Como aumentar a durabilidade dos seus móveis Madeirol.

A durabilidade é um dos pontos-chave na escolha por móveis planejados. Afinal, a qualidade do material, a personalização e a otimização do espaço fazem parte da sua lista de benefícios.

Porém, mesmo com a utilização de um material de alta qualidade, alguns cuidados precisam ser implementados para que os móveis mantenham sua durabilidade ao longo dos anos.

O período de planejamento é tão importante quanto os cuidados para garantir a preservação do móvel.

É possível, junto ao projetista, dar atenção aos detalhes necessários para que o móvel seja funcional, atraente e durável.

Neste artigo trazemos para você aumentar a durabilidade do seu móvel planejado, antes e durante a sua utilização.

Atenção com a umidade dos locais.

O primeiro passo no planejamento de cozinhas e banheiros é a atenção para o revestimento nas paredes que ficam na parte de trás. Dessa forma, dá-se o primeiro passo para evitar que a umidade atinja os móveis. Sempre coloque revestimento na parede atrás dos armários da cozinha, banheiro e demais áreas molhadas, como lavanderia.

Outro ponto importante se refere aos pontos hidráulicos. É indicado que os armários que de alguma forma possam cobrir os pontos hidráulicos não possuam fundo em MDF. Dessa maneira, o usuário conseguirá visualizar possíveis vazamentos, facilitando a manutenção e evitando danos aos móveis.

Por fim, ressaltamos a importância de não colocar base em alvenaria para a sustentação do armário, já que tal característica impede a saída de água no caso de vazamentos. Além disso, o uso pode acarretar prejuízos à estética do projeto.

Reprodução: Madeirol.

Colocação de granito deve seguir indicações.

Outra atenção deve ser dada ao granito e a sua colocação.

Em banheiros, é indicado fazer uma tira ou guarnição chanfrada no granito. Além disso, outra dica interessante é a utilização de cuba de sobrepor alta, para evitar respingos na pedra e, consequentemente, no armário.

Em áreas molhadas, por exemplo, a bancada de granito deve impedir que a água escorra pelos armários, prejudicando a sua durabilidade. Uma opção inteligente é a colocação da tira americana, que impede a saída da água, por exemplo.

 

Por fim, outras três (3) dicas que são muito relevantes no planejamento de cozinhas, banheiros e lavanderias:

  1. Uso de pingadeira no granito (um corte na parte inferior que permite que a água escorra direto para o chão, sem molhar o armário);
  2. Balanço mínimo de 2cm do armário em relação ao granito para protegê-lo. Lembrando que para que possamos ter esse balanço de 2cm, a cuba da banca que será executada deve estar recuada no mínimo 65mm da frente;
  3. Embutir o granito na parede ou colocar fronts colados e rejuntados com silicone.

Cuidados para evitar a oxidação das ferragens do móvel planejado.

A falta de cuidados com os móveis planejados pode provocar a oxidação. Por isso, é imprescindível que determinados cuidados sejam empregados.

Uma dica bastante importante, mas frequentemente ignorada, se refere a colocação de saleiros nos armários. Evite utilizar o sal de cozinha aberto, pois ele enferruja as dobradiças.

Outro ponto de alerta é que o óleo de proteção das dobradiças e corrediças não pode ser retirado com abrasivos.

Por fim, outras duas (2) dicas essenciais para evitar a oxidação do seu armário planejado:

  1. Não colocar o produto para extermínio de pragas em dobradiças;
  2. Não higienizar dobradiças, corrediças e puxadores com produtos abrasivos.

Reprodução: Madeirol – Exemplo de cozinha que obedece as normas citadas.

 

Dicas para garantir a durabilidade de seus armários Madeirol.

  • Não usar produtos abrasivos para a limpeza dos puxadores, eles possuem uma camada de verniz que poderá ocasionar manchas.
  • Se ao usar a pia e por acaso respingar água no armário, deve-se realizar a secagem. Se os respingos não forem secos, os mesmos poderão danificar a extremidade inferior da porta.
  • Em dias frios, ao tomar banho muito quente, é comum gerar umidade no ar do banheiro, criando uma pequena camada de umidade nos armários. Nessas situações, deve-se fazer a secagem do móvel.
  • Os rabicho d’água devem ser instalados e vedados mesmo sem a banca instalada. Esse pequeno detalhe é importante, pois o cano mesmo vedado possui água e ao retirar a vedação poderá vazar água e danificar o móvel. Com o rabicho instalado fica mais fácil de escoar a água do cano.
  • Ao instalar a banca após a montagem dos armários, as corrediças das gavetas devem ser protegidas.
  • Em alguns casos o rasgo para cooktop no granito é feito após a montagem dos armários. Nessas situações, todo móvel deve ser protegido, principalmente as corrediças para evitar danos com a poeira do granito.

 

Quer saber mais sobre os cuidados necessários para preservar o seu móvel planejado? Assista o vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.