Minimalismo na decoração: 9 dicas para seguir a tendência

A decoração da sua casa te incomoda? Você gosta dos objetos pendurados nas paredes ou sobre as mesas? Acha que está na hora de diminuir a quantidade de informação de cada ambiente? Isso se chama minimalismo na decoração.

O minimalismo pode ser considerado uma maneira “refrescante de se viver”. Ambientes sem confusão, mais leves, limpos e organizados.

Esse estilo de decoração exige que você reduza a sua mobília ao essencial, ou seja, você seleciona com muita cautela aquilo que deverá continuar no espaço.

Porém não se engane, o minimalismo não é apenas simplista, mas sim, organizado e composto com o que realmente é funcional e necessário para ornar com o ambiente.

Espaços organizados, limpos e funcionais são a necessidade do momento. Confira, ao longo deste artigo, #9 dicas para incluir o minimalismo na decoração da sua casa ou apartamento.

Dica #1 – Escolha uma paleta de cores restrita

Optar por cores claras como o branco, combinado à tons neutros como cinza e nudes é a essência de ambientes minimalistas.

Você pode optar por cores brilhantes e mais vivas, mas o importante é se manter em dois tons para garantir a simplicidade.

Reprodução: Madeirol

Neste ambiente planejado pela Madeirol, foram utilizados tons de branco diferentes para criar um quarto bem iluminado. 

A décor all white realça ainda mais o estilo minimalista do espaço.

Dica #2 – Deixe espaços vazios e utilize pontos focais

Espaços vazios são considerados elementos importantes para compor uma decoração minimalista, porque esse espaço interage com os objetos para definir o visual do ambiente.

É possível alcançar o equilíbrio de um ambiente com a definição de um ponto focal, ou seja, escolher um ponto do ambiente para concentrar uma decoração que chame mais atenção.

Ao mesmo tempo, os espaços vazios servem para que a décor permaneça no estilo minimalista.

Reprodução: Madeirol

Dica #3 – Organização é a chave

Uma das principais características de um ambiente minimalista é a sua decoração. Dê adeus à desordem, à desorganização e à poluição.

Atenha-se aos detalhes essenciais e guarde o que não utiliza com frequência dentro de armários.

Você também pode optar por reorganizar os ambientes e descartar o que não está sendo utilizado por você e por sua família. Confira neste artigo algumas dicas para fazer este exercício.

Dica #4 – Opte por uma décor de destaque

Minimalismo na decoração não significa que você não possa ter nenhum item decorativo dentro dos ambientes. Muito pelo contrário, você pode optar por dar destaque a um espaço específico com uma décor mais chamativa e alegre.

Neste apartamento decorado e planejado pela Madeirol, você percebe a utilização do branco para iluminar o espaço e ao mesmo tempo utilizar o estilo minimalista.

Na décor, os elementos selecionados e coloridos dão destaque especial e individual, mantendo o equilíbrio para os ambientes.

Reprodução: Madeirol

Dica #5 – Linhas claras e superfícies planas

Uma casa ou apartamento minimalista geralmente é composto por linha claras e superfícies planas, para garantir calmaria ao ambiente.

Reprodução: Madeirol

Neste quarto planejado pela Madeirol, os móveis são brancos e lisos, com puxadores elegantes e finos para garantir a leveza do espaço.

Dica #6 – Faça uma brincadeira com texturas diferentes

Minimalismo não significa um ambiente sem graça, pelo contrário, você pode optar por misturar estampas e texturas na décor do ambiente planejado. 

Reprodução: Madeirol

Nesta sala, a estampa do tapete mais colorida, combina com a cor escolhida para as almofadas e contrasta com o texturizado no painel da TV. 

Mesmo com diferentes texturas combinadas, a decoração do ambiente permaneceu simples e minimalista.

Dica #7 – Use e abuse da luz natural

Janelas são suas melhores amigas quando falamos sobre iluminação de ambientes. Deixá-las livre de adornos para que a luz possa entrar é essencial.

Se for um ambiente que necessita de mais privacidade, você pode optar por utilizar tecidos mais finos para as cortinas.

Reprodução: Madeirol

Nesta sala de estar, as cortinas transparentes trazem uma boa quantidade de luz solar, iluminando todo o ambiente.

Dica #8 – Acredite no poder dos objetos simples

Ao decorar uma casa no estilo minimalista, você começa a repensar objetos comuns e a perceber a sua importância.

Nesta cozinha, os móveis são todos brancos e com superfície lisa. A utilização do Vidro Reflecta e da décor com algumas plantas simples chama a atenção de quem visualiza o ambiente.

Reprodução: Madeirol

Dica #9 – Utilize padrões discretos

Casas ou apartamentos minimalistas utilizam uma quantidade mais limitada de padrões, ou seja, é utilizado um padrão mais discreto ou diferentes com tons combinando.

Quando falamos de estampas e texturas diferentes, é importante atentar-se à dica #4, buscando acrescentar esse item diferenciado como um objeto de mais destaque no ambiente.

Você também pode optar por utilizar estampas diferentes, mas seguindo uma paleta de cores dentro do mesmo tom, como realizado neste projeto de apartamento decorado da Madeirol.

Reprodução: Madeirol

Gostou deste artigo? Aproveite para complementar a sua leitura com o artigo: 7 dicas para atrair bons fluídos para o lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.