Todo proprietário que já quis se desfazer do seu imóvel sabe: vender rápido não é fácil. Além da atual crise imobiliária, que ainda afeta boa parte do país, a simples procura por um comprador interessado pode levar um longo tempo caso você não esteja preparado. Seu imóvel está pronto para receber os interessados? A documentação está em dia? Qual o valor correto de mercado? São muitas as perguntas que precisam ser respondidas.

Para ajudar você a vender seu imóvel o mais rápido possível, selecionamos neste artigo 9 dicas incríveis que vão te ajudar a encontrar mais interessados e fechar o negócio sem demora. Vamos a elas!

 

#1 – Uma Fachada Impecável.

 

dicas para vender sua casa

 

O primeiro contato direto do possível comprador com o seu imóvel acontece antes mesmo de ele adentrar. Se a fachada estiver feia ou mal cuidada, isso influenciará na disposição e nos sentimentos de quem estiver visitando. Para vender, é fundamental causar uma boa impressão, por isso a parte externa da propriedade deve estar impecável. Ela é o seu cartão de visita! Não deixe muros sujos ou pichados. Cuide do jardim, se houver. Quanto mais apresentável e limpa estiver a fachada, maiores são as chances de despertar o interesse.

 

#2 – Atenção à Limpeza e Conservação.

 

limpeza e conversacao

 

Falando em estar impecável, a dica para a parte externa vale ainda mais quando falamos do espaço interno. A primeira impressão quando a pessoa entra no imóvel é a que fica, então você precisa garantir que tudo esteja perfeitamente limpo e organizado. Se for necessário, contrate ajuda profissional para assegurar a perfeição desta etapa.

Além de garantir a limpeza, é fundamental que a conservação do imóvel também esteja em dia. Uma casa com pintura caindo aos pedaços, encanamento enferrujado, rodapés soltos e/ou piso rachado não desperta o interesse de ninguém. Se você não preservar a integridade do espaço, os visitantes verão seu imóvel como uma fonte de problemas, e irão procurar outras opções. Para vender rápido, é essencial que você renove a pintura em um tom neutro (de preferência branco) e conserte o que precisa ser consertado. O objetivo é encantar o comprador logo de cara mostrando um espaço em perfeito estado.

 

#3 – Fotos Incríveis.

 

vender sua casa fotos

 

Nunca subestime o poder de uma boa foto! Praticamente todos os seus potenciais compradores verão imagens do imóvel antes de visitá-lo, então é essencial que você invista em fotos de qualidade para gerar interesse. Anúncios que possuem entre 8 e 19 fotos recebem até 33% a mais de contatos pela internet, então é bom fazer o book completo.

A melhor forma de fotografar seu imóvel é tirar um dia para fazer isso cedo, aproveitando a luz natural da manhã. Abra as cortinas, acenda as luzes e fotografe cada cômodo a partir das quinas, uma de cada vez. Mantenha a câmera (pode ser de celular, se tiver boa resolução) reta e na horizontal, perpendicular ao chão, para que o ângulo saia perfeito. Caso esteja fotografando contra uma janela, use a função HDR da sua câmera para que a luz da imagem não fique estourada. Vale a pena fotografar tudo que você considere valioso no imóvel, como uma bela vista ou uma cozinha planejada. Evite ao máximo que apareçam pessoas ou itens pessoais nas imagens, para preservar a neutralidade do ambiente.

 

#4 – Valorize o Imóvel com Móveis Planejados.

 

cozinha planejada madeirol

 

Móveis planejados são um excelente recurso para valorizar seu imóvel e despertar o interesse de compradores. Além de serem práticos e funcionais, móveis sob medida dão um ar mais sofisticado ao ambiente. O investimento compensa, pois contribui não só para a negociação e a venda, mas também na precificação final do imóvel.

Sonho de consumo de muitas pessoas, os móveis planejados são um diferencial incrível capaz de conquistar compradores indecisos, especialmente no caso de imóveis menores onde cada centímetro conta. Esse recurso é tão útil que criamos aqui na Madeirol um produto específico para ajudar a valorizar imóveis à venda, o Fast Sell Madeirol, que oferece condições especiais para proprietários que buscam uma venda rápida e de qualidade.

 

#5 – Home Staging, A Arte de Receber Bem.

 

sala planejada

 

Um jeito matador de conquistar potenciais compradores é preparar o ambiente com todo o carinho para recebê-lo, o chamado Home Staging. A técnica, que é amplamente usada por imobiliárias de sucesso no mundo todo, envolve um trabalho sério de organização e despersonalização do imóvel para garantir que a primeira visita seja decisiva.

Quando o interessado chegar, seu imóvel deve estar limpo, cheiroso e esteticamente neutro. Nossas decisões são baseadas em emoções (e utilizamos a razão para justificá-las). Com isso, é fundamental se atentar a itens de decoração, símbolos de times, artigos religiosos, porta-retratos, papéis de parede e a qualquer elemento mais pessoal, deixando o ambiente o mais neutro possível. A ideia é que o comprador conheça o ambiente na sua forma mais pura e elegante. Para montar o cenário, deixe o espaço ainda mais aconchegante abrindo as janelas, deixando as luzes acesas e as cortinas abertas. Como toque final, utilize um odorizador agradável pela casa, tenha água disponível na geladeira e coloque uma música ambiente.

 

#6 – Divulgue seu Imóvel na Internet.

 

dicas para vender seu imóvel

 

Sites de divulgação como o ZAP Imóveis, OLX Imóveis e Imovelweb (entre outros) te colocam em contato direto com potenciais clientes de forma gratuita. E quanto mais você divulgar, melhor! Só não se esqueça de conferir diariamente as respostas. Além dos sites especializados, outro canal excelente para encontrar interessados são as redes sociais. O Facebook oferece inúmeros grupos regionais de compra e venda de imóveis, basta que você participe dos grupos adequados e divulgue seu anúncio utilizando as melhores fotos disponíveis.

E, falando no anúncio, escrever uma boa descrição é importantíssimo para que o seu imóvel desperte o interesse das pessoas. Fale sobre as vantagens, infraestrutura e facilidades da região. Comente sobre a vizinhança, o que fica perto, se existe transporte público ou comércio nas redondezas. Proximidade com escolas, departamentos de polícia, creches e hospitais são excelentes diferenciais. Use frases curtas, em linguagem formal e objetiva, e verifique o texto final para que não tenha erros de ortografia.

 

#7 – Busque Ajuda Profissional.

 

dicas para vender seu imóvel

 

Quando queremos vender um imóvel rapidamente, a ajuda de uma imobiliária é muito bem vinda. Na hora de escolher, a dica é procurar por uma empresa com boa reputação nos arredores do imóvel, já que esses profissionais possuem um conhecimento profundo sobre o mercado e as características da região. Se você não sabe quanto vale seu imóvel no momento (o preço pode variar muito), é impossível pedir um valor compatível com o mercado e definir uma margem de negociação sem o auxílio necessário. Além de possuir um vasto conhecimento sobre o local, técnicas de vendas e carteira de clientes, a imobiliária pode te ajudar muito com os trâmites legais desse processo. Para garantir o sucesso da sua escolha, confira o CRECI dos profissionais envolvidos, procure saber sobre a reputação da empresa na internet e faça ao menos uma visita ao espaço físico dela.

 

#8 – Contas Pagas e Documentação Pronta.

 

dicas para vender seu imóvel

 

A situação jurídica e financeira de um imóvel é muito relevante na hora de fechar o negócio. Quando o comprador mostra interesse, mas o proprietário não possui a escritura do imóvel regularizada, a venda tem grandes chances de ser desfeita. Ninguém gosta de esperar até que uma situação burocrática desagradável se resolva antes de comprar algo que deseja. Se você quer vender seu imóvel rápido, precisa estar com os documentos em dia, prontos para o processo. Isso também vale para as contas da casa, como luz, IPTU e condomínio, que devem estar regularizadas. Por mais que esses valores pendentes possam ser abatidos do montante da venda, a situação irregular é uma chateação extra que pode desmotivar o comprador. Guarde todos os comprovantes de pagamento, já que o novo proprietário pode precisar. Se houver pendências, resolva o mais breve possível e solicite sua Certidão Negativa de Débito com a prefeitura antes mesmo de anunciar o imóvel.

 

#9 – Prepare-se Para Negociar.

 

dicas para vender seu imóvel

 

A negociação é uma etapa inevitável na venda de qualquer imóvel, então é bom estar preparado. Conhecer o preço atualizado da propriedade é o primeiro passo para ter sucesso nesta etapa. Quando pedimos demais logo de cara, isso pode assustar o comprador, então tente anunciar um valor médio coerente. Decida qual a sua margem mínima de negociação com antecedência, para ter esse número à mão. Durante a negociação é importante ser flexível, pois cada cliente possui necessidades diferentes, então esteja aberto a considerar mudanças no valor do sinal, o número de parcelas do pagamento e o montante final acordado. É de praxe que você valorize os pontos fortes do imóvel nessa etapa, como a localização, documentação em dia e o bom estado de conservação. Para garantir a venda, também é interessante ter uma carta na manga: produtos especializados como o Fast Sell Madeirol te permitem incluir a criação de móveis planejados para o imóvel na negociação final com o comprador e ainda ter o projeto instalado antes da entrega das chaves, uma opção que valoriza e completa a propriedade para conquistar o novo dono.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.


Gostou das dicas? Temos certeza de que esses 9 passos te ajudarão a vender seu imóvel muito mais fácil e rápido!

Está em busca de MÓVEIS PLANEJADOS para o seu imóvel? Saiba mais sobre o Fast Sell Madeirol, e solicite orçamento com um dos nossos Consultores de Projetos!

 

LEIA TAMBÉM:

10 DICAS PARA ALUGAR SEU IMÓVEL MAIS RÁPIDO.

MÓVEIS PLANEJADOS: COMO NÃO ERRAR NA HORA DE COMPRAR.

REFORMA PARA VALORIZAR: POR ONDE COMEÇAR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.