Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

A prática do home office é uma tendência mundial de organização produtiva que não para de crescer. Pesquisas recentes comprovam que trabalhar de casa aumenta a produtividade em até 15%, e a satisfação dos funcionários em mais 7%, além de ser uma prática que ainda reduz os custos da empresa. Nos EUA, quase 40% dos trabalhadores já fazem home office, e muitas instituições brasileiras já começaram a adotar esse modelo. Se o futuro é trabalhar de casa, é muito importante que você tenha um espaço adequado e pensado com esse propósito.

 

home office planejado

 

Para te ajudar a organizar um home office funcional, confortável e inspirador, selecionamos em nosso artigo seis dicas de como montar este espaço corretamente, além de alguns bons exemplos para se inspirar. Vamos lá!

 

6 Dicas para Organizar Seu Home Office.

 

#1 – Ergonomia em Primeiro Lugar.

home office egornomico planejado

 

Se você vai passar várias horas do dia trabalhando em seu home office, então a primeira providência é garantir a sua integridade física para não desenvolver dores na coluna ou problemas mais graves de saúde. Ergonomia é a área do conhecimento que estuda a relação harmônica do homem com o ambiente, então é nela que encontramos as diretrizes corretas de um ambiente de trabalho saudável: a cadeira e a mesa devem estar em uma altura tal qual você possa apoiar os pés no chão enquanto trabalha, seus antebraços devem estar paralelos ao piso na hora de digitar (com apoio) e a tela deve estar posicionada levemente abaixo da altura dos olhos do usuário. Jamais trabalhe em situações improvisadas que comprometam sua postura, como em sofás, e faça questão de comprar uma cadeira resistente onde você se sinta confortável para ficar sentado por muito tempo. Esse investimento pode parecer caro, a princípio, mas é essencial quando a sua saúde está em jogo.

 

#2 – Tenha Móveis Funcionais.

decoracao home office

 

Sendo uma área de trabalho em casa, todo home office exige móveis adequados para essa função. Você precisará de uma boa bancada, armários para organizar arquivos e materiais, além de estantes e nichos para completar a funcionalidade do ambiente e ter as ferramentas certas à mão. Via de regra, quanto mais espaço útil, melhor! É por isso que móveis planejados são uma ótima opção na hora de montar seu home office: o projeto personalizado aproveita perfeitamente o espaço disponível da casa, podendo ter diversos armários, suportes e gavetas feitos de acordo com as suas necessidades, e você também tem a liberdade de fazer a mesa na altura exata para preservar a sua coluna.

 

#3 – Organização do Espaço.

home office organizado

 

Organização e produtividade andam sempre juntas, e não é diferente em casa! Se o seu home office não for bem organizado, o caos roubará sua produtividade e será difícil de manter a eficiência do trabalho. Isso vale em dobro para pessoas que precisam lidar com papéis ou materiais de artesanato, por exemplo. A dica então é ABUSAR dos organizadores! “Pegboards” (ou quadro com furinhos), quadros de cortiça, gradeados, armários para documentos específicos, caixas identificadas, porta-canetas, nichos, prateleiras, etc. Existem muitos recursos simples feitos para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. Use o que achar necessário.

 

#4 – Iluminação Abundante.

iluminacao home office

 

Segundo a ergonomia, uma boa iluminação é essencial para a produtividade de qualquer profissional. A melhor luz é a natural, vinda de uma janela, mas nem todos os espaços de home office podem se dar esse luxo. O melhor substituto é um plano de iluminação envolvendo tanto luzes frias no teto para o trabalho diário (ajudam a manter a concentração), quanto abajures de luzes quentes (amarelas) e direcionadas para se ter em cima da mesa. Assim você tem acesso a dois tipos de iluminação para usar de acordo com o ritmo e a natureza do trabalho. Cômodos que não foram pensados como home offices originalmente raramente possuem uma iluminação adequada, por isso vale a pena investir tempo e dinheiro nessa melhoria.

#5 – Decoração Inspiradora.

decoracao home office

 

Sua área de trabalho merece ter o seu estilo! A decoração do home office é um detalhe muito importante quando pensamos no bem estar do usuário a longo prazo. Evite itens super chamativos ou excesso de elementos que possam desviar a sua atenção. Boas recomendações incluem plantas para dar vida ao ambiente e quadros/posters com frases e imagens inspiradoras que te tragam motivação. Tente fazer uma decoração que combine com o seu gosto, mas que também preserve e promova sua produtividade ao longo do dia.

 

#6 – Elimine as Distrações.

decoracao home office

 

Quando trabalhamos em casa, é fácil se distrair, por isso medidas devem ser tomadas. Para preservar sua produtividade, o home office deve ser pensando em uma área mais isolada da casa, longe da rotina e do barulho. Televisão no home office? Nem pensar! Retire ou esconda tudo que possa tirar o seu foco ou provocar estresse. Se a janela tem muito movimento, instale uma persiana. Se o ambiente faz calor, invista em um ar condicionado. Não quer ir até a cozinha? Uma boa ideia é ter o seu frigobar ou uma garrafa d’água a postos. Quanto menos motivos você tiver para levantar a todo momento, melhor. Para completar a harmonia do cenário e não correr o risco de provocar acidentes, esconda os fios sempre que possível usando ganchos e canaletas metálicas.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.
 

+ 23 Inspirações para Você.

 

#1

home office planejado

#2

home office planejado

#3

home office planejado

#4

home office planejado

#5

home office planejado

#6

home office planejado

#7

home office planejado

#8

home office planejado madeirol

#9

home office planejado madeirol

#10

home office planejado

#11

home office planejado

#12

home office planejado

#13

home office planejado

#14

home office planejado

#15

home office planejado

#16

home office planejado

#17

home office planejado

#18

home office planejado

#19

home office planejado

#20

home office planejado

#21

home office planejado

#22

home office planejado

#23

home office planejado

 


Gostou das nossas inspirações? Temos certeza de que seguindo essas dicas seu home office ficará muito mais funcional e agradável de se trabalhar!

Caso você está pensando em fazer MÓVEIS PLANEJADOS para o seu home office, não hesite em solicitar um orçamento conosco falando com um Consultor de Projetos aqui!

 

LEIA TAMBÉM:

MÓVEIS PLANEJADOS: COMO NÃO ERRAR NA HORA DE COMPRAR.

QUIZ: QUAL O SEU ESTILO NA HORA DE DECORAR?

5 DICAS PARA FAZER O PROJETO CABER NO ORÇAMENTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *