Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

Hoje em dia é cada vez mais comum ter espaços multiuso na casa, principalmente pela otimização de cômodos pequenos, devido à tendência de imóveis com tamanhos cada vez menores que vem se tornando uma realidade nos últimos anos. É preciso ter criatividade e paciência para organizar os espaços de acordo com cada necessidade e para que fique acessível e funcional.

A melhor forma de otimizar espaços é adicionar aos ambientes móveis planejados, pois se adaptam facilmente e possuem as medidas exatas sendo aproveitado cada canto possibilitando dividir e compartilhar um mesmo cômodo.

Utilizar os espaços na casa de forma inteligente trará mais conforto e praticidade, tendo em vista que os cômodos são pequenos, é preciso pensar no espaço para circulação e como a decoração ficará organizada de uma forma que não tenha muitos objetos desnecessários.

Para quem busca soluções práticas de como aproveitar melhor os espaços da casa, separamos 6 dicas para você conferir e poder por em prática com algumas histórias de projetos que a Madeirol já fez para criar espaços multiuso.

 

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

#1 Separando espaços.

Para um melhor aproveitamento de um imóvel pequeno, investir em móveis planejados faz a diferença. É possível separar espaços com armários planejados ou com bancadas e dividir os cômodos tornando mais espaçoso o local.

Um exemplo disso foi um projeto feito por nossa projetista Nina que teve a experiência de transformar um apartamento com apenas dois cômodos, que não havia paredes que os separavam, em um apartamento reversível com sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço tudo em um mesmo cômodo.

A necessidade do cliente em mobiliar o apartamento, mas sem que pareça ser um espaço pequeno foi o grande desafio de Nina, que separou os cômodos com armários e bancadas de uma forma que ficasse aconchegante e funcional, tudo em um mesmo espaço.

Foi adicionado um armário grande no fundo do cômodo para o quarto e ao lado uma mesa de estudos, que próximo ficou o banheiro com armário e bancada e armários para a cozinha também. A Nina criou um espaço para mesa de jantar e uma estante que ficou separando a parte do quarto da sala de estar com a televisão podendo ser usada tanto para o quarto como para a sala. Este sim ficou um ambiente totalmente multiuso para acomodar um casal.

Reprodução: Madeirol (projeto Nina).

#2 Móveis versáteis.

A técnica de separar ambientes com móveis planejados é aliada a transformá-los em multiuso também podendo servir para duas ou mais funções como armário e bancada junto, armário com fogão ou micro-ondas de embutir, pia embutida com armário, entre outros.

Para quem prefere móveis modulados também há a possibilidade de torna-los versáteis como sofá cama, escadas com gavetas, mesas dobráveis, entre outros.

Em um dos projetos feito pela nossa projetista Bia, tivemos móveis versáteis compondo os ambientes de um apartamento pequeno contendo uma mini cozinha com mesa para trabalho e para pequenas refeições, armário dividindo o espaço da sala com o quarto e a mesa que ficou separando também a cozinha e a sala.

Reprodução: Madeirol (projeto Bia) e Pinterest.

#3 Espelhos na decoração.

Espelhos são ótimos acessórios de decoração que podem ser incluídos em várias partes dos cômodos e dão a sensação de amplitude e elegância no ambiente. Podem ser inseridos nas portas de armários planejados, adicionando a dupla função no móvel tornando-o multiuso, ou colocados em paredes também, sendo que nesse caso dependendo do local, podem ocupar mais espaço onde poderia ser adicionados quadros, por exemplo.

A nossa projetista Roberta fez um projeto de espaços integrados de quarto pequeno para hóspedes em que foi incluído um mini escritório, armário e sofá cama. O armário planejado com portas de correr e espelhos nas portas ampliou o ambiente fazendo o quarto parecer maior e trazendo beleza e estética para o quarto.

Reprodução: Madeirol (projeto Roberta) e Pinterest.

#4 Atenção com a iluminação e cores.

A iluminação e as cores de um ambiente também interferem na sensação de amplitude do local. Às vezes, a iluminação da sala é a mesma que vai para o quarto ou para a cozinha, quando os espaços são multiuso, então é preciso pensar para que todo o apartamento fique bem iluminado.

Aproveitar a iluminação natural deixando as janelas sempre abertas ou utilizar cortinas com cores claras é interessante e deixa o ambiente mais amplo e arejado também. Com a luz artificial é preciso saber a melhor combinação para que fique agradável e bem iluminado.

Paredes com cores neutras e claras também auxiliam na iluminação e amplitude do ambiente. Além das paredes, podem ser incluídas nos móveis e objetos de decoração como tapetes e cortinas.

Reprodução: Pinterest.

#5 Não acumule objetos.

Quando um apartamento pequeno acumula muitos objetos fica difícil ter um bom convívio em seu interior, ainda mais quando os objetos não estão organizados direito nos cômodos. Por isso, aconselhamos fazer uma avaliação por mês ou a cada 15 dias, de todos os itens da casa e descartar o que não é mais necessário.

Um ambiente com muitos objetos não só é desagradável visualmente, como pode atrapalhar até o espaço para circulação de pessoas.

Reprodução: Pinterest.

#6 Valorize cada espaço.

Uma das maiores dificuldades de um apartamento pequeno é conseguir ter espaço para guardar todos os objetos, por isso cada canto é importante ser valorizado neste momento. Uma ideia é investir em prateleiras nas paredes para guardar objetos de decoração economizando assim espaço no ambiente.

Um dos projetos da nossa projetista Roberta foi mobiliar uma cozinha muito pequena, a menor que ela já trabalhou, e conseguir conciliar o pouco espaço disponível no cômodo. Cada canto foi valorizado sendo inserida uma bancada embaixo da pia e ao lado fogão cooktop, armários em cima com espaço para micro-ondas e escorredor de pratos e um espaço para dispensa para guardar toda a louça da cozinha. O cliente ficou bastante satisfeito com o espaço otimizado para sua necessidade.

Pense sempre nos espaços multiusos da casa e nas maneiras de aproveitá-los, pois assim sua casa se tornará um ambiente aconchegante e agradável para morar e receber visitas.

Reprodução: Madeirol (projeto Roberta) e Pinterest.

 

Seguindo essas dicas será mais fácil conseguir criar espaços multiuso na sua casa e aproveitá-los da melhor forma!

Quer adquirir móveis planejados? Solicite um orçamento conosco sem compromisso com um de nossos consultores de projeto. Ainda não sabe? Saiba 5 vantagens em ter móveis planejados e tire todas as suas dúvidas.

 

LEIA TAMBÉM:

ELETRODOMÉSTICOS: QUAIS OS MAIS ADEQUADOS PARA UMA COZINHA PLANEJADA?

CLOSET: DICAS DE COMO APROVEITAR TODOS OS ESPAÇOS.

VARANDAS INTEGRADAS: DIVERSAS POSSIBILIDADES.

7 SOLUÇÕES PARA DEIXAR SUA COZINHA MAIS ORGANIZADA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *