Use tendências e conceitos em sua casa para torná-la ainda mais bonita com 35 projetos para você renovar sua cozinha planejada!

 

Como evitar falar do planejamento de uma cozinha? Quanto mais postamos sobre ela, lembramos de outros conceitos, estilos e possibilidades a serem explorados.

A sala de estar é o rosto de uma casa: aquilo que é sempre visto e facilmente reconhecível. Quartos são nossa personalidade exposta. Mas a cozinha é especial. Afinal de contas, ela é o coração de confraternizações, onde despejamos nosso carinho no preparo de refeições para as pessoas que amamos.

Na semana passada, apresentamos algumas possibilidades para cozinhas americanas planejadas. Como existem muitas opções, decidimos mostrar alguns projetos de cozinhas nesta publicação. Assim, você terá uma melhor ideia dos estilos disponíveis, suas funções e muitos mais.

Dito isso, fique com 35 projetos de cozinha planejada e se inspire para criar seu ambiente perfeito! Caso queira, pode clicar aqui para começar a projetar a cozinha de seus sonhos!

 

 

Conceito aberto

 

Como mostramos recentemente, a cozinha americana é um uso do conceito aberto. Usando essa ideia, você junta a cozinha e seus ambientes de convívio, aproximando e unindo todas as pessoas da casa.

Uma das vantagens de cozinhas americanas está justamente no fato de ser um ambiente aberto. Você ganha muita espaço e uma boa visão de seu lar.

Outra vantagem é a criação de um local perfeito para reuniões e confraternizações. Você poderá ver, conversar e interagir com todas as pessoas presentes. Caso queira criar muitas memórias, tirar fotos e abrir sorrisos, recomendamos muito essa opção!

 

1. Leve separação

projeto cozinha americana 1

 

Você pode usar um misto de conceitos: manter parte da divisão entre cozinha e sala de estar, liberando uma parede para ser usada com painel para televisão, bancada e afins. Uma ideia que traz leveza e elegância para o ambiente é a extensão da bancada da cozinha para o móvel da sala de estar.

 

2. Escolha de cores

projeto cozinha americana 2

 

Uma forma de dar personalidade à cozinha é escolher seu padrão de cores. Aqui temos uma cozinha com cores terrosas que se estendem até a sala de estar, gerando um ar de conforto quase rústico. Clique aqui para simular algumas cores em sua cozinha!

 

3. Padrões e formatos

projeto cozinha americana 3

 

O visual de uma cozinha pode ser finalizado com uma parede bonita e elegante. As possibilidades são muitas: padrões, formatos, cores, contrastes, etc. Nesta cozinha foram usados losangos – simétricos, intercalados e coloridos – para dar um ar moderno à casa.

 

4. Aberturas

 

Quer deixar seu ambiente com uma aparência ainda maior? Uma opção é o uso de uma bancada aberta. Assim você aumenta a percepção de um ambiente totalmente aberto (e ganha mais espaço para as pernas).

 

5. Cores frias

projeto cozinha americana 5

 

Se cores quentes aumentam a sensação de aconchego, cores frias diminuem? Não! A maioria dos ambientes modernos ditos elegantes usam esquemas com cores frias, é simplesmente a tendência atual quando pensamos em leveza, sutileza e beleza.

 

Maiores espaços

 

Caso você tenha um bom espaço em sua casa, pode optar por planejar sua cozinha com uma área um pouco maior.

Com a ideia de uma cozinha grande, você ganha espaço e pode dar maior funcionalidade ao seu ambiente.

 

1. Cozinha em U

projeto cozinha grande 1

 

Já pensou olhar em quase todas as direções e ver sua cozinha? Literalmente envolvente! Você terá muito espaço para guardar tudo; terá área de passagem e pode usar um dos lados da cozinha em U para fazer uma leve divisão entre os ambientes.

 

2. Sala de jantar

projeto cozinha grande 2

 

Tendo o espaço, por que não unir a sala de jantar e a cozinha? Tudo que você precisa para o jantar já está na cozinha mesmo! Uma vantagem é que todo o processo criativo da refeição fica evidente. Lembre de chamar aquela amizade para lavar a louça!

 

3. Móveis aéreos e estética de bar

projeto cozinha grande 3

 

Se você quer um ar de leveza para sua cozinha, não há opção melhor do que móveis aéreos. Tudo parece flutuar em seu devido lugar. Use suportes sobre a ilha para guardar seus copos e taças, decore com algumas plantas e placas e terá seu próprio bar!

 

4. Linhas longas

projeto cozinha grande 4

 

Longas linhas retas passam a sensação de confiança e propósito. São tão marcantes que dominam o ambiente. Você pode aproveitar essa ideia para criar uma verdadeira linha de produção culinária: espaços para organização dos alimentos, para cortes, para cozimentos e, por fim, a louça.

 

5. Complementos de cores

projeto cozinha grande 5

 

Não se limite a uma só cor. Ilhas brancas podem harmonizar com armários em cor de gelo e azuis, como vemos na foto. O importante é escolher uma cor que domine o olhar e outras cores para complementá-la, sejam elas neutras ou de tom parecido.

 

Menores espaços

 

Ambientes menores também merecem atenção! Cozinhas pequenas têm um charme único de parecerem meticulosamente planejadas, com todas as peças de decoração e funcionalidade escolhidas e colocadas a dedo em cada canto. Afinal de contas, praticidade é o nome do jogo para uma cozinha.

Use uma cozinha pequena como motivo para juntar ainda mais as pessoas que gosta!

 

1. Planejamento

projeto cozinha pequena 1

 

Como a cozinha é menor, você deve cuidar com o planejamento. Pense bem em posicionamentos de geladeira, fogão, louça e afins. Use bem seu espaço também para armários, tanto superiores quanto inferiores.

 

2. Área de serviço

projeto cozinha pequena 2

 

Faça a união da área de serviço à cozinha e otimize seu espaço. Mostraremos a seguir formas de dividir o ambiente. Aqui temos uma divisão com vidro; pode parecer pouco, mas é sutil e seu efeito é bem elegante.

 

3. Luz LED

projeto cozinha pequena 3

 

Iluminação em LED está em alta em todos os tipos de ambiente! Você pode se planejar e instalar luzes que alternam de cor e intensidade, caso queira. Uma boa opção é colocar essa iluminação na bancada de trabalho da cozinha. Repare no canto direito: uma simples coluna faz uma divisão clara entre cozinha e área de serviço!

 

4. Decore sua cozinha

projeto cozinha pequena 4

 

A cozinha também merece decoração! Plantas, placas, pratos e talheres podem ser usados. Note que neste projeto a decoração foi usada para indicar a divisão entre área de serviço e cozinha.

 

5. Iluminação natural

projeto cozinha pequena 5

 

A luz natural é uma alternativa para tanto iluminar quanto ventilar a cozinha. Caso você tenha a área de serviço junto à janela, pode aproveitar para pendurar e secar suas roupas ali!

 

Cozinha com ilha

 

Outra forma de aproximar as pessoas na cozinha é tendo uma ilha em seu design.

Você pode projetar a sua ilha para cumprir diferentes funções, além de controlar a aparência de seu ambiente através dela.

 

1. Ilha culinária

projeto cozinha ilha 1

 

Já pensou em uma noite romântica com um fondue? Você pode usar uma ilha para isso! Deixe-a próxima de uma bancada para ganhar ainda mais espaço de organização.

 

2. Conceito clássico

projeto ilha 2

 

Nada vence o clássico que o tempo nunca conseguiu tirar de tendência. Uma ilha central sempre será útil. Use um cooktop para manter tudo aquecido e crie contraste entre área de organização e de refeição com alturas apropriadas.

 

3. Ilha multifuncional

projeto ilha 3

 

Somos grandes fãs deste projeto! Uma ilha capaz de cozinhar seus alimentos, com espaço para guardar seu pratos, talheres, copos e taças e com uma bancada estendida que vira mesa de jantar? Sim, por favor.

 

4. Cores e texturas

projeto ilha 4

 

Você pode destacar a mesa de jantar, mesmo unida à ilha. No projeto acima, foi usada uma ilha combinando com o tom branco da cozinha e a mesa é feita de madeira em tons de marrom e com visíveis texturas.

 

5. Separação de ambientes

projeto ilha 5

 

Se sua cozinha for pequena, você pode usar uma ilha para aumentar seu espaço útil. Você ganha área de trabalho em mais um local, mantém contato com a sala de jantar e cria uma divisão clara de ambientes, caso assim deseje.

 

Coluna de forno

 

Se o clássico fogão não for muito do seu interesse, pode separar as funções em diferentes partes da cozinha.

Uma alternativa elegante é a colocação de uma coluna dedicada ao forno. Isso faz com que seu ambiente tenha uma cara mais planejada – algo que, com todo seu esforço no projeto, faz todo o sentido!

 

1. Utilização de espaço

projeto coluna forno 1

 

Caso você tenha espaço limitado, pode optar por não usar um fogão clássico e embutir um forno no móvel. E se seu espaço for mesmo limitado, pode usar espelhos na cozinha. Note que, no projeto acima, o que parece uma área enorme atrás da pia é somente um reflexo!

 

2. Local dedicado

projeto coluna forno 2

 

Separe um espaço de sua cozinha e dedique ele completamente à sua coluna de forno. Use também um forno de microondas e você terá uma parte de sua cozinha preparada para objetivos similares.

 

3. Ilusões com cores

projeto coluna forno 3

 

Com o uso inteligente de cores, você pode quase fundir seu forno ao móvel. Note que o tom dos armários cria uma transição suave para a cor cinza do forno, deixando o ambiente mais uniforme.

 

4. Revisitando conceitos

projeto coluna forno 4

 

Esse projeto é familiar? Claro que sim, mostramos ele na seção de cozinhas grandes! O forno está perfeitamente inserido nesta cozinha planejada, agregando ainda mais funcionalidade. Além disso, olhe só: mais uma ilha!

 

5. Funcionalidade

projeto coluna forno 5

 

Lembre de manter espaços de bancada em sua cozinha. Assim você pode tirar seus alimentos do forno e organizá-los sem preocupações. Mas cuidado, os alimentos estarão muito quentes, então é importante ter um bom espaço dedicado para manuseá-los.

 

Cooktop

 

Poucas opções para sua cozinha são tão elegantes quanto um cooktop. O visual é extremamente limpo e natural para um ambiente moderno.

Entre suas vantagens, o cooktop tem a praticidade de ser muito simples de ser lavado. Suas superfícies são de vidro ou de material vitrocerâmico, muito fáceis de desengordurar.

O cooktop também ocupa pouco espaço, permitindo que você use melhor a área disponível de sua cozinha planejada.

 

1. Contraste

projeto cooktop 1

 

Você pode deixar a posição de seu cooktop bem marcada com as cores da sua cozinha. Como eles costumam ter cores escuras, bancadas claras dão mais evidência ao cooktop.

 

2. O luxo das cores

projeto cooktop 2

 

Cores escuras dão uma aparência luxuosa e moderna ao ambiente. Caso queira, você pode destacar seu cooktop com uma cor branca, como no projeto acima. Cuide com cor de piso, teto e paredes para não deixar sua cozinha escura demais.

 

3. Unindo o clássico ao moderno

projeto cooktop 3

 

Não existe uma regra dizendo que, já que o forno embutido e o cooktop estão separados, eles precisam também estar distantes. Caso goste do visual de um fogão clássico, se inspire no projeto acima para ter uma versão moderna desse clássico das cozinhas!

 

4. Cooktop no meio da bancada

projeto cooktop 4

 

Caso deseje mais espaço enquanto cozinha, pode optar por usar seu cooktop entre dois espaços de trabalho grandes. Assim você terá mais facilidade para manusear seus alimentos, panelas e frigideiras.

 

5. Otimização de espaço

projeto cooktop 5

 

Já que o cooktop é embutido na pedra da bancada, não há espaço desperdiçado. Você terá a bancada espaçosa que sempre quis!

 

Fogão compacto

 

Caso o visual tradicional seja mais seu estilo, existem modos de incorporar o clássico fogão à sua cozinha de forma moderna. Para isso, você pode usar um fogão compacto, uma versão menor e mais focada ao melhor aproveitamento de espaço de sua cozinha.

 

1. Extremidades da cozinha

projeto fogao 1

 

Já que este fogão não é embutido na bancada ou nos móveis, sua melhor posição costuma ficar nas extremidades da sua cozinha, ao final da bancada e junto de paredes.

 

2. Combine com outros elementos da cozinha

projeto fogao compacto 2

 

Para dar ao fogão compacto uma cara mais parecida com outros elementos da cozinha, tente encaixar utilitários de tamanho ou cor similar na bancada. Com isso, você cria áreas que passam a imagem de terem sido cuidadosamente planejadas.

 

3. Separação de utilitários

projeto fogao 3

 

Outra forma de indicar ainda mais o planejamento de sua cozinha é com o espaçamento de seus utilitários. Veja a beleza da separação entre a máquina de lavar roupa, o fogão compacto e a geladeira desta cozinha!

 

4. Alinhamento

projeto fogao 4

 

Existe elegância na continuidade. Note como, no projeto acima, a bancada da cozinha, a parte de cima do fogão compacto e da bancada da área de serviço estão alinhadas!

 

5. Destaque com cores

projeto fogao compacto 5

 

A separação dos itens da cozinha pode ser feita com o uso correto de cores. No projeto acima, a cor branca foi usada para bancada e móveis superiores. A cor azul deixa claro quais são os móveis inferiores. Por fim, todos os utilitários da cozinha têm a cor cinza. Uma opção muito atraente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.