As casas e apartamentos de antigos possuem uma característica em comum: a inexistência de ambientes integrados.
Antigamente, o ideal era um cômodo para ficar em família, outro para receber as visitas, um para jantar e uma cozinha praticamente escondida.
Porém, hoje em dia, quanto mais integrado melhor!
Apartamentos e casas podem ser adaptados para ter maior espaço de circulação e sensação de amplitude – afinal, são menos paredes ocupando espaço.
Para você não errar na criação desses ambientes, separamos algumas dicas valiosas. Confira!
Ambientes integrados: dicas e inspirações para cozinhas e salas.
Em primeiro lugar, uma lembrança importante e que vale para qualquer ambiente integrado: antes de sair derrubando tudo que é parede, à la Irmãos à Obra, é importante conferir se a parede é somente divisória ou se possui função estrutural.
Caso contrário, você poderá danificar a estrutura do seu apartamento, interferindo até mesmo nos cômodos dos vizinhos! Imagine a dor de cabeça…
Passado o aviso, a cozinha e a sala de jantar são, provavelmente, os cômodos mais comumente integrados. Elas podem estar todas juntas ou separadas por uma bancada – a famosa cozinha americana.
Reprodução: Madeirol.
Aliás, uma das vantagens do ambiente integrado assim é que, na hora de receber visitas, quem estiver preparando a comida consegue interagir com as pessoas na sala.
Por isso, para que a fumaça e o cheiro de comida não se tornem um problema, sugerimos a instalação de uma coifa.
Reprodução: Madeirol.
Nosso projeto é uma ótima ideia para quem tem espaço de sobra na cozinha e não sabe como aproveitá-lo!
Varanda gourmet + sala de estar = espaço para toda a família.
A área da churrasqueira e da sacada geralmente é separada da sala de estar, por questão da fumaça até mesmo pela divisão tradicional dos ambientes.
Dessa forma, se você quer integrar tudo e deixar a sala mais espaçosa, nossa dica é investir em um armário planejado com pia e também uma bancada de refeições – assim, o churrasco fica todo concentrado num lugar só.
Aliás, é importante lembrar que a churrasqueira deve ter um sistema eficiente de exaustão da fumaça. Caso contrário, a casa poderá ficar defumada!
E se não houver churrasqueira, você também pode criar um pequeno lounge, com mesa e poltronas super confortáveis, e até mesmo um bar.
Reprodução – Madeirol: foto enviada por cliente e autorizada para utilização.
Bônus: cozinha e lavanderia integradas.
A cozinha fica próxima à lavanderia, principalmente em plantas de apartamento. A primeira ideia é separá-las por uma porta, para que não se enxergue a lavanderia quando estiver cozinhando.
Porém, se o apartamento for pequeno, a porta acaba tirando bastante espaço de circulação ou até inviabilizando-o – sabe aquele malabarismo que às vezes é feito para fechar ou abrir a porta?
Pois então, isso pode ser evitado de duas maneiras:
1) ter uma coifa eficiente na cozinha diminui muito o odor de comida;
2) integração inteligente dos espaços.
Reprodução: Madeirol.
No projeto acima, executado pela Madeirol, a porta de correr em vidro separa os dois ambientes sem ocupar espaço.
Reprodução: Madeirol.
Nessa ideia, a lavanderia se integra totalmente à cozinha. Como resultado, temos um ambiente em harmonia e ao mesmo tempo funcional!
E você, também é fã de ambientes integrados ou prefere cômodos separados?