Cozinha provençal planejada: confira inspirações.

O estilo provençal faz referência direta a Provence, região sul da França. Foram os artesões locais, entre os séculos XVI e XVII, que construíram o que hoje se conhece como um estilo de decoração. Com a intenção de se assemelhar a nobreza da época, os camponeses passaram a construir móveis com as mesmas características daqueles encontrados nos palácios. No entanto, a falta de recursos os obrigavam a utilizar uma madeira de qualidade inferior e, que com o passar do tempo, fatalmente se tornavam desgastadas.

Sem que eles pudessem imaginar, essa característica naturalmente desgastada da madeira iria se tornar a base da decoração provençal atual.

Esse estilo reflete muito bem todo o charme da região sudeste francesa, que é marcada por campos de lavanda, chalés rústicos, e, claro, o Mar Mediterrâneo. Ao levar esse clima para qualquer parte do mundo, a decoração provençal se tornou sinônimo de elegância e bom gosto.

A decoração provençal é sempre uma tendência e, vez ou outra, está surpreendendo com novas possibilidades e influências de outros estilos. E se tem um lugar da casa que combina com esse tipo de decoração, esse lugar é a cozinha.

A característica principal desse padrão decorativo é o equilíbrio entre tons pastel, estampas florais e itens antigos. O resultado é uma decoração delicada e aconchegante — um verdadeiro convite para pegar uma taça e preparar uma receita apetitosa.

Reprodução: Google. Cozinha provençal toda branca com detalhes em madeira. Um clássico!

Nada mais provençal do que móveis brancos e com puxadores característicos. Mas não é só de móveis e armários brancos que você pode fazer sua cozinha provençal. Tons claros de madeira, off white, cinza e azul pastel também são bem-vindos.

 

Cozinha provençal planejada.

A sua cozinha provençal pode ser planejada com ilha, tornando-se totalmente funcional, prática e moderna. A ilha funciona como uma bancada que fica no centro da cozinha, permitindo a divisão de tarefas em diferentes pontos do cômodo.

Também é uma proposta que integra outros ambientes à cozinha, como varandas, salas e terraços, promovendo a interação entre aqueles que usufruem dos espaços agregados. É uma ótima alternativa para quem quer ressignificar o espaço destinado à gastronomia, agregando outras formas de vivência a ele. Esse tipo de projeto também é ideal para solucionar o espaço perdido que pode existir na cozinha, com muita graça e sofisticação.

A mobília sob medida é uma opção mais vantajosa quando comparada aos modelos prontos porque permite adequar cada detalhe das peças ao conceito idealizado pelo clientes. Com modelos personalizados, é possível aproveitar cada centímetro de acordo com a área disponível, combinar todas as peças e manter um visual harmônico, além de poder definir aspectos como as cores, materiais, design, formato e acabamento dos móveis.

Reprodução:  Google. Nessa cozinha provençal, os armários cinzas ganharam molduras nas portas e para a ilha foi usado um armário de madeira antigo e desgastado.

Cozinha provençal pequena.

Quanto menor for o ambiente, mais difícil será para mobiliá-lo, daí a importância de um bom planejamento. Graças à possibilidade dos móveis sob medida, existe liberdade para criar propostas para interiores, fazendo com que assim, você possa ter a sua cozinha provençal, mesmo que o espaço seja pequeno.

A cozinha provençal planejada para espaços pequenos torna evidente cada detalhe, com um desenho único, diferente de tudo aquilo que já se viu, e personalizado de acordo com o gosto e as necessidades dos usuários.

Reprodução: Google. Bancada de madeira para a cozinha provençal.

Outra característica desses móveis são os puxadores. Os mais comuns são os de formato bolinha, geralmente feitos de madeira ou porcelana, mas você ainda pode optar por aqueles em formato de alça ou concha.

Pensando em cada detalhe para tornar a sua cozinha provençal ainda mais bonita, a Madeirol apresentará em breve um puxador com essa característica específica, para quem quer um toque romântico, rústico e elegante ao ambiente.

Um puxador provençal é a maneira prática, sutil e fácil de conseguir aderir a esse estilo, deixando a sua casa com uma aura campestre e nobre que este estilo possui.

Quer transformar a sua cozinha em um ponto de encontro para curtir bons momentos? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre a cozinha provençal!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.