Blog de Móveis Planejados e Decoração | Madeirol – Rio de Janeiro e Niterói

SOLUÇÕES PARA APARTAMENTOS COMPACTOS

SOLUÇÕES PARA APARTAMENTOS COMPACTOS
Reprodução: Madeirol – Decorado Ilha Pura Milenio

Um apartamento pequeno tem se mostrado cada vez mais comum na atualidade. Isso vem acontecendo devido a supervalorização do metro quadrado no país que tem deixado os imóveis cada vez mais caros e menores, principalmente nos grandes centros urbanos.

As pessoas têm passado muito mais tempo fora de casa. O motivo disso é a excessiva quantidade de tarefas diárias que temos de executar. Logo, um espaço menor demanda menos trabalho de limpeza e manutenção, garantindo que você aproveite muito mais o seu cantinho.

Morar em um imóvel pequeno tem muitas vantagens, principalmente para quem possui uma rotina muito agitada, por exemplo:

 

  • Funcionalidade – em um apartamento pequeno todos os móveis e objetos possuem seu devido lugar, ganhando, assim, mais tempo no seu dia a dia;
  • Limpeza mais simples – quanto menor o espaço, menos tempo você leva para fazer a limpeza dele;
  • Localização vantajosa – os melhores bairros são os que possuem a maior procura.

 

Quando falamos em planejar e decorar espaços mais compactos, o maior desafio é fazê-lo com equilíbrio para que tudo seja acomodado da melhor maneira possível e todos os cômodos sejam funcionais e confortáveis.

Pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível! Nós, aqui da Madeirol, somos especialistas em criar o lar perfeito para você, independente do tamanho do seu imóvel. Abaixo, selecionamos algumas dicas que você deve dar a devida importância na hora de planejar ou reformar sua casa compacta.

 

Espelhos trazem maior amplitude

Espelhos trazem maior amplitude
Reprodução: Madeirol – Decorado Ilha Pura Saint Michel

Usar espelhos em locais estratégicos é uma boa alternativa para quem tem um espaço mais apertado. Eles dão a sensação de continuidade e de que um cômodo tem o dobro de tamanho.

Antes de instalar o espelho, fique atento ao que será refletido. Lembre-se que os espelhos duplicam tudo que existe no cômodo: os móveis, as paredes, os lustres, nada passa despercebido e isso afeta todo o ambiente. Portanto, assim como amplia o espaço, o uso do espelho na decoração também pode provocar o efeito contrário, fazendo com que o cômodo fique poluído demais e comprometa a visibilidade. Por isso, considere o que ficará de frente para o espelho e posicione-o em locais mais neutros para que ele consiga cumprir com a função de ampliar o ambiente.

Ao replicar o espaço em sua superfície, o espelho também melhora a iluminação do ambiente. Com os raios solares ou as luzes das lâmpadas incidindo sobre eles, a iluminação se dissipa ainda mais pelo espaço. Só tome cuidado com reflexos muito fortes, pois pode acabar trazendo incômodo para os moradores. Dê preferência a usar espelhos onde a luz natural é mais presente ou, quando a luz artificial não recair sobre ele de maneira intensa.

 

A iluminação é sempre importante

A iluminação é sempre importante
Reprodução: Madeirol – Decorado Ilha Pura Milenio

A iluminação, da mesma forma que um novo móvel, também valoriza um espaço compacto. Usar somente uma lâmpada no centro do cômodo vai trazer a sensação de que o ambiente é pequeno e apertado. A dica aqui é usar vários pontos de luz para trazer mais amplitude ao espaço e deixar tudo mais iluminado e sofisticado.

Não instale pontos de luz diretamente apontados para o sofá ou televisores, por exemplo, pois isso implicará diretamente na visão da pessoa que estiver sentada e na qualidade da imagem do televisor.

Um clima aconchegante e tranquilo é o ideal para quartos. Aqui você pode instalar uma iluminação mais centralizada e contar com o auxílio de outros pontos de luz mais estratégicos, como do lado da cabeceira da cama e no guarda-roupas..

Já na cozinha e no banheiro queremos o oposto. Higiene e limpeza é o que se busca nesses ambientes e usar lâmpadas mais frias vai te ajudar a identificar sujeira e outras partículas.

Se você quiser mais dicas sobre iluminação, temos um artigo completo sobre os tipos de iluminação que você pode usar em cada cômodo da sua casa.

 

Use cores claras

Use cores claras
Reprodução: Madeirol – Decorado Apt. Emicida

Cores claras transmitem sensação de amplitude também. Em um apartamento com poucos metros quadrados elas são muito bem-vindas, principalmente quando combinadas com um bom projeto luminotécnico.

Mas você não precisa pintar todo o seu apartamento de branco e deixar tudo parecendo um hospital! Utilize tons pastéis e neutros para iluminar e trazer mais energia para o ambiente. Deixe para colorir os pequenos detalhes, como almofadas, vasos, quadros e outros objetos.

Agora, se você gosta de cores escuras, tudo bem! Você pode adaptá-las em lugares estratégicos para criar mais profundidade ou trazer um ar mais aconchegante para o espaço. Neste artigo, você pode ver mais detalhes do uso das cores na sua decoração.

Reprodução: Pexels

 

Menos é mais

Menos é mais
Reprodução: Madeirol – Decorado Arte Tijuca

Você precisa se atentar aos detalhes e priorizar o conforto e o espaço que você tem. Em um ambiente compacto o minimalismo é mais do que bem-vindo! Quanto menos objetos decorativos espalhados pela casa ou pendurados nas paredes você tiver, melhor!

Evite móveis muito grandes e opte por um rack pequeno e baixo, ou mesmo um painel. Investir nos móveis do seu apartamento pequeno vai fazer com que tudo fique mais organizado e funcional e os móveis planejados são essenciais para isso.

 

Móveis planejados e multifuncionais

Móveis planejados e multifuncionais
Reprodução: Madeirol – Decorado Wide Residence

Tanto para uso, quanto para a decoração, os móveis planejados são muito importantes para um apartamento compacto, já que há um aproveitamento melhor do espaço. Seu apartamento vai ficar muito mais organizado se você planejar cada cantinho dele. Além disso, os móveis planejados trazem a vantagem de poder escolher cores, acabamentos e materiais – permitindo que toda a sua personalidade seja impressa em cada lugar da sua casa.

Prateleiras e armários aéreos são ótimos para você poder aproveitar o espaço vertical, ou seja, as paredes. Como é provável que não tenha muito espaço pelo chão da sua casa, esses móveis são uma ótima alternativa para expor uma coleção ou plantas sem comprometer  a circulação.

É muito importante também prestar atenção na hora de escolher os profissionais que vão fazer o projeto do seu espaço para que tudo saia do jeito que você sonhou e para que novas ideias também possam surgir. Uma parede sem uso no corredor pode receber um armário sob medida para guardar alguns objetos, por exemplo.

Seguindo o mesmo tema de móveis planejados, os móveis multiuso são uma salvação para ambientes pequenos. Isso porque entregam uma série de possibilidades e apresentam um bom custo-benefício. Sofá que vira cama, mesas dobráveis, prateleiras compactas, entre muitas outras opções.

Reprodução: Madeirol – Decorado Soho

 

Faça a integração de ambientes

Reprodução: Madeirol – Decorado Algarve

Cada vez mais popular, a integração entre os cômodos da casa tem sido uma boa alternativa para apartamentos menores. Com a aplicação desses ambientes você consegue criar uma sensação de amplitude.

Uma opção muito popular de integração de ambientes é criar uma ligação entre a sala e a cozinha. Você pode recortar a parede até uma certa altura para instalar um  balcão, ou derrubá-la por completo para instalar uma ilha. Mas não pense que você não terá privacidade nesses cômodos, pois você pode fazer o uso de portas de correr quando precisar.

A socialização entre amigos e familiares tende a melhorar muito com ambientes integrados. Você não vai precisar ficar trancado na cozinha preparando o jantar para suas visitas, já que todos podem estar presentes no mesmo cômodo e, se você possui filhos ou animais de estimação, pode fazer todas as suas atividades rotineiras sem se preocupar, conseguindo observar tudo o que fazem.

 

Agora você está entendendo um pouco mais sobre como aproveitar mais o espaço do seu apartamento compacto. Lembre-se de sempre buscar por profissionais experientes e qualificados para te auxiliar no projeto da sua casa para que tudo saia como o planejado.

 

Reprodução: Madeirol.