Já pensou em ter mais funcionalidade com um corredor com armários planejados?

O corredor geralmente é aquela área “esquecida” da casa, que serve somente de conexão dos quartos para a sala e a cozinha, por exemplo. 

Com casas e apartamentos cada vez menores, o corredor perde ainda mais o seu protagonismo, tornando-se útil somente para circulação. 

No entanto, a verdade é que o corredor pode ser muito mais funcional e eficiente. Existem diversas maneiras de aproveitar esse espaço, fazendo o uso inteligente das dimensões que ele possui. 

Quer saber mais sobre como transformar o corredor em um ambiente de decoração e funcionalidade?

Siga a leitura e inspire-se!

Corredor com armários planejados, inteligente e espaçoso

Para aproveitar de maneira adequada a área do corredor, é importante entender as suas necessidades e a disponibilidade de dimensões. Um armário planejado funcional é exatamente isso, que cumpre sua função de acordo com o tamanho da área em que vai ficar. 

Por isso, as estruturas interna e externa devem ser cuidadosamente pensadas, para que não se tornem um empecilho a mais dentro de casa.

Se você tem pouco espaço disponível, considere o uso de portas deslizantes, por exemplo, com espelhos, para dar a sensação de amplitude.

Armários altos, por outro lado, acomodam-se melhor com portas de abrir, por conta da estrutura da peça.

Reprodução: Madeirol

Uma pergunta essencial: o que exatamente você quer guardar no armário? Malas e peças grandes requerem menos prateleiras e mais altura, para que caibam sem danificar. 

Se forem louças e copos que não couberem na cozinha, por outro lado, são necessárias mais divisórias

Cobertas, roupas e toalhas, por exemplo, precisam ser arejadas, para não mofarem – assim, uma saída é criar armários com portas vazadas, para que haja circulação de ar sem comprometer a estética da peça.

Taissa, designer de interiores, traz dicas para um projeto prático e funcional em corredores pequenos

Reprodução: Madeirol

A arquiteta Taissa é uma das projetistas da Madeirol e trabalha com a concepção de projetos criativos. Ela separou alguns aspectos essenciais que devem ser levados em conta na criação de armários funcionais para o corredor da sua casa.

Ela explica que, caso a necessidade seja armazenar roupas de cama e banho, o armário alto com prateleiras de aproximadamente 30 em 30cm de altura por no mínimo 35cm de profundidade é o ideal. Dica: tente aproveitar todo o pé direito disponível!

“Para esse armário você pode utilizar portas de abertura tradicional, mas seria incrível se utilizasse o nosso sistema articulado, pois ele possibilita a visualização total do interior do armário. Não esqueça também de utilizar embalagens à vácuo e caixas organizadoras para otimizar o espaço!” 

Caso sua demanda seja um louceiro e você dispõe de uma profundidade um pouco maior (mínimo 470mm ), Taissa explica que além das prateleiras, algumas gavetas com divisores de talheres pode fazer a diferença. 

“Mescle altura de prateleiras diferentes de forma que você possa organizar utensílios dos mais diversos formato. Nesse tipo de projeto, recomendo utilizar uma porta de abertura tradicional!”

Se você adora viajar e precisa de um espaço para acomodar malas e itens de viagem, Taissa explica que os armários da Madeirol com sistema deslizante são a melhor opção, pois neles não existem trilhos inferiores e superiores aparentes.

“Suas portas deslizariam como painéis , deixando o armário discreto e trazendo um visual mais limpo ao seu espaço. Mas, para utilizá-lo, precisamos de uma profundidade um pouco maior  – aproximadamente 62 cm. O ideal é que você meça suas malas, e  informe o consultor que está desenvolvendo o projeto para você. Assim, a otimização dos vãos será perfeita!”

3 dicas bônus para a criação de armários planejados

  1. Utilize uma iluminação eficiente e direcionada para os armários;
  2. É fundamental que você se atente a escolha de puxadores embutidos para evitar acidentes, uma vez que o corredor é uma área de passagem;
  3. Para um visual mais harmonioso, peça ao seu consultor para alinhar a altura do rodapé do seu móvel com a altura do rodapé da sua parede. Assim, conseguimos manter uma linha visual agradável para a decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.