[

11 dicas para trazer sensação de amplitude no apartamento.

Seu apartamento possui medidas mais compactas? Sem problemas! A amplitude no apartamento pode ser conquistada com algumas técnicas de decoração, escolha de cores das paredes e móveis e até mesmo posicionamento de objetos.

Com essas 11 dicas você consegue conquistar a sensação de amplitude no apartamento que você sempre sonhou. Vale a pena conferir!

Dica #1 – Cores que dão sensação de amplitude. 

Como sempre abordamos em nossos conteúdos, a pintura das paredes traz um significado profundo no aspecto geral da decoração.

As cores claras, por exemplo, ajudam a ampliar o espaço e você pode utilizá-las em paredes específicas  – ou até mesmo no teto! Explicamos mais sobre essa técnica no artigo Significado das cores: como pintar estrategicamente o seu ambiente.

Reprodução: Madeirol.

É Importante evitar tons primários e muito vibrantes como vermelho, amarelo e azul. Porque eles podem dar a sensação de um ambiente sufocado e apertado. 

Dica #2 – Utilize portas de correr.

Optar por portas de correr otimiza muito o tamanho do seu ambiente, pois portas com abertura de dobradiça precisam de espaço para serem abertas e fechadas.

Além de práticas, podem ser um toque diferente na sua decoração.

Reprodução: Pinterest.

Essa dica é válida tanto para os ambientes quanto para os móveis planejados. Converse com o seu projetista e verifique qual a melhor opção para o seu espaço!

Reprodução: Madeirol.

Dica #3 – Otimize o espaço.

É importante atentar-se à circulação que o ambiente promove. Móveis no meio do caminho ou mal posicionados podem transmitir a sensação de um espaço mais apertado

Armários verticais são uma ótima aposta para garantir o aproveitamento de espaço. Aposte em prateleiras, móveis que se transformam em baús e espaços aéreos. 

Reprodução: Madeirol.

Outro ponto importante é saber utilizar os espaços para mais funções, como: quarto e home office, cozinha com sala de jantar, cozinha e área de serviço, entre outros. Se você deseja saber mais sobre ambientes multifuncionais e integrados, pode conferir mais dicas no nosso artigo.

Dica #4 – Use e abuse da luz natural.

Lugares bem iluminados transmitem a sensação de serem maiores e mais amplos. Lembre-se de evitar cantos escuros, utilizando luzes direcionais para iluminá-los.

Reprodução: Madeirol.

Dica #5 – Móveis planejados e alinhados.

Móveis com a mesma altura e que criam linhas horizontais dão a sensação de amplitude.

Também é possível utilizar a pintura para desenhar as linhas horizontais e colaborar com a sua décor

Além disso, móveis planejados garantem que o espaço seja utilizado da melhor maneira possível, garantindo funcionalidade e praticidade, além de ornar com a decoração.

Reprodução: Madeirol.

Dica #6 – Seja criativo.

É essencial abusar da sua criatividade na hora da decoração. Aproveite plantas com caimento ou itens suspensos para utilizar o espaço vertical

Acesse nosso artigo e pegue dicas sobre como utilizar plantas no seu apartamento e quais são os melhores tipos para cada ambiente.

Reprodução: Madeirol.

Dica #7 – Espelhos ampliam.

Investir em espelhos é um truque antigo, mas que permanece em alta. Eles duplicam nossa percepção sobre o tamanho de um espaço, por exemplo. 

Reprodução: Madeirol.

O ideal é utilizar espelhos grandes, do tamanho de uma parede. Somente assim a sensação de amplitude será alcançada. 

Dica #8 – Foco na altura.

Objetos de decoração como quadros, espelhos ou até mesmo prateleiras não devem ser pendurados em alturas acima de 170mm. Quanto maior for a distância entre o objeto e o pé direito, maior será a sensação de amplitude.

Reprodução: Madeirol.

Dica #9 – Utilize móveis funcionais.

Utilizar móveis que dobram ou possuem mais de uma função é uma ótima dica para otimizar espaços e aumentar a circulação nos ambientes.

Camas que viram baús, mesas que dobram ou são acopladas a parede, nichos e armários de canto são algumas opções para seguir essa dica.

Dica #10 – Menos é mais.

Muitos itens de decoração, coisas velhas ou até mesmo que não utilizamos mais são grandes utilizadoras de espaço.

Vale a pena avaliar e reorganizar o que ainda precisa estar em sua casa, principalmente neste novo ano. Já demos algumas dicas sobre como fazer esse exercício neste artigo.

Reprodução: Madeirol.

Dica #11 – Cuidado ao escolher a cobertura para janelas.

O ideal é utilizar persianas ou venezianas para cobrir suas janelas e aberturas de maneira leve e minimalista. Elas são ótimas para aproveitar a entrada de luz natural.

Reprodução: Madeirol.

Se você preferir utilizar cortinas, certifique-se de que elas vão até o chão. Dessa forma, elas trazem a ilusão de que o espaço é mais longo do que realmente é.

É importante atentar-se a cor e material escolhidos para as cortinas, evitando que o ambiente se torne compacto e pesado.

Reprodução: Madeirol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.