Foi-se o tempo em que a cozinha ocupava o fim da lista de prioridades na decoração da casa. Ter uma cozinha bem planejada é o desejo da grande maioria das pessoas, afinal ter cada objeto em seu devido lugar e aproveitar cada espaço com mais eficiência, faz toda a diferença no dia a dia dos moradores.
Não à toa, surgem a todo momento, novos aparatos de última geração para tornar este espaço cada vez mais funcional. Eles vão desde acabamentos de ponta, que facilitam a limpeza e auxiliam na sua durabilidade, até os eletrodomésticos altamente tecnológicos que podem ser programados a distância com um smartphone.
Mas afinal, o que é necessário para ter a cozinha dos sonhos? Confira abaixo 7 dicas infalíveis para acertar em cheio no projeto da sua cozinha planejada:

Dica 1- Escolha os eletrodomésticos primeiro

Comece fazendo uma lista de todos os eletrodomésticos que você tem ou pretende comprar para a sua cozinha, fogão ou cooktop, geladeira, forno, máquina de lavar louças, coifa e micro-ondas, tudo é importante. Anote as medidas de todos eles! Essa fase é fundamental para garantir que nada fique de fora e que tudo se encaixe no seu projeto.
Se você ainda não comprou os eletrodomésticos, opte pelos modelos de embutir, eles se encaixam perfeitamente na estrutura dos móveis planejados otimizado o espaço, conferindo beleza e praticidade ao ambiente.

 

Dica 2- Tenha as medidas da cozinha em mãos

 

Antes de sair comprando tudo, é preciso ter com você as medidas corretas da cozinha, para evitar erros como a compra de móveis e eletrodomésticos que não se encaixam no ambiente. Quanto menor for o espaço da sua cozinha mais chances você terá de cometer erros, 5 cm podem fazer toda a diferença.

Dica 3- Saiba onde ficam os pontos de eletricidade e hidráulica

Ter as plantas elétrica e hidráulica da sua cozinha é fundamental para não cometer erros no posicionamento de eletrodomésticos e até na hora da instalação dos armários. Você não quer correr o risco de furar um cano bem na hora de finalizar o seu projeto, não é?

 

Cond Wide Residence Cozinha Madeirol

Dica 4- Sua cozinha, seu estilo

Sua cozinha precisa ser um reflexo do seu estilo de vida. Pense em como ela será utilizada, e como precisa ser a sua estrutura para facilitar o seu dia a dia. Pense ainda em como será feita a limpeza, na organização dos objetos e se as refeições serão ou não feitas neste local. Essas informações ajudam a escolher o melhor lugar para a bancada de apoio, por exemplo, e também quais os acabamentos que serão mais adequados.

Dica 5- Pense nos objetos e utensílios da cozinha

Outro passo importante é fazer um levantamento de todos os objetos que serão guardados no local e como você prefere guardá-los. Isso vai te auxiliar na escolha dos armários, gaveteiros, portas e até dos tipos de puxadores mais adequados para a sua cozinha.

 

Dica 6- Móveis planejados são a melhor opção

Mobiliário solto pode tornar o layout mais flexível, mas os móveis sob medida aproveitam cada cantinho da sua cozinha e, principalmente nas cozinhas menores, cada espacinho faz diferença. Existe uma infinidade de cores, estilos e modelos de móveis no mercado. Busque o mais compatível com o seu estilo de decoração. Na hora de escolher esteja atento a qualidade dos acabamentos, ferragens e espessura das prateleiras. O ideal é optar por armários, prateleiras e gavetas bem estruturados o que confere mais durabilidade aos móveis.

 

Dica 7- Distribua a Iluminação

 

Um dos principais erros na iluminação de cozinhas é usar apenas um ponto central para todo o ambiente. Distribua a iluminação, direcionando para móveis e revestimentos, isso não só valoriza a decoração e deixar o espaço mais bonito mas também dá mais segurança na hora de manusear os objetos e alimentos.
Fitas de LED podem ser usadas para iluminar armários, prateleiras e bancadas e ser instaladas tanto na parte de baixo dos armários quanto na parte interna.
Se o foco do ambiente for fazer refeições rápidas, receber amigos e criar um espaço mais aconchegante a luz quente é a mais indicada, caso contrário opte pela luz fria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.