Afinal, como organizar a despensa?
“Como organizar a despensa” é um questionamento frequente entre os nossos clientes.
Um ambiente organizado traz tranquilidade, paz e, acima de tudo, aquela sensação de controle. Kivia Nunes.
Para a Personal Organizer Kivia Nunes, essa frase define o significado de organização. Ela trabalha há sete (7) anos na área e acredita que a organização muda a vida das pessoas.
Todo mundo sabe o quanto um ambiente organizado facilita a nossa rotina, não é mesmo? Saber onde está cada coisa e o que exatamente possuímos poupa tempo, dinheiro e estresse. Com organização tudo tem seu lugar e hora para ser utilizado.
Hoje vamos falar sobre um ambiente muito utilizado: a despensa da cozinha! Precisa de dicas sobre como organizar este espaço? Quer saber como manter organizado um ambiente que é utilizado todos os dias? Fica de olho nestas #5 dicas e anota tudo para colocar em prática. 😉
Dica #1 – Como organizar a despensa? Faça uma coisa de cada vez!
A lista de organização de um ambiente pode ser bem particular, até porque cada pessoa possui itens diferentes em seu armário, sala e cozinha, por exemplo. Mas a dica é: dar um passo de cada vez.
O que isso quer dizer? Que não adianta tirar tudo para fora do armário e começar a organizar, pois pode ser que o tempo não seja o suficiente ou que você canse da tarefa antes de finalizá-la e acabe fazendo pela metade.
Para Kivia, o sucesso é apostar nos “baby steps”, ou seja, fazer tudo aos poucos. Se o seu desafio for a cozinha, comece pela gaveta de pratos. A medida que for avançando, você vai ganhando mais confiança e a coisa flui.
Reprodução: Madeirol.
Dica #2 – Use cestos e potes para a organização da cozinha, se necessário.
Cestos e potes são úteis, mas cada espaço precisa ser analisado individualmente.
Afinal, possuem alturas e profundidades diferentes, que devem ser medidas para que a organização fique harmônica e o espaço não pareça extremamente preenchido ou confuso.
A quantidade de potes e cestos do ambiente não dita o seu nível de organização, pois é preciso pensar em sua funcionalidade dentro daquele espaço.
Reprodução: Google.
Dica #3 – Rotular é bom para organizar a despensa.
Eu sou uma entusiasta de rotular os itens. O óbvio para mim, às vezes não é para as outras pessoas que convivem no mesmo espaço que eu, explica Kivia.
Porém, o processo vai além de dar nome às coisas através de uma fita colada em um recipiente. Afinal, você se dedicou para o processo de organização e quer que ele harmonize com o restante da decoração.
A dica da Personal Organizer é a utilização de rotuladoras eletrônicas ou adesivos pretos que sugerem a escrita em lousa.
A meta é trazer elegância e praticidade para o mesmo lugar, complementa.
O método também auxilia no controle de validade dos alimentos, pois assim pode ser realizado o registro, auxiliando a manter a cozinha organizada.
Dica #4 – Manter os itens mais utilizados na altura dos olhos no armário planejado.
Uma boa despensa traz facilidade na hora de manusear os itens utilizados para o consumo ou preparo de alimentos. Para Kivia, é preciso que a pessoa consiga identificar, apenas olhando, onde está o item que ela procura. Ou seja, seguir a dica #3 de rotulação vale a pena.
Quando falamos sobre o espaço, é importante ressaltar que cantos muito fundos ou vãos altos demais dificultam a limpeza e acabam “escondendo” alguns itens. O ideal é possuir prateleiras mais estreitas e manter sempre os recipientes mais utilizados na altura dos olhos.
Reprodução: Madeirol.
Dica #5 – Não esqueça da manutenção da organização.
A funcionalidade no método de organização é algo que varia de família para família. Na maior parte das vezes, as categorias de alimentos são bem separadas para facilitar o preparo, o consumo e até mesmo a elaboração da lista do supermercado.
É normal que os itens preferidos e mais consumidos da casa ganhem um espaço de destaque na despensa. “O método mais funcional sempre será o que atenderá melhor aos donos do espaço”, explica a organizadora.
E depois de organizar tudo, do jeitinho que você precisa, é necessário lembrar de fazer a manutenção dessa organização. “A partir do momento que um método foi implantado e aprovado pelos membros da família, ele deve ser seguido”, ressalta Kivia.
O trabalho foi feito e para que tudo continue no seu lugar, é necessário um pequeno esforço de todos os habitantes da casa.
Quando tudo tem seu lugar, a paz reina, inclusive na despensa! Experimente e usufrua desse momento, finaliza a Personal Organizer.
Se você gosta do tema organização, leia nosso artigo sobre máximo armazenamento na cozinha e entenda mais sobre otimização de armários.