Com as férias escolares chegando, há a preocupação dos pais em manter a casa organizada com a mudança de rotina com os filhos por perto. A criançada adora ficar em casa, brincar com os amigos, passear e se divertirem ao máximo nas férias.

É possível manter a casa arrumada e bem organizada durante as férias de julho dos filhos, ensinando limites e obrigações para eles brincarem com consciência. Também é preciso permitir espaço para que eles possam brincar e se divertir, mas saber a hora exata para cada coisa conciliando brincadeiras e responsabilidades.

Confira algumas dicas de como deixar a casa organizada durante as férias escolares e saiba como estimular boas práticas nos pequenos que poderão ser levadas para toda vida.

 

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

#1 Estabeleça Limites

Por estarem de férias, os filhos pensam que podem fazer o que quiserem nesse período e não ter horário certo para nada como para dormir, para comer ou para brincar. A brincadeira faz parte essencial do desenvolvimento da criança e ela precisa brincar no tempo que lhe é destinado para isso que são as férias escolares, sendo que é necessário estabelecer limites para que a diversão não torne a criança preguiçosa e irresponsável.

Uma ótima dica é criar um espaço na casa – seja no quarto dos pequenos, na sala, na área de serviço – para que seus filhos possam brincar com mais tranquilidade e evitar que seus brinquedos fiquem espalhados por todos os cômodos. Assim que o horário da brincadeira terminar – sim, você deve determinar um horário também – ensiná-los a guardar seus brinquedos, essa será uma obrigação para eles e você pode definir que se não fizerem isso poderão ser castigados.

 

#2 Crie Novas Rotinas

Estarem de férias não significa apenas brincadeiras e descanso dos estudos para os pequenos, você pode estimulá-los a ajudarem nas tarefas da casa também. Atividades simples como jogar o lixo fora, lavar a louça, arrumar o quarto, entre outras que sejam adequadas à idade deles. É importante ensinar desde cedo a importância de ajudar os pais com os afazeres domésticos.

Incentive e estimule as crianças a seguirem uma rotina de atividades diárias como ter horário para acordar e dormir, horário para comer, para brincar, para assistir TV e para ajudar os pais nas tarefas domésticas. Seria interessante que essas ações continuassem sendo feitas até depois que as férias acabarem, para que seus filhos criem responsabilidades definitivas.

 

#3 Planeje Programas Diferentes

Ficar só em casa brincando todos os dias pode ficar chato e tedioso para seus filhos. Nos seus dias de folga, leve as crianças para passearem, as férias são para isso também! Programas como museus, praças, cinema, praia, cursos ou praticar esportes podem ser atividades bem divertidas para os pequenos, assim não ficarão apenas em casa durante as férias e terão uma rotina mais diferente, além disso, você conseguirá manter a casa mais arrumada.

 

#4 Toda Ajuda é Bem-Vinda

Quando os filhos estão em casa, fica mais difícil você separar um tempo para limpar e conseguir organizar todos os ambientes, ainda mais quando se trabalha o dia todo fora. Além de ter que dar atenção aos pequenos, você precisa vigiá-los de vez em quando, pois crianças sempre acabam fazendo travessuras.

Uma ideia é falar com os avós das crianças, tios e com os pais de amigos dos seus filhos e combinar para que eles brinquem na casa deles. Você ficará com a casa livre para arrumar tudo e pode até contratar uma ajudante para isso ou uma babá temporária para cuidar dos pequenos.

#5 Aproveite os Momentos

Você não precisa manter a casa arrumada todo o tempo, vai acontecer de alguns momentos não conseguir organizar tudo do jeito que queria, mas o importante é que você está no caminho certo.

Desde que mantenha uma organização e tenha passado as orientações adequadas para seus filhos arrumarem seus brinquedos, com disciplina e limites, tudo vai ficar bem.

Aproveite esse período para passar mais momentos com os pequenos e tente relaxar. Incentive boas práticas que vocês podem fazer juntos como separar peças de roupas, sapatos e brinquedos para doar, além de fazer uma boa ação, você ensina o seu filho a ser prestativo e solidário com o próximo.

 

 

Viu só como é possível manter a casa organizada e poder curtir com as crianças? Não tem porque se preocupar quando tudo está sob controle. Curtiu as dicas? Veja alguns dos nossos Projetos Decorados e inspire-se para decorar sua casa!

Quer adquirir móveis planejados? Faça um orçamento sem compromisso conosco e aproveite a entrega mais rápida do Brasil: APENAS 12 DIAS ÚTEIS!

 

*Todas as imagens utilizadas nesta matéria são meramente ilustrativas e de banco de imagens.

 

LEIA TAMBÉM:

SAIBA 5 VANTAGENS EM TER MÓVEIS PLANEJADOS

DICAS PARA DECORAR SUA CASA NO INVERNO

NEUTRO E BONITO: COMO USAR TONS DE CINZA E NUDE NA DECORAÇÃO (+13 INSPIRAÇÕES)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.