Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Imagine uma casa onde cada móvel e cada aparelho está conectado a internet. Sua cama te acorda de manhã, e você pede ao seu assistente virtual para ligar as luzes e colocar uma música. Quando chega na cozinha, o café e a torrada já estão prontos. Futurista? Nem um pouco! Considerada uma nova revolução no jeito de morar, a chamada Internet das Coisas está se tornando mais comum e acessível a cada dia, permitindo que milhões de pessoas desfrutem dessa incrível tecnologia aplicada. O futuro chegou, e nele tudo está conectado!

 

 

Para te ajudar a entender melhor essa tendência, selecionamos neste artigo algumas das principais tecnologia de IoT que já estão disponíveis no mercado, e outras que ainda estão por vir! Vamos a elas!

 

Internet das Coisas: Origem e Definição.

Internet das Coisas, ou IoT, é a expressão criada para descrever qualquer aparelho ou recurso físico que antes não era capaz de se conectar com a internet, mas agora consegue estar online, coletar e compartilhar dados. A expressão vale para tudo que normalmente não está conectado à rede, por isso não se aplica a smartphones e laptops, que são feitos para a função. Essa inclusão da internet em objetos comuns só se tornou possível devido ao barateamento da produção de processadores e da tecnologia wireless, que nos permitiu aplicar a inteligência digital em tudo, uma verdadeira fusão do universo físico e online.

 

internet das coisas

 

O termo Internet of Things (IoT, como é conhecido) foi cunhado por Kevin Ashton em 1999 para descrever aparelhos comuns capazes de se comunicarem em rede. A primeira aplicação prática da IoT conhecida foi uma máquina de refrigerante em 1982, que já era capaz de informar todos os itens que continham em seu estoque, e emitir um alerta quando as latas ficavam geladas através da internet. De lá para cá, as aplicações de IoT deram saltos gigantescos com o surgimento de tecnologias como o RFID, chips de radiofrequência capazes de comunicação sem fio, e a internet banda larga de alta velocidade. Vendo o incrível potencial de economia, facilidade e produtividade da conexão da internet com objetos, não demorou até que a indústria abraçasse o recurso (usamos a tecnologia RFID na fábrica da Madeirol), e agora casas no mundo todo começaram a adotar elementos da IoT para facilitar a vida dos moradores. São as chamadas smart homes.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

Aplicações da IoT na Sua Vida.

Tecnologias que antes pareciam sonho hoje estão cada vez mais acessíveis, e a Internet das Coisas já faz parte da vida de milhões de brasileiros. São mais de 8 bilhões de aparelhos IoT ativos no mundo, um número que não para de crescer. Confira abaixo sete das aplicações mais famosas e difundidas deste recurso:

 

  • Assistentes Virtuais.

internet das coisas

 

A moda dos assistentes virtuais chegou com força nos EUA, e caminha a passos largos ao Brasil. Aparelhos como Amazon Echo e sua assistente Alexa (temos esse recurso em nossa loja do Casa Shopping), Google Home e o HomePod da Apple são capazes de responder perguntas, fazer pesquisas, comandar outros aparelhos IoT da casa, colocar música para tocar, agendar compromissos e alarmes, ler audiobooks e podcasts, avaliar as condições do tempo e do tráfego, entre outras funções ativáveis por comando por voz.

 

  • Smart TV.

Sensação entre os brasileiros, as Smart TVs são ótimos exemplos da tecnologia IoT em ação. Sempre conectados a internet, esses aparelhos permitem que seus usuários façam pesquisas e assistam a serviços de streaming online, como Netflix e Youtube, além de oferecerem todas as demais funcionalidade da televisão comum.

 

  • Móveis com Carregadores Wireless.

internet das coisas

 

Líder mundial no mercado de itens para a casa, a IKEA (entre outras empresas) tem investido com sucesso na venda de móveis que possuem carregadores por indução embutidos. Essa solução facilita muito a vida dos usuários, que podem carregar aparelhos eletrônicos e celulares apenas colocando o objeto sobre o móvel sem precisar de fios.

 

  • Luzes de Controle Remoto.

A iluminação inteligente é um recurso tecnológico que traz versatilidade e economia aos lares. Lâmpadas digitais como a Hue Ambience da Philips e o Wink da GE podem ser ligadas e desligadas à distância, as cores e a intensidade podem ser reguladas e ainda é possível criar padrões de ambientação pré-definidos para qualquer situação. Tudo via aplicativos instalados em nossos smartphones. O controle total da iluminação da casa pode estar no bolso de cada morador.

 

  • Termostatos Inteligentes.

internet das coisas

 

Em países do hemisfério norte, calefação é assunto de vida ou morte. A casa precisa estar aquecida quando você chegar no inverno, mas manter o sistema de aquecimento ligado o dia todo custa caro. É nesse contexto que os termostatos inteligentes brilham. Esses dispositivos podem exibir e regular a temperatura da casa à distância por meio de aplicativos IoT, além de salvarem as preferências de temperatura do usuário para o futuro.

 

  • Geladeira Conectada.

Elemento presente em muitos filmes futuristas, as geladeiras inteligentes já estão à venda no mercado e podem facilitar a vida dos moradores. Além de serem capazes de manter um registro dos produtos e prazos de validade em seu interior, essas geladeiras podem receber e salvar receitas da internet, tocar música e até mesmo sugerir pratos com os itens disponíveis.

 

  • Segurança Real-Time.

internet das coisas

 

Segurança é talvez o tema mais importante e mais procurado quando falamos sobre smart homes. Os usos mais comuns incluem sensores de movimento que podem te alertar sobre pessoas inesperadas na casa, câmeras internas e externas com feed em tempo real direto no celular, travas de porta conectadas por comando por voz que notificam quando são abertas, entre outros recursos. A IoT oferece uma integração plena entre os dispositivos de segurança da casa e nos permite reconhecer e lidar com situações mesmo à distância.

 

O Futuro da Internet das Coisas.

São tantas coisas incríveis mudando a nossa rotina, e a revolução mal começou! Analistas internacionais acreditam que veremos a tecnologia IoT assumir um papel central na gestão das casas nos próximos anos. Tudo estará conectado, concedendo mais versatilidade e controle aos moradores. Para ilustrar esse avanço, selecionamos 3 produtos que poderão estar na sua casa em breve:

 

  • Móveis Auto-Adaptáveis.

 

A empresa americana de robótica Ori decidiu dar um passo adiante no universo das smart homes criando móveis que se movem sozinhos e podem ser reconfigurados para exercer diversas funções ao mesmo tempo. O controle pode ser feito por voz ou aplicativos, transformando a disposição dos móveis em poucos segundos. Essa adaptabilidade é particularmente útil em imóveis menores, que são a grande tendência do momento. No vídeo você confere as incríveis funcionalidades desta tecnologia de ponta.

 

  • Espelhos e Superfícies Inteligentes.

internet das coisas

 

Tecnologia que vem direto dos filmes de ficção, as superfícies inteligentes já estão se tornando uma realidade. Hoje as funcionalidade são simples, como exibir horário, data e dados compartilhados por outros dispositivos, mas no futuro qualquer superfície poderá estar conectada exercendo suas próprias funções. As paredes e janelas da casa serão também superfícies de trabalho, telas de TV e extensões de qualquer dispositivo.

 

  • Compartilhamento de Dados da Casa.

Com tantos dispositivos acompanhando a nossa rotina, a quantidade de dados sobre o comportamento dos moradores será enorme. E essa informação tem muito valor! No futuro, podemos vender nossos dados a empresas interessadas, ou usar essa informação para otimizar processos e prever problemas. Sua geladeira, por exemplo, poderá identificar um produto em falta e encomendar automaticamente. Médicos poderão acompanhar a saúde e os hábitos dos pacientes 24h por dia sem necessariamente estarem presentes em todos os lugares . Situações de risco poderão ser comunicadas diretamente aos órgãos competentes sem perda de tempo. As possibilidades são infinitas.

 

Os Riscos da Internet das Coisas.

internet das coisas

 

Apesar de ser uma tecnologia incrível, a Internet das Coisas tem seus riscos. Sendo um recurso dependente da conexão de internet wifi do imóvel, a segurança da rede está diretamente relacionada ao firewall do roteador, que raramente sai de fábrica com um sistema de proteção adequado. Caso não seja sanada, essa vulnerabilidade técnica pode ser explorada por pessoas maliciosas em busca de acesso aos seus dispositivos. A tecnologia está avançando, e com ela precisamos também acompanhar o desenvolvimento de ferramentas capazes de manter as casas do futuro seguras tanto física quanto digitalmente.

 


 

Gostou do artigo? Temos certeza de que agora você entende muito mais sobre como a Internet das Coisas está mudando a nossa forma moderna de morar (e estamos ansiosos para acompanhar esse processo)!

Se você está em busca de MÓVEIS PLANEJADOS para completar sua casa dos sonhos, solicite um orçamento a um de nossos Consultores de Projetos aqui!

 

LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA 4 EMPRESAS QUE ESTÃO REVOLUCIONANDO O JEITO DE MORAR.

ESTILO MODERNO DE DECORAÇÃO – ORIGEM E 20 INSPIRAÇÕES.

DESIGN BIOFÍLICO: INTEGRANDO ELEMENTOS DA NATUREZA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *