Você já pensou em ter uma sala de TV pequena para ocupar um cômodo vazio?

Conforme os anos vão passando, os filhos vão se mudando e os quartos, esvaziando.  E então fica aquela dúvida: o que fazer com esse espaço livre? 

Nesse sentido, a solução mais simples e notória é transformar o espaço em sala de TV e entretenimento, mas existem outras opções tão interessantes quanto: quarto com closet, home office, brinquedoteca planejada, quarto de hóspedes e até mesmo um estúdio de música em casa. 

Pensando nisso, este artigo traz diversas inspirações para você dar uma nova utilidade para o cômodo que está sobrando na sua casa. 

1. Sala de TV pequena e aconchegante: transforme o quarto em um espaço de entretenimento

Se você é fã de filmes e séries, um sala de TV moderna pode ser a aposta certa para aproveitar o cômodo vazio. Que tal uma parede branca para colocar um projetor? 

Primeiramente, coloque junto um sofá super confortável, apoio para copos e aquela almofada porta-pipocas.

Depois, invista em um armário bem grande, para guardar boxes de filmes, DVDs e servir de suporte para o sistema de som e imagem – uma ótima escolha para complementar a sala pequena.

Além disso, a inspiração é válida para os gamers da casa: um móvel para servir de apoio para o console, guardar os jogos e ainda trazer conforto aos jogadores. 

Por fim, aproveite para decorar o ambiente com objetos temáticos – como action figures, Funkos e até pôsteres. Maravilha, não é?

2. Quarto com closet: como aproveitar o cômodo vazio para criar um closet de luxo

Aquelas prateleiras infinitas, cheias de sapatos, roupas penduradas, bolsas… só de imaginar já encheu os olhos! 

Um closet de luxo pode ser uma ótima opção para quem sente que sempre falta espaço no guarda-roupas.

E o melhor de tudo: com um projeto mobiliário bem planejado, é possível fazer um closet incrível!

Dessa forma, aposte nos nichos de organização e espaço para os cabides – a organização fica muito mais fácil com as roupas penduradas. Além disso, abuse dos espelhos para trazer profundidade ao quarto com closet.

3. Home office: área de trabalho no cômodo vazio

Por que não transformar o quarto vazio em um ambiente perfeito para a produtividade? 

Se é de um home office adequado que você precisa, aproveite essa oportunidade!

Uma escrivaninha com espaço para computador, gavetas para documentos, luminária. Ao lado, que tal uma estante cheia de livros?! Aliado a algumas plantas e uma paleta de cores mais sóbrias, está pronto o seu escritório! 

E se você for receber clientes em casa, aproveite para adicionar um sofá e uma mesinha.

4. Brinquedoteca planejada: para deixar a imaginação fluir

Que tal um espaço criado exclusivamente para os pequenos se divertirem? É bom demais para ser verdade… ou não! 

Aqui, a dica é usar a criatividade e ir até o limite da imaginação. Muitas cores, prateleiras ao alcance das crianças e nichos organizadores dão conta do recado – só porque é diversão, não precisa ser bagunça, não é?

 

Além disso, um armário para guardar jogos e brinquedos também é muito indicado. No piso, tapetes de EVA são ótimos e trazem um toque lúdico ao ambiente.

5. Quarto de hóspedes multifuncional

Caso você receba muitas visitas em casa, essa é uma ótima alternativa para o quarto desocupado.

Em primeiro lugar, para não parecer que o cômodo foi simplesmente “reciclado”, a dica é pintar as paredes com uma cor neutra, como cinza e nude, e mobiliário simples, porém funcional. Um armário, cama com cabeceira bem confortável, duas mesas de cabeceira – uma de cada lado da cama – e uma pequena bancada são uma ótima pedida.

6. Estúdio de música em casa

Músicos de plantão, essa é para vocês! Por que não fazer aquela sala de música que você sempre quis? É importante se atentar a alguns detalhes.

Em primeiro lugar, esteja atento (a) à acústica: isolar o som do ambiente é pré-requisito para evitar que ruídos entrem ou escapem do ambiente. Em seguida, invista em um móvel para guardar instrumentos (organização é tudo, não é mesmo?!). Que tal criar o cantinho da vitrola, com o aparelho e um grande mostruário de LPs? Fica a ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.