Montar a casa ideal é algo que consome tempo. Todas as decisões têm impacto a longo prazo: planejamos algo que dure por muito tempo e que possa ser aproveitado e apreciado ao longo dos anos. As tendências de cores e acabamentos podem embelezar ainda mais o lar!

A escolha dos móveis é  uma das partes mais longas do processo. Para customizar seu lar e deixar ele com uma aparência única, a escolha por móveis planejados é a melhor alternativa! Caso queira conferir algumas opções de visualização, pode acessar este link ou ir diretamente a um simulador clicando aqui! Caso queira ver como fazer os acabamentos de seus móveis, use este simulador!

Contudo, ter o conceito dos móveis não encerra o planejamento de sua casa! Cores, texturas e acabamentos são partes essenciais para dar um toque único ao ambiente. São ótimas formas de expressar sua personalidade através dos cômodos de seu lar.

Sabemos que as opções são muitas. E a parte complicada é que é fácil se perder com tanta variedade. Pensando nisso, decidimos explorar algumas possibilidades elegantes e dividi-las com você!

Neste artigo, separamos 10 conceitos que são tendências em cores e acabamentos no ano de 2022! Encontre formas de usar sua cor favorita, incorpore a sua pedra predileta na bancada e embeleze sua parede com padrões e texturas magníficas! Um universo de belíssimas possibilidades lhe aguarda!

 

Inversões de peso e cores tradicionais

 

Em termos de cor, percebemos cores claras como sendo mais leves para um ambiente. O oposto é válido para cores escuras: elas parecem ser mais pesadas e causam um impacto grande ao serem vistas.

A metáfora com peso também é válida no sentido literal! É comum encontrarmos cômodos com cores claras (leves) acima das cores escuras (pesadas). Mas nada impede que você faça uma inversão deste conceito e crie um visual marcante e muito moderno!

Na imagem, a cor Amêndoa foi usada na parte de cima, contrastando com a cor do Branco de baixo.

Uma vantagem de usar cores claras na parte inferior de seus cômodos é que eles parecem aumentar seu tamanho, principalmente se o piso também for claro. Recomendamos usar esse efeito para realçar ainda mais alguns detalhes, tais como torneiras gourmet!

Lembre de buscar decorações em tons de madeira e prateado para gerar alto contraste com os móveis claros!

 

Abraçando novas possibilidades

 

Ambientes modernos pedem soluções que não são tão óbvias! Cores frias trazem consigo uma elegância e modernismo capazes de realçar qualquer ambiente.

Neste exemplo, tons de cinza Grey e Azul criam zonas de interesse tonal e bom contraste, contribuindo para o visual de um ambiente harmonizado e equilibrado.

Caso você queira investir em algum aspecto de madeira no local, considere um papel de parede, por exemplo. Assim você mantém o clássico visual da madeira combinada a uma tendência forte nesse ano!

Se optar por montar sua cozinha de forma parecida à imagem, recomendamos que você aproveite o visual moderno e use utilitários que dão ainda mais elegância ao ambiente, tal qual uma lixeira embutida. Você pode ver essa e outras opções clicando aqui!

 

A beleza da tradição

 

Caso você goste de um visual mais tradicional, pode optar por usar móveis inferiores com cores mais associadas à madeira clara, tal como a cor Nude, e seguir com móveis superiores em tons de Branco.

Essa combinação é muito segura em sua escolha, dado o grande uso dela. Ainda assim, segue sendo forte tendência!

Recomendamos uma decoração elegante para este ambiente. Como ele é bem claro, irá refletir muito bem a iluminação que você quiser. Luminárias em formato de globo são ótimas opções!

Para o chão, você pode optar por pisos frios ou pisos de madeira, conforme sua preferência. Qualquer um dos dois combina com ao menos uma parte da mobília apresentada!

 

Cores similares

 

O uso de cores parecidas ajuda a dar coesão para um ambiente, uma vez que as cores selecionadas vão naturalmente harmonizar entre si.

No caso da imagem, as cores escolhidas são bem terrosas: Dune para armários inferiores e Betula para armários superiores.

Você pode escolher entre usar bancadas com pedra escura ou clara, sem restrição! Escolha sua cor favorita e não haverá erro!

Enriqueça sua decoração com azulejos em formato hexagonal, por exemplo. Opção perfeita para amantes de mel e admiradores de abelhas!

Para decorar o ambiente, você pode usar luminárias pendentes de meia esfera e puxadores em concha!

 

Alternativa rústica

 

Ambientes com finalização rústica estão em alta e a tendência é que permaneçam assim! Poucos ambientes são tão aconchegantes e convidativos.

Como esse tipo de decoração naturalmente reúne as pessoas, o uso de ilhas é encorajado. Você cria espaço para reuniões, confraternizações e refeições em um ambiente perfeito para qualquer interação!

Outras formas de reunir as pessoas envolvem o uso de grandes janelas para aguentar aqueles dias quentes em uma boa corrente de ar ou com fogões a lenha para passar pelos invernos em um ambiente muito quentinho!

Use uma porta de vidro tal qual a Reflecta Bronze da imagem, combinando muito bem com as cores Betula e Linho!

Pode apostar em paredes com decoração exposta de tijolos, será um complemento perfeito para o visual mais rústico!

 

Tons terrosos intermediários

 

Se você gosta tanto de ambientes claros quanto de escuros, por que não investir em um com tons intermediários?

Na imagem temos a utilização de cores terrosas intermediárias: nos móveis inferiores a cor Dune e, nos superiores, a cor Haya. Belíssimas, não?

Esse esquema de cores combina muito com ambientes mais praianos, bem dignos de lugares como o Rio de Janeiro! Use tapetes e cortinas de linho para incrementar o visual!

 

Ambientes claros

 

Para quem busca um ambiente claro e leve, combinações de cores como Linho e Haya são uma ótima pedida!

Como essas cores são um pouco saturadas, você ainda pode usar azulejos brancos sem se preocupar!

Linho e Haya são duas cores neutras. Com isso, você pode optar por colocar alguma cor em sua cozinha em outros móveis, armários e equipamentos. Tons de cinza esverdeado são ótimas alternativas!

 

Design marcante

 

Azul é uma cor muito imponente – até por isso tem sido historicamente usada para representar realeza!

O uso da cor Azul em todos os móveis é uma alternativa arrojada e muito bonita. Caso queira realçar ainda mais o azul, use puxadores claros e bem aparentes, tais quais os puxadores Milano, posicionados bem ao centro das portas e com uma bela cor branca.

Como a cor da cozinha é bem intensa, detalhes em branco para a decoração acabam sendo uma ótima pedida, criando um contraste maravilhoso.

 

Ambientes escuros

 

Falando em ambientes marcantes, opções escuras também estão em alta!

O projeto da foto tem um aspecto incrivelmente moderno. Muito disso se deve ao uso da cor Nero, um cinza escuro extremamente elegante.

Como toda a cozinha está com um tom único para os móveis, o acabamento de pisos e azulejos de parede fica a seu critério, mas recomendamos opções claras ou de madeira.

Use luminárias suspensas de globo para chamar bastante atenção, ou invista em uma luminária exótica de parede! O ambiente já tem muita personalidade só pela cor, então adicionar a ele fica muito fácil!

Caso queira quebrar um pouco o tom monocromático, pode usar uma porta de vidro Reflecta Fumê, inclusive para mostrar seus utensílios mais bonitos!

 

Alternativas ao branco

 

Se você quer um ambiente claro, mas não necessariamente branco, existem ótimas opções.

Tons de Trama e Haya foram usados na imagem acima, gerando um ambiente bem leve e que escapa de um ambiente puramente branco.

Para dar contraste, puxadores Titanio foram utilizados. Seu design alongado e intensa cor cinza garantem uma excelente comunicação com cores mais claras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.