Cozinha compacta: entenda como otimizar o espaço

A cozinha, mesmo que compacta, deve ser um lugar funcional. Afinal, é neste espaço que você prepara uma refeição gostosa após um dia de trabalho e aproveita para relaxar e curtir o momento.

Um ambiente bagunçado ou superlotado pode modificar essa sensação de relaxamento para uma boa dose de estresse… 

Por conta disso, pensamos em você, que possui em sua casa ou apartamento uma cozinha compacta e precisa de dicas para otimizar o espaço. Confira #8 dicas que separamos para você fazer da sua cozinha um lugar especial!

Dica #1 – Acessórios de parede para pendurar utensílios

Elas existem em todos os cômodos da casa e, muitas vezes, elas não são aproveitadas maneira como deveriam.

O ideal é utilizar prendedores de aço ou de madeira para dispor utensílios como uma maneira de otimizar o espaço da cozinha compacta. Existem também opções como porta-temperos, porta-facas magnético, mini-prateleiras na área da pia e ganchos individuais para talheres ou colheres maiores.

Reprodução: Madeirol

Dica #2 – Use o espaço ao redor da geladeira

Espaços pequenos, principalmente em uma cozinha pequena, fazem toda diferença quando são aproveitados para armazenar produtos, embalagens ou até mesmo utensílios de cozinha.

Você pode optar por criar pequenos nichos para colocar produtos enlatados e outros itens essenciais e não perecíveis para a cozinha. 

Reprodução: Madeirol

Dica #3 – Azulejos para proteger a parede da pia

Uma coisa é certa na cozinha: respingos na parede são inevitáveis. Sejam eles de água, óleo ou até mesmo de alimentos quando são abertos ou preparados. Quando falamos sobre uma cozinha compacta, a bancada é ainda mais utilizada e, por isso, exige proteção.

Para evitar a sujeira desnecessária, o ideal é utilizar algum tipo de piso ou azulejo na área próxima à pia. Dessa forma você protege a pintura das paredes e facilita a limpeza do ambiente.

É interessante utilizar uma parede com lajotas coloridas para dar um toque especial na décor da cozinha.

Reprodução: Madeirol

Dica #4 – Mesa dobrável ou balcão multiuso

Utilizar uma mesa dobrável é a opção perfeita para cozinhas compactas, já que pode fornecer um local para preparar e comer os alimentos sem ocupar um espaço valioso do ambiente.

Assim como um balcão, ela pode ter múltiplos usos, além de ser utilizada como mesa para refeições. Pode ser uma mesa para trabalhar, ler o jornal de manhã e até mesmo jogar um jogo em família.

Reprodução: Madeirol

Dica #5 – Utilize espaços inexplorados

Existem inúmeras soluções para aproveitamento de espaços inexplorados na cozinha compacta, basta saber utilizá-los.

Juntamente com o seu projetista, é possível inovar em vários aspectos relacionados aos móveis planejados, como:

  • Bancadas com prateleiras inferiores para armazenar utensílios de cozinha ou até mesmo itens para lazer;
  • Gavetas sob os armários baixos da cozinha, que utilizam um espaço tradicionalmente ignorado em um planejamento de cozinha;
  • Armários aéreos inferiores com encurtamento de largura para não atrapalhar o uso da pia.

Todos estes itens, além de serem funcionais e práticos, conferem beleza para o espaço da cozinha.

Reprodução: Madeirol

Dica #6 – Adapte utensílios para utilizar sob a pia

Uma cozinha planejada com uma ilha central para o preparo de alimentos é um sonho de consumo, porém, em muitos casos ocupar este espaço é inviável.

Para solucionar o problema, é importante conseguir adaptar utensílios para serem utilizados na pia, como a tábua de corte. Utilizar ela desta maneira permite que você enxágue os alimentos antes de cortar, sem respingar o ambiente.

Reprodução: Madeirol

Dica #7 – Crie uma despensa em outro cômodo

Já demos dicas sobre como organizar uma despensa e deixá-la perfeita para todos os integrantes utilizarem. 

A despensa é uma ótima alternativa para quem possui uma cozinha compacta, porque por conta do tamanho reduzido, não possui espaço para armazenar todos os utensílios e ingredientes juntos.

Como citado nas dicas anteriores, você pode aproveitar também o espaço ao redor da geladeira ou criar nichos/gavetas inferiores para guardar utensílios de cozinha que você usa ocasionalmente ou itens de despensa não perecíveis.

Reprodução: Madeirol

Dica #8 – Use todos os cantos

Para fazer valer cada centímetro do ambiente, os cantos não podem ser deixados de lado no seu planejamento

Uma ótima opção é utilizar prateleiras de canto, que podem dar um propósito a esses lugares estranhos e não tão utilizados assim ou até mesmo aproveitar o espaço vertical que a cozinha oferece. Móveis aéreos são uma ótima opção para otimizar seu espaço. Confira a inspiração neste projeto da Madeirol:

Reprodução: Madeirol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.