Criar uma nova experiência para o seu ambiente é possível com a mudança da pintura das paredes.

Cores que ornam. Efeitos que trazem perspectiva para o espaço.

Uma pintura estratégica tem o poder de mudar completamente o ambiente da sua casa. Você já se sentiu extremamente confortável em um ambiente? Ou até mesmo muito motivado? O significado das cores é muito relevante nesse sentido, pois cada uma delas oferece uma sensação diferente.

Separamos algumas dicas de cores para pintar o seu quarto. É uma experiência divertida pensar sobre quais sensações queremos ter no nosso espaço de conforto.

Cor #1 – Significado da cor branca

Vamos começar pela cor mais clássica de todas: o branco. A cor branca orna com praticamente todos os ambientes e tons possíveis, porque é uma cor neutra. É a cor mais indicada para fazer o espaço parecer maior do que ele é, pois ela atua como refletora da luz.

Além disso, o significado da cor branca é: leveza. Existem diversos tons de branco disponíveis, portanto você pode jogar dois tons de branco no mesmo ambiente, ou até mesmo mesclar o tom neutro com algum outro mais contrastante.

Reprodução: Madeirol

Cor #2 – Significado da cor rosa

Rosa significa romantismo, ternura e ingenuidade. É uma cor que transmite beleza, suavidade e delicadeza e, apesar de estar relacionada principalmente ao universo feminino, casa muito bem com um ambiente como o quarto de casal.

Existem diversos tons que podem garantir esse toque de romantismo para o espaço. Além disso, colorir apenas uma das paredes é uma opção para que o ambiente não fique tão pesado.

Reprodução: Madeirol

Cor #3 – Significado da cor azul

A cor azul possui inúmeros tons, mas sempre passa a sensação de tranquilidade. É uma cor ótima para ambientes onde você precisa se concentrar e se sentir leve.

Seu significado é frequentemente associado com profundidade e estabilidade. Simboliza confiança, sabedoria e inteligência. A cor azul é muito benéfica para o corpo e mente.

Reprodução: Madeirol

Cor #4 – Significado da cor cinza

Estilo. Criatividade. Sofisticação. A cor cinza, apesar de ser considerada um tom neutro, garante o toque a mais que o seu ambiente precisa. Para quem não gosta de cores muito ousadas, o cinza é a escolha certa para trazer um ar de modernidade ao ambiente.

Pode também ser combinada com outros tons contrastantes, com o objetivo de mudar a perspectiva do seu ambiente.

Reprodução: Madeirol

Cor #5 – Significado da cor amarela

Amarelo é sol, energia e luz. O principal significado da cor amarela é alegria. Então, se você quer um ambiente feliz e enérgico, vale a pena apostar em uma pintura nesse tom.

Por ser uma cor forte e quente, em alguns casos é melhor apostar na pintura de uma ou duas paredes, mesclando com um tom mais neutro para equilibrar.

Reprodução: Madeirol

Cor #6 – Significado da cor roxa

Roxo traz personalidade ao ambiente. É uma cor que transmite ousadia e ao mesmo tempo tranquilidade, pois seus diversos tons repassam um significado diferente.

Por ser uma cor muitas vezes escura, é ideal casá-la com um tom mais claro e neutro, como o branco, por exemplo.

Reprodução: Madeirol

Como fazer a pintura do ambiente?

De acordo com o significado das cores, é possível escolher a opção certa para pintar o espaço. Você refletiu sobre tudo, sobre as sensações que quer transmitir… E agora?

Uma pintura estratégica pode aumentar ou diminuir o seu ambiente, deixá-lo mais alto ou com um aspecto menor também. Fica de olho nessas #3 dicas que vamos passar para você escolher a melhor alternativa para o seu espaço.

Dica #1 – Ampliar, alongar e alargar

Ambientes pequenos e com pouco espaço podem ser ampliados, alongados e alargados com uma pintura diferente.

Para promover a sensação de um ambiente amplo, o ideal é optar por uma cor clara no teto e paredes, como o branco ou algum tom de nude. O piso deve contrastar com a cor escolhida para as paredes, ou seja, deve possuir um tom mais escuro.

Se o seu desejo for o de alongar o ambiente, mantenha o teto com uma cor mais clara e para as paredes opte por um tom mais escuro, como o azul, roxo ou até mesmo cinza. Dessa forma, as linhas horizontais serão acentuadas para prolongar o ambiente.

A terceira opção é a de alargar o ambiente. Como fazer isso? Paredes laterais mais claras que o teto e a parede do fundo dão a sensação de um espaço mais largo do que realmente é. Essa pintura estratégica é perfeita para se ousar nas cores, por exemplo.

Dica #2 – Encurtar, estreitar e destacar

Paredes muito grandes ou amplas, muitas vezes repassam uma sensação de vazio em um ambiente que deveria proporcionar a sensação de aconchego.

Para encurtar uma parede, por exemplo, optar pela pintura até a sua metade é uma opção. Escolha uma cor mais forte para a metade de cima e uma mais clara para a metade de baixo. Dessa forma, as cores contrastam e formam uma linha que orna com o alinhamento dos móveis.

Se a sua vontade for de estreitar o espaço, a opção é pintar os planos opostos com cores mais escuras. A parede de fundo e o teto devem ser pintados com uma cor mais clara, a fim de garantir o contraste e passar a ideia de um espaço mais estreito.

Para dar aquele toque especial, o destaque de uma parede é a opção ideal. Para quem quer ser ousado na decoração a opção é pintar todas as paredes com um tom mais escuro, mantendo uma em tom mais claro. Uma parede mais clara, traz luz para o ambiente.

Dica #3 – Compactar, encurtar e rebaixar

Para garantir aquele aconchego para o seu ambiente, a opção mais viável é a de pintar todas as paredes em tons mais escuros. Dessa maneira o espaço repassa a sensação de compacto e confortável. Você pode optar por pintar o teto da mesma cor também, garantindo assim a sensação completa.

Para dar a sensação de encurtar o ambiente e ao mesmo tempo ser ousado na decoração, mas sem ultrapassar os limites, a escolha de uma parede colorida é perfeita. Uma parede com tom mais vibrante traz cor e energia para o ambiente.

Para espaços com o pé direito mais alto, a opção de rebaixar o teto com uma pintura é o ideal. Cores mais claras nas paredes e piso, contrastam com o escuro do teto, garantindo o efeito visual de um ambiente mais reduzido.

Todas estas dicas garantem uma enorme mudança para o ambiente, com o bônus de destacar os seus móveis planejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.