A prática do home office é uma tendência mundial de organização produtiva que não para de crescer. Pesquisas recentes comprovam que trabalhar de casa aumenta a produtividade em até 15%, e a satisfação dos funcionários em mais 7%, além de ser uma prática que ainda reduz os custos da empresa. Nos EUA, quase 40% dos trabalhadores já fazem home office, e muitas instituições brasileiras já começaram a adotar esse modelo. Se o futuro é trabalhar de casa, é muito importante que você tenha um espaço adequado e pensado com esse propósito.
Para te ajudar a organizar um home office funcional, confortável e inspirador, selecionamos em nosso artigo seis dicas de como montar este espaço corretamente, além de alguns bons exemplos para se inspirar. Vamos lá!
6 Dicas para Organizar Seu Home Office.
#1 – Ergonomia em Primeiro Lugar.
Se você vai passar várias horas do dia trabalhando em seu home office, então a primeira providência é garantir a sua integridade física para não desenvolver dores na coluna ou problemas mais graves de saúde. Ergonomia é a área do conhecimento que estuda a relação harmônica do homem com o ambiente, então é nela que encontramos as diretrizes corretas de um ambiente de trabalho saudável: a cadeira e a mesa devem estar em uma altura tal qual você possa apoiar os pés no chão enquanto trabalha, seus antebraços devem estar paralelos ao piso na hora de digitar (com apoio) e a tela deve estar posicionada levemente abaixo da altura dos olhos do usuário. Jamais trabalhe em situações improvisadas que comprometam sua postura, como em sofás, e faça questão de comprar uma cadeira resistente onde você se sinta confortável para ficar sentado por muito tempo. Esse investimento pode parecer caro, a princípio, mas é essencial quando a sua saúde está em jogo.
#2 – Tenha Móveis Funcionais.
Sendo uma área de trabalho em casa, todo home office exige móveis adequados para essa função. Você precisará de uma boa bancada, armários para organizar arquivos e materiais, além de estantes e nichos para completar a funcionalidade do ambiente e ter as ferramentas certas à mão. Via de regra, quanto mais espaço útil, melhor! É por isso que móveis planejados são uma ótima opção na hora de montar seu home office: o projeto personalizado aproveita perfeitamente o espaço disponível da casa, podendo ter diversos armários, suportes e gavetas feitos de acordo com as suas necessidades, e você também tem a liberdade de fazer a mesa na altura exata para preservar a sua coluna.
#3 – Organização do Espaço.
Organização e produtividade andam sempre juntas, e não é diferente em casa! Se o seu home office não for bem organizado, o caos roubará sua produtividade e será difícil de manter a eficiência do trabalho. Isso vale em dobro para pessoas que precisam lidar com papéis ou materiais de artesanato, por exemplo. A dica então é ABUSAR dos organizadores! “Pegboards” (ou quadro com furinhos), quadros de cortiça, gradeados, armários para documentos específicos, caixas identificadas, porta-canetas, nichos, prateleiras, etc. Existem muitos recursos simples feitos para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. Use o que achar necessário.
#4 – Iluminação Abundante.
Segundo a ergonomia, uma boa iluminação é essencial para a produtividade de qualquer profissional. A melhor luz é a natural, vinda de uma janela, mas nem todos os espaços de home office podem se dar esse luxo. O melhor substituto é um plano de iluminação envolvendo tanto luzes frias no teto para o trabalho diário (ajudam a manter a concentração), quanto abajures de luzes quentes (amarelas) e direcionadas para se ter em cima da mesa. Assim você tem acesso a dois tipos de iluminação para usar de acordo com o ritmo e a natureza do trabalho. Cômodos que não foram pensados como home offices originalmente raramente possuem uma iluminação adequada, por isso vale a pena investir tempo e dinheiro nessa melhoria.
#5 – Decoração Inspiradora.
Sua área de trabalho merece ter o seu estilo! A decoração do home office é um detalhe muito importante quando pensamos no bem estar do usuário a longo prazo. Evite itens super chamativos ou excesso de elementos que possam desviar a sua atenção. Boas recomendações incluem plantas para dar vida ao ambiente e quadros/posters com frases e imagens inspiradoras que te tragam motivação. Tente fazer uma decoração que combine com o seu gosto, mas que também preserve e promova sua produtividade ao longo do dia.
#6 – Elimine as Distrações.
Quando trabalhamos em casa, é fácil se distrair, por isso medidas devem ser tomadas. Para preservar sua produtividade, o home office deve ser pensando em uma área mais isolada da casa, longe da rotina e do barulho. Televisão no home office? Nem pensar! Retire ou esconda tudo que possa tirar o seu foco ou provocar estresse. Se a janela tem muito movimento, instale uma persiana. Se o ambiente faz calor, invista em um ar condicionado. Não quer ir até a cozinha? Uma boa ideia é ter o seu frigobar ou uma garrafa d’água a postos. Quanto menos motivos você tiver para levantar a todo momento, melhor. Para completar a harmonia do cenário e não correr o risco de provocar acidentes, esconda os fios sempre que possível usando ganchos e canaletas metálicas.
+ 23 Inspirações para Você.
#1
#2
#3
#4
#5
#6
#7
#8
#9
#10
#11
#12
#13
#14
#15
#16
#17
#18
#19
#20
#21
#22
#23
Gostou das nossas inspirações? Temos certeza de que seguindo essas dicas seu home office ficará muito mais funcional e agradável de se trabalhar!
Caso você está pensando em fazer MÓVEIS PLANEJADOS para o seu home office, não hesite em solicitar um orçamento conosco falando com um Consultor de Projetos aqui!
LEIA TAMBÉM:
MÓVEIS PLANEJADOS: COMO NÃO ERRAR NA HORA DE COMPRAR.