – Seja Flexível no Contrato.

 

dicas para alugar seu imovel contrato

 

O contrato de aluguel é um assunto complexo que pode causar muita frustração se não for negociado corretamente, ou até mesmo a desistência de um potencial locatário. A dica nesse sentido é manter a cabeça aberta e negociar sempre que possível. Alguns temas recorrente são as garantias financeiras oferecidas e a multa rescisória. Tente entender o que o seu cliente está buscando para achar o meio termo. Um problema comum é a rotatividade do contrato, pois muitos locatários não desejam firmar o acordo tradicional de 30 meses. Pense sobre a possibilidade de um contrato mais curto, com cláusulas menos restritivas. Para garantir fechamento, também é valioso ter uma carta na manga: produtos especializados como o Fast Rent Madeirol te oferecem a possibilidade de incluir a criação de móveis planejados para o imóvel na negociação final e ainda ter o projeto instalado em pouquíssimo tempo, uma opção sofisticada que valoriza a propriedade como todo.

 


Gostou das dicas? Temos certeza de que, seguindo esses 10 conselhos, seu imóvel será alugado em um piscar de olhos!

Está em busca de MÓVEIS PLANEJADOS para o seu imóvel? Saiba mais sobre o Fast Rent Madeirol, ou faça seu orçamento com um dos nosso Consultores de Projetos!

 

LEIA TAMBÉM:

MÓVEIS PLANEJADOS: COMO NÃO ERRAR NA HORA DE COMPRAR.

7 ERROS E ACERTOS NA HORA DE REFORMAR A CASA.

MÓVEIS PLANEJADOS MADEIROL: 6 DIFERENCIAIS PARA A MELHOR ESCOLHA..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.