Hoje em dia é cada vez mais comum a ideia de trabalhar em casa, o famoso “Home Office”.  Sendo uma tendência mundial, muitas empresas no Brasil adotam essa prática, principalmente microempreendedores e autônomos. Estudos comprovam que aumenta a produtividade no trabalho, segundo pesquisa feita pelo Ibope, além de reduzir custos.

Para ter um ambiente de trabalho dentro de casa, é preciso ter bastante disciplina e organização, para não acabar fazendo o trabalho ser menos produtivo, em vez de melhorar.

Quer ter seu próprio cantinho do trabalho? Veja algumas dicas que separamos para te ajudar a planejar o seu Home Office e não tenha mais dúvidas.
 

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

#1 Espaço Ideal

O espaço definido para o home office deve ser adequado e bem pensado antes de qualquer coisa. O local deve ser apenas destinado a ser o escritório de trabalho e tomar o cuidado para não misturar outras funções da casa que podem ser distrações como assistir TV ou fazer refeições no espaço.

Em primeiro lugar deve-se pensar no conforto do local para que seja um ambiente de trabalho saudável. Para que o trabalho possa fluir, você deve estar devidamente confortável na sua posição para trabalhar, para não ter problemas de saúde futuros.

A mesa de trabalho, o monitor do computador e a cadeira devem estar alinhados para evitar que se desenvolvam dores na coluna ou problemas mais graves. Providencie uma cadeira que seja confortável para que você possa passar muitas horas do dia nela.

Reprodução: Madeirol

#2 Comportamentos de trabalho

É comum a ideia de que se o trabalho é em casa, a formalidade não é necessária. Regras, horários e costumes devem ser respeitados quando se trabalha na modalidade home office. O trabalho é o mesmo, o que muda é apenas o local de onde se está trabalhando.

Deixar o ambiente arrumado e organizado é essencial para conseguir ter concentração e manter a rotina de trabalho ideal. Para facilitar isso, também é fundamental separar as funções do trabalho com as da casa, evitando misturar itens de uso pessoal com os de uso profissional, por exemplo.

Reprodução: Freepik

#3 Móveis Funcionais

Uma das partes mais importantes de montar um home office é pensar primeiro nos móveis e na ambientação do espaço para que fique adequado a função que se propõe. O ideal seria uma mesa para trabalhar em um computador ou notebook, armários e gaveteiros para guardar arquivos, além de estantes ou prateleiras que servirão para organizar e completar o ambiente de trabalho.

Móveis planejados são uma ótima escolha para isso, pois oferecem qualidade e mais otimização ao ambiente. Sendo feitos sob medida, são aproveitados exatamente todos os espaços disponíveis atendendo de acordo com as necessidades do local. A produtividade do trabalho será sem dúvidas melhor se o ambiente do home office for planejado.

Reprodução: Madeirol e Pinterest

#4 Iluminação do ambiente

Um ponto muito importante a ser visto é a iluminação do ambiente, pois o trabalho só será produtivo se o local estiver bem iluminado também.

Locais com iluminação amarelada tendem a deixar as pessoas mais relaxadas, sonolentas e com dor de cabeça. Recomendamos utilizar luz branca, pois ela estimula a produtividade e, se o espaço for perto da janela, pode deixa-la aberta para deixar a luz natural entrar no ambiente.

Reprodução: Madeirol e Pinterest

#5 Detalhes importantes

O Home office só irá funcionar de fato se alguns detalhes, que também são importantes, forem vistos antes, como uma boa conexão com internet, a boa iluminação do ambiente, a fiação elétrica para inserir tomadas, entre outros. Além dos itens que já mencionamos como o espaço ideal e os móveis para o ambiente.

Uma ideia interessante é fazer uma listagem de tudo que você precisará ver e analisar para montar o seu Home Office e conforme for resolvendo as partes, fazer o “check list” dos itens. Dessa forma seu Home Office ficará do jeito que você sempre quis e nada ficará faltando.

Reprodução: Freepik

#6 Mantenha a organização

Depois de montar o seu Home Office é fundamental manter sempre a organização e a limpeza do ambiente para aumentar a produtividade e não atrapalhar o trabalho no dia a dia.

Você já montou o seu espaço, já começou a utilizá-lo, então crie práticas rotineiras antes ou após finalizar o dia para evitar bagunça e não acumular papéis e objetos espalhados pela superfície de trabalho.

Ao final do expediente guarde todos os documentos nos gaveteiros e separe os assuntos por gavetas, assim ficará mais fácil para encontrar algo específico no dia seguinte.

Reprodução: Madeirol e Pinterest

Com nossas dicas temos a certeza que seu Home Office ficará incrível e aconchegante para trabalhar!

Vamos montar o seu Home Office? Não hesite em solicitar um orçamento conosco e falar com um de nossos consultores de projeto.

 

LEIA TAMBÉM:

COMO DEIXAR A SALA DE ESTAR SEMPRE ORGANIZADA

COMO DECORAR UMA COZINHA PEQUENA + 10 INSPIRAÇÕES

ENTENDA COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE ENTREGA NO FINAL DO ANO

ESPAÇOS MULTIUSO NA CASA: 6 DICAS PARA APROVEITAR MELHOR

One Reply to “COMO PLANEJAR SEU HOME OFFICE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.