COMO PLANEJAR A ILUMINAÇÃO DOS AMBIENTES DA SUA CASA

Muitas vezes, quando estamos na etapa de planejamento, nos atentamos somente aos móveis e à decoração. Porém, planejar uma iluminação que funcione e atenda às necessidades do nosso dia a dia é tão importante quanto aquele sofá enorme e confortável da sala de estar.
A luminosidade tem o poder de transformar o ambiente deixando-o mais confortável e aconchegante. Por isso, é muito importante prestar atenção na hora de escolher os modelos de luminárias e lâmpadas ideais para cada cômodo da sua casa, pois o mesmo ambiente pode transmitir diferentes sensações de acordo com o tipo de iluminação presente.
Lembre-se que a iluminação deve ser funcional e seguir o seu estilo e gosto pessoal. Reformas podem causar muita dor de cabeça e às vezes causar frustrações, por isso, tenha uma boa comunicação com quem cuidará do “projeto de luminotécnico” da sua casa.
MAS O QUE É UM PROJETO LUMINOTÉCNICO?
“Projeto Luminotécnico” não é uma palavra que se vê todo dia, mas ela representa algo muito importante se você busca deixar sua casa completamente funcional e confortável. Trata-se de uma análise da iluminação artificial dos ambientes para trazer mais funcionalidade, beleza, bem-estar e até economia de energia. Aliás, um projeto de iluminação bem executado busca utilizar a menor quantidade possível de lâmpadas e opta por soluções sustentáveis, que não desperdice energia, mas que não abra mão do conforto.

Um projeto luminotécnico é pensado de acordo com cada função do ambiente, das ações executadas nele, da presença e tamanho dos móveis e do estilo do cômodo. Sendo assim, é fundamental desenvolver esse projeto no início da sua obra ou reforma, para que o profissional da área possa orientar sobre os pontos de luz que realçam seus móveis planejados, a luminária com a cor e efeito certo para seu quarto e muito mais. Dê uma olhada nos tipos de iluminação mais comuns que você pode utilizar na sua casa.
TIPOS DE ILUMINAÇÃO PARA A SUA CASA
Aqui na Madeirol, nossos projetistas podem te orientar durante todo o planejamento do seu projeto luminotécnico. O ideal é você ter o auxílio de um profissional qualificado para lhe indicar o melhor tipo de iluminação para cada ambiente da sua casa. Assim, você consegue trazer todo o conforto para o seu quarto, ou a praticidade para sua cozinha, por exemplo. A seguir, iremos abordar sobre alguns tipos de iluminação que você pode utilizar na sua casa e, posteriormente, algumas dicas de iluminação para cada ambiente.
Iluminação Direta

Como o nome já diz, é uma forma de direcionar a luz diretamente para um local ou objeto específico. É ideal se você precisa de um foco de luz bem em cima da sua mesa de trabalho, por exemplo, podendo usar uma luminária ou um abajur. Muito indicada também para banheiros ou para uma bancada de maquiagem.
Em geral, esse modelo é planejado com spots, abajures e luminárias, pois estes permitem o direcionamento da luz e não alteram a cor dos objetos que requerem maior atenção.
Iluminação Indireta

Nesse tipo de iluminação, a luz não é o foco principal, mas ajuda a destacar os móveis e os objetos do ambiente. Pode ser colocada nos forros de gesso, detalhes no chão, sancas, spots direcionados ou arandelas. Esse tipo de iluminação permite que a luz seja uniformemente distribuída pela superfície e não produz ofuscamento, produzindo um efeito mais intimista.
Iluminação Difusa

Muito utilizada em salas, quartos e banheiros, esse tipo de iluminação tem a proposta de iluminar todo o ambiente de maneira uniforme e suave, sem gerar nenhum tipo de sombra e contraste nos móveis. É caracterizado por lâmpadas no teto que distribuem a luz de forma homogênea utilizando um tipo de filtro na lâmpada – podendo ser vidro ou acrílico fosco – e garantem que a luz traga uma sensação de conforto, sem agredir a vista.
Mas qual tipo de iluminação utilizar em cada ambiente da minha casa?!
ILUMINAÇÃO PARA OS AMBIENTES
O primeiro passo a dar em um projeto de iluminação é avaliar o ambiente. Avalie cada cômodo da sua casa e entenda as necessidades de cada espaço. As luzes para a cozinha são bem diferentes das luzes destinadas para o quarto, por exemplo. Também é preciso levar em consideração o estilo do cômodo e da decoração, para que tudo fique coerente e visualmente agradável e interessante.
Outra dica muito importante é, sempre que possível, trazer um equilíbrio entre a iluminação artificial e a iluminação natural. Isso não só vai trazer uma economia de energia elétrica, como oferece diversos benefícios para o metabolismo, podendo melhorar o humor e até a qualidade de sono durante a noite. Além disso, sua casa ficará mais arejada e com uma iluminação mais harmônica.
Abaixo vamos listar algumas dicas de iluminação para cada cômodo da sua casa.
Neste link você pode ver nossos decorados e visualizar melhor a diferença que a iluminação correta faz nos ambientes da casa.
Sala/ Hall

O primeiro ambiente que você vê ao entrar em casa, geralmente, é a sala de estar ou o hall de entrada, então, atenção redobrada aqui! A iluminação, assim como a decoração, deve ser convidativa. É indicado ter pontos de luz espalhados pelo espaço, mas sem muito exagero. Evite pontos de luz intensa em materiais reflexivos como espelhos, mesa de vidro e televisões. Isso pode trazer um grande incômodo e atrapalhar sua visão. O objetivo aqui é deixar o ambiente confortável e aconchegante, transmitindo um ar mais intimista que estimule a conversação ou leitura.
Por falar em leitura, se você tem o costume de ler na sua sala de estar, abajures nas laterais do sofá são uma ótima dica. Agora, se você quiser criar um cantinho para leitura, você pode usar luminárias de chão.
Quarto

A prioridade aqui é o conforto. O quarto é o ambiente mais aconchegante e íntimo da casa. Por isso, sua decoração deve transmitir tranquilidade e contribuir para tornar o ambiente confortável e relaxante.
Uma luz geral no centro do quarto costuma dar conta do recado e, perto de cômodas e penteadeiras, as arandelas são a melhor escolha. Abajures são indicados para trazer mais conforto ao ambiente e auxiliar aqueles que gostam de ler deitados na cama.
Os armários também devem ser levados em consideração. Como a iluminação dos quartos deve ser mais intimista e suave, muitas vezes é preciso trazer um pouco mais de luz para o seu armário, auxiliando na hora de escolher uma roupa ou guardar a roupa de cama.

Além de ser uma maneira charmosa de valorizar o armário na decoração, a luz no interior do armário é uma solução moderna e funcional que contribui para tornar o ambiente mais organizado. Fitas de LED, além de econômicas, têm alto poder de iluminação e não aquecem, preservando os objetos guardados no armário. Outro benefício é a facilidade de instalação e a variedade de acabamentos disponíveis.
Cozinha

A cozinha é um ambiente que requer muita atenção no seu projeto de iluminação. Já pensou ter que preparar um jantar no escuro?! Não dá, não é?
Devido à atenção que precisamos ter ao preparar os alimentos, a iluminação não pode criar sombras. O ideal aqui é utilizar luzes fluorescentes no teto, pois esse tipo de lâmpada estimula a atenção e pode realçar as cores reais de objetos e alimentos e, quando possível, utilize lâmpadas direcionadas acima da bancada, pia e fogão.
Iluminar armários, prateleiras, bancadas e até a coifa, não só vai deixar sua cozinha mais funcional, como vai trazer um maior impacto na decoração. Um exemplo, são as fitas de LED, que podem ser utilizadas no interior dos armários e na parte inferior de prateleiras e bancadas. Iluminar uma área reservada para temperos, por exemplo, também é uma boa ideia.
Acompanhe outras dicas neste artigo para você aproveitar mais ainda sua cozinha planejada.

Banheiro

Um bom projeto de iluminação para o banheiro deve levar em conta os momentos mais práticos do dia a dia, como se maquiar ou fazer a barba, onde a iluminação precisa ser mais intensa e, aqueles momentos mais relaxantes, como um banho depois de um dia estressante no trabalho, que pede uma iluminação mais aconchegante.
Primeiramente, defina a iluminação central do ambiente e certifique-se que todos os cantos do ambiente sejam iluminados. Procure usar uma iluminação mais difusa e uniforme, usando luminária com vidro fosco ou acrílico.
Em pontos específicos, como espelhos, podem ser instaladas fitas de LED na parte posterior, ou em suas laterais, deixando a iluminação mais funcional e atraente. Spots de luz também podem ser adicionados em locais estratégicos para complementar a iluminação e deixar o ambiente mais relaxante e aconchegante.

VEJA OUTRAS DICAS DE ILUMINAÇÃO
- Utilize iluminação de destaque para mesas de centro e obras de arte;
- Valorize o revestimento de paredes com uma luz direcionada;
- Utilize mais de um tipo de iluminação nos ambientes. Isso vai trazer uma composição diferente e elegante;
- Nas áreas externas, crie pontos de destaque para melhorar a iluminação, como o uso de fitas de LED ao redor da piscina;
- Evite utilizar pontos de luz muito intensos sobre sofás e poltronas, pois podem causar desconforto.
O projeto de iluminação dos seus sonhos deve ser realizado por um profissional qualificado que só a Madeirol pode oferecer. Os tipos de iluminação oferecem diversas formas para você iluminar sua casa, trazendo funcionalidade, conforto, sofisticação e destaque para a sua decoração e móveis planejados.