No universo das cores, é fácil ficar encantado pelos tons mais vibrantes do arco íris, mas, quando o assunto é decoração, são os tons neutros que ocupam a maior parte dos espaços. Cor demais cansa, e os cinzas e nudes são tons neutros incrivelmente versáteis que conseguem encontrar espaço e acrescentar muito a qualquer decoração.

 

cozinha planejada madeirol cinza bege

 

Para ensinar você a usar esses tons neutros na sua casa, elaboramos este artigo com as principais características, utilizações e combinações úteis, além de darmos bons exemplos para você se inspirar! Vamos lá!

 

Tons Neutros: Elegância, Sofisticação e Versatilidade

cozinha planejada moderna cinza

 

Cinzas e nudes, os chamados “tons neutros”, são cores extremamente versáteis que não chamam atenção imediatamente, e por isso conseguem enfatizar e elevar outras cores em combinações super elegantes. Não é à toa que praticamente todos os ambientes modernos usam ao menos um desses tons em seus esquemas de cor: os cinzas e nudes trazem sofisticação e contraste, completando o espaço de forma serena e agradável.

 

cozinha planejada cinza bege

 

Quando falamos de cinza, estamos falando sobre uma infinidade de tons entre o branco e o preto. Cada um é capaz de encontrar seu lugar em contextos diferentes da decoração, seja nos móveis, detalhes ou paredes. O mesmo vale para os nudes, que vão desde o bege claro, quase areia, até os amarronzados mais escuros. Enquanto os cinzas nos dão meio-tons acromáticos, os nudes oferecem meio-tons leves e coloridos. As versões mais claras de ambas as cores são associadas à calma e ao relaxamento, enquanto os tons escuros passam um sentimento de elegância, bom gosto e intimidade.

 

montagem cozinha banheiro cinza bege madeirol

 

Muito prevalentes no estilo Industrial, Rústico, Escandinavo e Moderno de decoração, os tons neutros (ou pastéis) são úteis não só para enfatizar elementos e outras cores, mas também por serem fáceis de combinar com objetos decorativos e não cansarem a vista do morador a longo prazo. Isso fica bem evidente no caso do cimento queimado, uma tendência incrível que tem conquistado corações quando aplicado nas mais diversas superfícies da casa.

 

Diferença Funcional Entre Cinza e Nude

paleta de cores cinza e nude

 

Apesar de ambas as cores serem consideradas neutras, existe uma grande diferença prática na hora de decorar com esses tons. Enquanto os cinzas são mais frios, sofisticados e impessoais, os nudes em geral são cores mais quentes, leves e pessoais. A escolha entre eles depende unicamente do ar que você gostaria de dar à sua casa. Essa opção também faz diferença quando queremos combinar esses tons neutros com cores mais vibrantes: enquanto o traço acromático do cinza dá ênfase total ao restante da paleta de cores, realçando contrastes e detalhes, os nudes tendem a se misturar com o restante da paleta, criando um plano de fundo harmônico onde as demais cores e elementos se destacam de forma mais suave.

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

Tons Neutros Como Paleta Principal

sala quarto madeirol montagem cinza bege

 

E quem disse que os tons neutros não podem ser as estrelas do ambiente? A decoração em diversos tons de cinzas tem sido uma moda muito querida entre decoradores, especialmente para cozinhas e salas. O importante para que uma decoração em tons neutros funcione é o contraste entre elementos claros e escuros, para que o ambiente não fique monocromático e tedioso. Um cômodo todo decorado em cinza pode ficar encantadoramente moderno, mas também pode passar um clima triste e frio. O mesmo vale para ambientes em nude, que podem ser muito elegantes, ou simplesmente sem graça. Tudo depende do equilíbrio entre as nuances escolhidas. É aí que entra um toque de cor para completar o projeto.

 

montagem rustico escandinavo sala cinza bege

 

Quando grande parte de decoração usa tons neutros, os lugares coloridos se destacam dando vida e personalidade ao conjunto. Cores vibrantes cumprem essa função muito bem, especialmente quando aplicadas em objetos icônicos, como poltronas, quadros e lamparinas, mas mesmo cores mais leves ou escuras podem dar um resultado incrível quando bem colocadas em um ambiente neutro. Só tome cuidado para escolher cores adicionais que dialoguem com os tons base de forma harmônica, especialmente no caso dos ambientes em nude.

Faça você mesmo sua decoração usando a nossa ferramenta Look Decora

 

Tons Neutros Como Apoio para Cores Vibrantes

sala cinza coral poltronas

 

O uso mais tradicional dos tons neutros na decoração é como apoio para dar destaque às cores principais do cômodo. Detalhes em cinza cumprem muito bem essa função por combinarem com quase qualquer cor, por isso é tão comum vermos superfícies e acabamentos nesta cor. O cinza claro realça sua cor principal de forma leve e sofisticada, enquanto os cinzas mais escuros criam um contraste maior que valoriza pontos de luz e cores claras, como amarelo, off-white e turquesa. Devido a sua natureza neutra e pouco luminosa, o cinza também é útil para enfatizar texturas únicas, como paredes de tijolos, acabamentos em madeira e revestimentos 3D.

 

cozinha planejada amarela cinza

 

No caso dos tons de nude, a combinação com uma cor principal exige mais atenção para que todas estejam dentro de uma mesma família e formem uma paleta coerente. Existem muitos tons de nude, cada um tendendo para uma cor principal, então é importante achar o tom que combine. Muitas vezes é bom usar mais de uma nuance como apoio para te dar mais opções dentro da escala. Quando a paleta está bem equilibrada, os nudes se tornam quase invisíveis no conjunto, formando um realce temático que completa o espaço permitindo que as cores principais apareçam de forma clara, mas não excessiva. Essa mistura traz dinamismo e alegria ao ambiente. Enquanto o cinza funciona criando bons contrastes sem roubar a cena, os nudes cumprem sua função de coadjuvantes criando conjuntos harmônico que complementam as cores principais.

 

Boas Combinações de Cores com Cinza e Nude

montagem banheiro quarto cinza nude bege cores verde

 

Apesar dos cinzas e nudes serem tons neutros capazes de criar boas combinações com quase todas as cores, sempre existem aquelas misturas perfeitas que não tem erro! Preto e branco são cores opostas que combinam naturalmente com o cinza, mas também ficam excelentes quando misturadas com o nude. O mesmo vale para os marrons, off-white e os tons de madeira, que casam perfeitamente. Não é a toa que o estilo Industrial usa e abusa da mistura dos cinzas com acabamentos em madeira!

 

montagem quarto sala cinza cereja mostarda

 

Além das combinações mais básicas e elegantes, os tons neutros também podem criar paletas incríveis quando associados a tons mais vibrantes. Algumas das combinações mais bem sucedidas envolvem cores como rosa, coral, amarelo claro, mostarda, azul céu, turquesa, vermelho, vinho, cereja, verde musgo, verde mar e verde azulado. Os roxos e laranjas, em geral, são cores fortes demais para esse tipo de construção. E o melhor de tudo: o próprio cinza combina muito bem com o nude, por isso muitas vezes andam juntos para criar vários esquemas de cores super completos e atuais.

Decoração de Sala de Jantar feita através do Look Decora. Faça você também a sua decoração

 

13 INSPIRAÇÕES PARA VOCÊ

 

#1

quarto madeirol armário móveis planejados nude

 

#2

cozinha bege moderna

 

#3

sala televisao moveis planejados madeirol bege

 

#4

sala linda sofa cozinha cinza

 

#5

cozinha planejada moderna madeirol cinza

 

#6

sala cinza azul bege

 

#7

cozinha moderna cinza amarelo

 

#8

quarto casal bege madeirol

 

#9

cozinha cinza moderna

 

#10

cozinha moderna industrial bege cinza

 

#11

quarto casal nude madeirol

 

#12

sala cinza moderna

 

#13

sala cinza amarelo

 


 

Gostou das dicas? Temos certeza de que agora você poderá usar os cinzas e nudes na sua casa com muito mais segurança! Viva as cores neutras!

Caso você está pensando em fazer MÓVEIS PLANEJADOS para completar sua casa, não hesite em solicitar um orçamento conosco falando com um Consultor de Projetos aqui!

 

LEIA TAMBÉM:

10 TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO DO PINTEREST PARA 2019

ESTILO INDUSTRIAL – REFERÊNCIAS E 20 INSPIRAÇÕES

REVESTIMENTO 3D PARA A SALA + 10 INSPIRAÇÕES

 

 

 

3 Replies to “NEUTRO E BONITO: COMO USAR TONS DE CINZA E NUDE NA DECORAÇÃO (+13 INSPIRAÇÕES)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.