Casa organizada: dicas de tendência para 2021

“A organização tem mais poder do que muita gente imagina”, é o que aponta a personal organizer, Kivia Nunes, da KiOrganiza.

Ao contrário do que muitos acreditam, uma casa organizada não exige somente um esforço físico, de ajeitar espaços, realocar objetos e etc. É mais do que isso!

Organizar a casa é também um exercício mental, que acaba organizando não somente o exterior (casa), como também o seu interior (mente).

Essa conexão entre o ambiente organizado e o nosso psicológico é considerada a nova tendência em organização para o ano de 2021.

O método novo tem sido encorajado por grandes nomes de organizadores em Nova York, que colocam essa relação como base para outros tipos de conexão

Após um ano intenso e, de certa forma, pesado, o nosso anseio por organização tem se demonstrado forte, principalmente nessa época de final de ano.

Saber onde estão as coisas, o que eu possuo e o que não preciso mais é essencial para esse período de renovação.

Reprodução: Unsplash

Para Kivia, personal organizer e parceira da Madeirol, isso acontece por um motivo bem específico.

“Todos querem um ano diferente e esse processo inicia na organização da casa”.

Por que deixar a casa organizada? De que forma isso está relacionado com o meu bem-estar? Por onde começar essa organização para 2021?

Vamos responder todas essas perguntas ao longo do artigo.

Casa organizada e o senso de conexão: confira dicas da personal organizer Kivia para 2021

Para a maioria das pessoas, casa organizada é sinônimo de arrumar, mudar de lugar e/ou jogar fora. E isso é feito de vez em quando ou quando sobra um “tempinho”. 

Segundo Kivia, organizar é um conceito mais abrangente. Nesse sentido, ela destaca que, mesmo contando com a ajuda de um profissional, os moradores da casa precisam se envolver no processo.

“Nossa casa precisa ser nosso refúgio, nosso lar e nosso abrigo. Ela precisa funcionar e também nos abraçar”, aponta a personal organizer.

Antes de mais nada, sentir-se acolhido dentro da própria casa é essencial para que o nosso dia-a-dia se torne mais leve e tranquilo. 

Dessa forma, é preciso iniciar o processo de organizar a casa pensando em um sistema eficaz e funcional para todos os moradores.

Kivia destaca que o exercício de organizar conecta a pessoa ao espaço que ela utiliza.

“Envolver-se verdadeiramente no processo de arrumar a casa traz resultados de muita alegria, pertencimento e alívio”, finaliza.

Organizar a cozinha planejada é indispensável | Reprodução: Madeirol

Casa organizada e o bem-estar: qual a relação:

“Casa organizada é, de fato, sinônimo de qualidade de vida”, palavra de personal organizer.

Você já parou para pensar em quantas roupas, objetos e itens desnecessários você tem espalhado pela casa? Com certeza muitos… E a gente sabe bem que é impossível viver com bagunça.

Nesse sentido, saber o que tem dentro de casa, no closet, na despensa, na prateleira da sala e do escritório, além de evitar dores de cabeça, também evita certos desperdícios.

“Quando sabemos onde armazenamos os itens que precisamos, determinando um local certo para cada coisa, o domínio existe. E a paz também”, ressalta Kivia.

Dessa forma, pensando sobre o ponto de vista financeiro, é possível reavaliar o que pode ser utilizado e o que não. Sendo assim, você pode comprar novamente o que é realmente necessário para você, sua família e sua casa.

Além disso, uma casa organizada permite que o tempo seja utilizado para outras atividades e lazer em família. “Quando a comunicação com a casa flui, a vida segue o mesmo ritmo”, pontua Kivia.

Lavanderia: onde a organização começa dentro de casa | Reprodução: Madeirol

Comece o ano de 2021 com a casa organizada

Feliz ano velho, adeus ano novo… Quem não conhece essa música?

Mesmo parecendo clichê, a frase demonstra a realidade. Primeiramente, sabemos que as coisas não mudam em um passe de mágica após às 00h no dia 31 de dezembro. 

Ainda assim, a nossa esperança por um ano de renovação, esperança e novas alegrias está sempre presente.

Aliado a esse sentimento de renovação, está a vontade de organizar a casa, de deixar tudo pronto para receber as novas energias que podem preenchê-la. 

Para a personal organizer, o processo inicia dentro de casa. Assim, o intuito é abrir os braços para o ano que está por vir.

A dica principal é: colocar a mão na massa!

No entanto, é importante ir aos poucos… “A sugestão é enfrentar uma gaveta de cada vez”, ressalta Kivia. Para ela, seguir organizar a casa aos poucos faz com que a pessoa não desista do processo.

Organizar as roupas de forma estratégica traz tranquilidade e facilita a escolha das peças | Reprodução: Madeirol

Comemorar as pequenas vitórias também faz parte da organização. 

“Em cada cantinho, retire o que não faz mais sentido e que não é mais usado, o que está velhinho ou estragado”, complementa. 

Por fim, organizadora destaca que o desapego precisa ser firme e criterioso para que os itens certos sejam descartados. “Não desista e enfrente o processo! Valerá muito a pena”, finaliza Kivia Nunes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.