Quem tem um closet ou guarda-roupa grande ou até mesmo se for pequeno, não importa como seja, às vezes com a correria do dia a dia, acabamos deixando de lado a tarefa de organizá-lo e isso é super importante para nossa rotina.

Muitas vezes permitimos que a bagunça se instale, seja por falta de tempo ou por preguiça, mas é fundamental criarmos o hábito de arrumar nossas coisas, simplesmente para ter mais organização na nossa vida e, claro, para na hora de sair que seja mais fácil para achar uma roupa ou encontrar algo que esteja precisando.

Então separe um tempo para organizar seu closet, mas antes veja as dicas que separamos sobre como você pode organizá-lo e aproveitar cada espaço nele. Saber exatamente onde guardar cada coisa, deixar tudo arrumado e se arrumar mais rápido na hora de sair? E quem não quer?

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

1 – Pense em todos os itens do closet

Hora de começar! Antes de tudo você deve pensar em todos os itens que você tem no seu closet. É claro que quando você começar a arrumar estará tudo bagunçado dentro dele e será difícil conseguir ter uma visão clara de tudo que você possui.

Uma ideia é tirar tudo de dentro do closet aos poucos, não tudo de uma vez. E aí você vai separando cada tipo de coisa, por exemplo, de um lado do seu quarto separa as roupas, outro os sapatos, depois as roupas íntimas e assim por diante.

Dessa forma quando for guardar tudo de volta, será muito mais fácil e você conseguirá colocar tudo em seu devido espaço.

Reprodução: Madeirol e Pinterest

2 – Separe as roupas por categorias e cores

Como já falamos no tópico anterior, é interessante você separar as roupas e demais acessórios por categorias e até por cores também. Roupas para trabalhar, roupas para sair, roupas para ficar em casa, roupas para malhar, roupas de frio, roupas de calor, enfim, cada tipo de roupa fica separada na sua categoria específica no seu espaço adequado no closet. Isso inclui os sapatos também.

Separar as roupas por cores é interessante também, pois mantém uma harmonia e fica visualmente melhor dentro do seu closet. Você consegue encontrar mais fácil a peça de roupa desejada e tem o cuidado de não misturar cores claras com cores escuras.

Reprodução: Pinterest

3 – Veja as roupas que não quer mais

Durante a separação das roupas por categorias e cores, você também deve separar as roupas que não usa mais e avaliar o que de fato você usa ou vai usar ainda e o que você não quer mais, para ver o que pode ser doado.

Para algumas pessoas tomar essa decisão poder ser um pouco difícil. A dica que damos é avaliar as peças de roupas que você está em dúvida: a roupa está apresentável ou muito velha já? Então não serve mais nem para doar, você pode jogá-la fora. Você usou a roupa recentemente ou não? Se tiver feito muito tempo que a usou, então pode separá-la para doar.

Tirando as roupas que não servem mais o seu closet terá muito mais espaço para guardar suas coisas e você se sentirá bem mais leve também.

Reprodução: Pinterest

4 – Organize os cabides

Após definir onde cada tipo de roupa será guardada dentro do closet, é hora de organizar os cabides e as roupas que serão postas neles. Definir os tipos de cabides auxilia bastante para a questão visual do closet e facilita na hora de encaixar as peças.

Roupas compridas como ternos, vestidos e casacos, o ideal é coloca-las em cabides específicos para conservar melhor os tecidos e não amarrota-los. Recomendamos cabides de madeira para roupas pesadas e roupas mais leves para os de plástico e de metal.

Reprodução: Pinterest

5 – Pense no local das roupas íntimas

Roupas íntimas devem ser guardadas separadas de outros tipos de roupas, pois são peças muito delicadas. O ideal é guarda-las em gavetas com divisórias em formato de colmeias que facilitam a visualização geral das peças.

Reprodução: Pinterest

 

6 – Organize cada gaveta e prateleira

Ninguém merece gavetas desorganizadas, não é? Além de você não achar o que está procurando, todas as roupas dentro ficam amarrotadas e misturadas. Uma ideia é guardar as peças de roupas enroladas, pois economiza espaço e as mantém sem amassá-las.

Prateleiras com roupas e acessórios mal organizados também dão um aspecto de bagunça e de falta de espaço. Tente sempre deixa-las com roupas de um lado, como roupas de cama e toalhas, e objetos de outro lado, assim tudo ficará mais alinhado e padronizado.

Reprodução: Madeirol e Pinterest

 

7 – Dobre mangas e casacos

Geralmente, roupas mais pesadas como casacos, jaquetas ou camisas de manga longa ficam sempre pendurados em cabides. Recomendamos que, ao pendurá-los, que sejam dobradas as mangas para frente da roupa. A manga que ficará no fundo do closet deve ficar por cima da outra. Fazendo isso evitará que os casacos e blusas enrosquem na hora de tirar do closet e ainda economiza espaço.

Reprodução: Pinterest

 

8 – Aproveite cada espaço

Por fim, cada espaço do seu closet deve ser aproveitado muito bem para que tudo caiba exatamente como planejado. Para que seu closet não fique com aspecto de que há muitas coisas ou que fique algum espaço vago, pense bem nos locais que ficarão armazenados todas as suas coisas e assim seu closet ficará perfeito e funcional.

Reprodução: Madeirol

 

Gostou das dicas? Agora sim, depois de seguir nossas orientações para organizar o seu closet, ele ficará com mais espaço e mais arrumado. Temos certeza que assim encontrará suas roupas favoritas de forma mais fácil e agradável.

Quer fazer um closet planejado para o seu quarto? Solicite um orçamento conosco falando com um consultor de projetos clicando aqui! E que tal fazer um closet na sua varanda? Leia também nossa matéria sobre varandas integradas e pense nesta ideia!

 

LEIA TAMBÉM:

VARANDAS INTEGRADAS: DIVERSAS POSSIBILIDADES

7 SOLUÇÕES PARA DEIXAR SUA COZINHA MAIS ORGANIZADA

COMO MANTER A CASA AREJADA NO INVERNO

QUARTO DE SOLTEIRO PLANEJADO: DICAS E INSPIRAÇÕES

One Reply to “CLOSET: DICAS DE COMO APROVEITAR TODOS OS ESPAÇOS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.