Reprodução: Freepik

 

Fazer reforma não é fácil e muitas vezes pode virar um incomodo, se você não souber administrar. Mas é gratificante o resultado final, ainda mais quando sai conforme o esperado.

Para fazer uma obra perfeita, é preciso prestar atenção em todos os detalhes, que se não forem observados com cuidado, podem ocasionar em uma série de prejuízos.

Para que sua reforma caiba no seu bolso, separamos 10 dicas para fazer sua obra da melhor forma possível e evitar surpresas desnecessárias.

 

#1 Planejamento

É essencial antes de iniciar qualquer projeto fazer um planejamento. Planejar significa colocar em um papel tudo como será a sua obra, a área que pretende reformar, o que pretende fazer nesta área, medidas, valores, materiais, entre outros.

Contrate uma empresa adequada para fazer a reforma da sua casa com segurança, além de economizar, você ganhará mais tempo e agilidade nos processos. Profissionais qualificados irão lhe auxiliar a tomar as melhores decisões para que tudo fique exatamente do jeito que imaginou e dentro do seu orçamento disponível. Desta forma a chance de errar é mínima.

Reprodução: Freepik

#2 Faça um cronograma para ser seguido

Uma reforma, além do planejamento, precisa também ter um cronograma para ser seguido. Esse é o segredo para que tudo saia conforme planejado. A organização com as datas de cada etapa desde o início do projeto até à escolha dos materiais, além de saber como está o andamento da obra, pagamentos, o controle dos gastos entre outras coisas devem estar no cronograma.

Além do cronograma geral, você deve elaborar um cronograma de pagamentos também para acompanhar como estão os pagamentos de cada item da obra e não se atrasar com nada. Não recomendamos pagar à vista para o profissional que está fazendo sua obra. Pague conforme as partes forem sendo entregues ou uma parte no começo e outra no final da reforma, pois isso é um resguardo para você caso algo dê errado.

Reprodução: Freepik

#3 Não caia no barato que sai caro

Às vezes pensamos tanto em economizar fazendo obra que acabamos pagando mais caro na reforma, a famosa frase “barato que sai caro”. Tentamos cortar alguns gastos que, muitas vezes, acabam dando mais trabalho e levando mais tempo na obra.

 

#4 Pesquise bem antes

Antes de iniciar sua reforma faça uma pesquisa de tudo, valores, fornecedores, lojas de móveis, lojas de iluminação, tintas, revestimentos entre outros. Pegue fotos como inspirações para fazer seu projeto.

Confira mais de 3000 fotos de projetos Madeirol para você se inspirar: http://bit.ly/3000-projetos

Reprodução: Freepik

#5 Organize a casa antes da reforma

Deixar a casa pronta para a reforma é uma atitude que deve ser tomada bem antes também. Separe os itens do ambiente que será reformado como objetos de decoração, porta-retratos, quadros e guarde-os em caixas colocando-os em um local seguro.

Encubra a mobília protegendo da poeira ou se possível tire os móveis do cômodo e coloque-os em outro, se houver espaço. O chão deve ser protegido também podendo ser coberto com plástico ou papelão, porém não recomendamos que utilize jornal, por não ser muito resistente neste caso.

Reprodução: Freepik

#6 Não faça nada sem aprovação

Para fazer uma obra em um imóvel é preciso pedir autorização aos órgãos responsáveis de sua cidade. Verificar antes se sua casa está autorizada ser feita a reforma para evitar multas e transtornos indesejáveis, além de sempre pedir orientações da empresa contratada para isso.

A empresa que você contratar para fazer a obra já disponibilizará um engenheiro que solicitará o registro na prefeitura de sua cidade.

 

#7 Casa livre

Durante uma reforma sugerimos que a casa fique desocupada para que a obra seja feita com mais agilidade sem ter pessoas “no meio”. Se puder, fique na casa de parentes ou até mesmo em outro quarto do imóvel, se isso não for possível, recomendamos então que deixe sempre os ambientes abertos e arejados para evitar intoxicação.

Curta o momento da obra aproveitando para fazer coisas que estavam pendentes ou se puder tire umas miniférias. Não adie nada, faça logo a obra que você quer fazer, é mais simples do que parece.

Reprodução: Madeirol

#8 Tenha controle dos gastos

Para que você não tenha dor de cabeça na sua reforma e custos além do que foi estipulado, é preciso também fazer um controle dos gastos. É comum ouvir dizer que geralmente a obra sai mais cara do que o planejado, mas se tudo for feito conforme orçamento não terá gastos a mais.

Fazer uma pesquisa dos melhores fornecedores e materiais faz parte e é fundamental para o controle dos gastos. Lembre-se: nem sempre o mais barato é a melhor opção, avalie sempre a qualidade e durabilidade do material.

Reprodução: Freepik

#9 Mantenha o projeto inicial

Não altere o projeto durante a reforma, isso só trará mais trabalho e aumentará os custos, além de atrasar toda a obra. Este é um erro muito comum. Por isso a importância de fazer um planejamento antes de iniciar a reforma para imprevistos não acontecerem.

A exceção é avaliada quando há a real necessidade de alterar o projeto devido algum detalhe que não foi visto antes ou algum problema inesperado. Do contrário, siga sempre o que foi planejado desde o início.

Reprodução: Madeirol e Pinterest

#10 Faça um Check list da obra

É sempre bom fazer um check list da obra e verificar todos os itens antes de finalizar 100%. Será necessário trocar fiação elétrica? Ponto de gás? E seus móveis, cores, revestimento e iluminação? Sempre pensamos nesses itens quando fazemos uma reforma.

Procure empresas que vão lhe auxiliar nos acessórios da sua reforma como lojas de iluminação que te darão o ponto de eletricidade da sua planta, loja de revestimentos te darão todos os cálculos de argamassa, lojas de tinta já dão uma previsão de cor nas paredes entre outros.

Na hora de mobiliar a casa após a reforma, empresas de móveis planejados disponibilizam o projeto inteiro, planta de pontos e também dão dicas para mudar seus eletrodomésticos.

Reprodução: Freepik

 

👉Quer fazer um projeto sem compromisso? Fale conosco diretamente.

 

Confira algumas fotos de estilos de decoração que a Madeirol faz com o programa que combina cores e móveis em vários tipos de cômodos de uma casa chamado Look Decora:

Decoração Sala de Jantar Look Decora Madeirol

Decoração Quarto Casal Look Decora Madeirol

Decoração Cozinha Look Decora Madeirol

Decoração Sala de Estar Look Decora Madeirol

 

E aí o que achou das dicas? Temos certeza de que sua reforma será um sucesso e sairá tudo conforme planejado!

Pensou na opção de investir em móveis planejados? Fale com um de nossos consultores de projetos e solicite um orçamento.

 

LEIA TAMBÉM:

7 DICAS PARA PLANEJAR SUA COZINHA AMERICANA

ÁREA DE SERVIÇO PLANEJADA: FAÇA A SUA

QUARTO INFANTIL PLANEJADO: COMO PREPARAR O AMBIENTE.

COMO PLANEJAR SEU HOME OFFICE

2 Replies to “10 DICAS PARA SUA REFORMA CABER NO BOLSO”

  1. Boa tarde.
    Orientei a administradora CIPA a incluir sua empresa numa licitação para substituição de armário num quarto de casal.
    Passei o telefone (21) 24301050.

    1. Boa tarde.
      Contatos para orçamentos são feitos através de nossas lojas:
      Casa Shopping – Barra da Tijuca: (21) 2430-1050
      Icaraí – Niterói: (21) 2711-8000

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.