Como decorar e tornar um ambiente harmonioso? Quais os elementos podem ser combinados na décor? Quais são as texturas que estão em alta?

Este artigo traz as 3 principais dúvidas dos clientes sobre a decoração de ambientes e mostra como a plataforma Look Decora pode ser útil na concepção de ideias criativas para a décor.

Para saber mais, siga a leitura!

1.Como decorar: papel de parede, tinta ou textura? Qual a melhor opção?

Primeiramente, para iniciar a discussão sobre o tema, sabemos que a escolha do revestimento para as paredes não é uma decisão fácil.

De acordo com a decoradora Taissa Rovigatti, as opções que mais se destacam são as tintas e os papéis de parede.

Dessa forma, entre as diversas opções de tintas, as paletas de tons de cinza e nude são as mais utilizadas na decoração de ambientes.

As paletas cinzas são as mais desejadas pelos clientes que optam por um toque moderno. A tonalidade é neutra, combina perfeitamente com diversos tons de madeira e proporciona equilíbrio para a decoração.

Reprodução: Madeirol

Taissa comenta que os clientes com perfis clássicos tendem a optar pela paleta de tons nudes e beges, que vão desde o bege claro, quase areia, até os amarronzados mais escuros.

Ao mesmo tempo, enquanto os cinzas nos dão meio-tons acromáticos, os nudes oferecem meio-tons leves e coloridos. As versões mais claras de ambas as cores são associadas à calma e ao relaxamento, enquanto os tons escuros passam um sentimento de elegância, bom gosto e intimidade.

Reprodução: Madeirol

Taissa explica que outra textura tendência é a de efeito cimento queimado (muito presente no estilo industrial), que traz uma decoração moderna, contemporânea e elegante ao cômodo.

O efeito cimento queimado pode ser realizado através de produtos específicos, encontrados em casas de tintas, ou também através da instalação de um papel de parede que apresenta textura similar.

O efeito de tijolinho também é super desejado no estilo contemporâneo. Pelo fato de transmitir naturalidade, ele é perfeito para trazer mais descontração nos projetos modernos.

Na imagem abaixo, trazemos a simulação realizada no Look Decora da parede de tijolinhos na sala de estar. Fica lindo, não é mesmo?

Reprodução: Madeirol

2. Escolhendo pedras e azulejos: cozinha moderna e funcional

Dizem que a cozinha é a alma de uma casa. Sendo assim, surge a questão: como decorar o cômodo?

Em primeiro lugar, neste ambiente a praticidade é fundamental. Por isso, os revestimentos devem ser escolhidos com precisão. Além de oferecerem beleza, é essencial que projetam a parede de eventuais respingos de água e gordura.

Taissa explica que, nas bancadas, a grande tendência é a utilização de variações da pedra quartzo. Na imagem abaixo, optamos pelo Quartizito Cinza Absoluto.

Para revestir a parede, uma das apostas é o azulejo Metro White, inspirado nos revestimentos dos metrôs de metrópoles como Paris, Londres e Nova York.

Reprodução: Madeirol

3. Piso laminado ou porcelanato?

Existem diversos fatores que interferem na escolha de piso de um projeto. No artigo Como Escolher o Piso Ideal Para Seu Ambiente falamos sobre o tema.

Acima de tudo, o melhor piso sempre será aquele que atende às suas necessidades. Por isso, decidimos listar os benefícios dos dois principais tipos de pisos utilizados na decoração de ambientes hoje: o laminado e o porcelanato.

Principais vantagens do piso laminado

  • Em primeiro lugar, é importante o entendimento de que ele oferece o visual natural da madeira de forma ambientalmente correta;
  • Traz aconchego para a decoração;
  • Oferecem pouca passagem de calor para o piso, por isso é recomendado para ambientes que necessitam de mais comodidade e conforto como quartos e salas;
  • Possui uma gama enorme de cores, padrões e texturas que combina com os mais variados estilos de decoração;
  • Acima de tudo, é ideal para quem busca facilidade na limpeza – basta aspirar e passar um pano levemente umedecido em água.

Principais vantagens do porcelanato

  • É um revestimento versátil, que se adapta bem a diferentes ambientes, desde cozinhas até quartos;
  • Certamente é um material que orna com outras composições. Você pode, por exemplo, utilizar o laminado nos quartos e o piso porcelanato na sala de estar e na cozinha;
  • O piso porcelanato pode reproduzir materiais mais caros, como mármore, granito e até mesmo o cimento queimado;
  • Existem diversos tipos de porcelanatos, com os mais variados preços e texturas;
  • Apresenta baixa absorção de água, costuma ser bem resistente, durável e é fácil de limpar.

Veja, abaixo, a diferença entre a decoração de um mesmo ambiente com o piso laminado e porcelanato. Qual a sua opção preferida?

 

Reprodução: Madeirol

Quer testar diferentes combinações para a sua décor? Conheça a ferramenta Look Decora!

Harmonizar cores, texturas e testar novas combinações para o seu lar: esse é o Look Decora, uma plataforma criada exclusivamente pela Madeirol, pensada em quem adora renovar os ambientes com praticidade.

Sendo assim, para cada cômodo mostramos todas as texturas disponíveis, tornando possível a personalização dos ambientes.

Esclareceu suas dúvidas sobre como decorar os ambientes? Para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.